segunda-feira, 13 de março de 2017

DIREITO DE RESPOSTA

Reservo-me ao direito de resposta ao que foi dito no programa “Praça do Município” da semana passada emitido pela DianaFm. Um dos temas de análise foi a candidatura do Bloco de Esquerda aos órgãos autárquicos em Évora. Dado que não existe uma única personalidade que pudesse contestar as afirmações caluniosas e defender o trabalho autárquico realizado, pelo Bloco, nestes últimos anos e a candidatura do Bloco anunciada este mês, venho por este meio esclarecer os ouvintes desta rádio.
Queria, além de responder a João Simas (deputado municipal da CDU) e a Nuno Alas (deputado municipal do PSD), responder particularmente à Elsa Teigão (que tem sido deputada municipal do PS em substituição e que se apresenta como candidata à Câmara Municipal de Évora). Tentaram passar a ideia de que o Bloco tem pautado a sua acção por um conjunto de propostas inconsequentes e por um vazio total. Pois bem, caros João, Nuno e Elsa, aqui vão umas notas (pensava que estavam mais atentos nas reuniões):
1) Quem tomou a dianteira para a revisão do Regimento da Assembleia Municipal de Évora, propondo que os munícipes pudessem intervir no início das reuniões e que os processos peticionários ficassem mais ágeis e de inscrição obrigatória na ordem de trabalhos das reuniões da Assembleia Municipal? Não se lembram? Eu digo-vos: Foi o Bloco de Esquerda.
2) Qual foi o único partido a fazer propostas de alteração à proposta de IMI apresentada pelo executivo? Apresentou a CDU, o PSD ou o PS alguma proposta? Não! Lembram-se? Logo no primeiro ano? Lembram-se que o Bloco forçou que fosse votada a proposta de minorar o IMI para as freguesias rurais e majorar o IMI para os prédios devolutos/degradados? Lembram-se que, a partir daí, este pequeno grande pormenor passou a constar da proposta da Câmara? Se não fosse o Bloco? Eram vocês a propor? Nada! Não propuseram nada sobre a matéria!
3) E sobre a Derrama? Algum dos partidos que Vossas Excelências representam apresentou alguma proposta? Estão esquecidos? Eu relembro-vos: não apresentaram uma única proposta. Foi o Bloco o único partido a apresentar a proposta do lançamento de derrama reduzido de 0,1% para as micro, pequenas e médias empresas.
4) Apresentaram Vossas Excelências alguma proposta contra a precariedade? Preocuparam-se Vossas Excelências com o assunto? Levantaram, por vossa iniciativa, o assunto ou o debate sobre a matéria? Não, não o fizeram. Foi o Bloco, desde a primeira hora, a questionar e a propor. Lembram-se de terem votado a recomendação do Bloco a impedir a utilização abusiva de contratos emprego-inserção por parte da Câmara?
5) E sobre as pessoas com deficiência? Falaram algumas vez Vossas Excelências sobre estes cidadãos e cidadãs? Relembro-vos mais uma vez: nunca! Foi o Bloco que propôs, entre outras coisas, a adaptação dos parques infantis para crianças com deficiência. Lembram-se de ter votado a recomendação? Eu lembro-me bem.
6) E sobre os problemas da Taxa de Ocupação do Subsolo e as consequentes cobranças das empresas que, na altura, preocupavam grande parte da população? Quem propôs a realização de uma Assembleia Extraordinária sobre o assunto?
7) E sobre a questão do Centro Comercial às portas de Aviz? Muita conversa por parte de Vossas Excelências, muitas ideias e opiniões, mas quem foi o único partido a exigir que, antes de qualquer decisão, se realizasse um estudo exaustivo sobre os impactos que este empreendimento poderia trazer ao Concelho? Foi o Bloco, não foi?
8) E falemos da automatização da tarifa social da água prevista em Orçamento de Estado? Enquanto Vossas Excelências andavam a fazer sabe-se lá o quê, já o Bloco estava a propor na Assembleia Municipal que Évora aderisse ao sistema de automatização da atribuição deste apoio.
9) E sobre a exploração mineira na Boa Fé? Sejam sinceros: quem foi o partido a levantar a questão na Assembleia Municipal? Quem foi? Quem foi o partido, que ao levantar a questão, permitiu um amplo debate que culminou na recusa da declaração de interesse municipal de tal projecto?
10) E sobre a isenção de IMI no Centro Histórico. Apresentaram Vossas Excelências alguma tomada de posição na Assembleia? O Bloco apresentou uma tomada de posição, fundamentada e escrita. E vocês?
11) Quantos documentos escritos enviaram Vossas Excelências à Câmara com propostas para o Plano de Actividades? São capazes de me dizer?
Querem mesmo que continue? Posso continuar…
Meus caros e minha cara, podem dizer que não concordam com nada disto. Agora, dizer que o Bloco não apresentou propostas consequentes e responsáveis é uma afronta e uma mentira colossal. Desafio-vos aqui, publicamente, a que apresentem, tal como o Bloco fez, o balanço da vossa actividade na Assembleia Municipal e na Câmara Municipal. Não o farão com certeza. Vocês sabem bem porquê… O vazio foi total e Évora merecia bem melhor.
Até para a semana!

Bruno Martins (crónica na radio diana)

20 comentários:

  1. A PSP tem novo comando em Èvora.

    Espero que alguma coisa mude,nos últimos meses assistimos a uma "onda" de vandalismo principalmente no Centro Histórico,(paredes grafitadas,papeleiras destruidas,sinaléticas vandalizadas,carros riscados..........pergunto onde pára a Policia?

    ResponderEliminar
  2. Meu caro Bruno A Elsa tem uma missão a cumprir,fazer de conta que é candidata,o PS estoirou com as finanças da autarquia,destruiu os serviços,Èvora está no CAOS e o PS sabe bem como deixou a Autarquia.

    Quem é a Equipa capaz de tornar a dar rumo a Évora?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro Bruno, como era a tua vida se Portugal tivesse o Regime da Venezuela que tu desejas?

      Eliminar
  3. O PS empregou na autarquia a sua rapaziada(tecnicos superiores).............faltam jardineiros,calceteiros e outros trabalhadores operacionais...............o PS em 12 anos"engordou" um corpo de chefias ,agora falta pessoal operacional.

    ResponderEliminar
  4. Fartei-me de rir com esta crónica. Responde a 3 intervenientes no programa Praça do Município mas ignora aquilo que foi mais interessante no mesmo. E estou,obviamente, a referir-me às declarações arrasadoras que o Bento Anastácio proferiu sobre os candidatos do BE.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Realmente não deveria ter ignorado. Ter o Bento contra é o melhor elogio que a candidatura do Bloco pode ter

      Eliminar
    2. Ao contrário do que parece, esta crónica tem dois destinatários: o Bento Anastácio e a Direcção da DianaFM.
      O que se pretende com esta crónica é que a DianaFM expulse o Bento Anastácio e coloque lá alguém alinhado pela direcção local do BE.

      Eliminar
  5. A instituição LUSITANO GINÁSIO CLUBE,foi destruida pela máfia da construção civil e de pseudo dirigentes desportivos e autárquicos.

    ResponderEliminar
  6. O Bento Anastácio disse das boas mas o Bruno assobia para o lado

    ResponderEliminar
  7. os prontos e os portantos ?

    ResponderEliminar
  8. Quem é esse Bento Anastácio?

    ResponderEliminar
  9. Candidatura independente avança em Évora?

    Grupo de socialistas contactou nos ultimos dias várias figuras próximas de outras forças politicas para um movimento alargado para concorrer em Èvora.

    A desilusão com os vários candidatos já conhecidos está (PS/CDS/Bloco),a dar impulso ao movimento.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. És muito ingênuo. Candidatura independente em Évora? Essa é para rir. O principal desporto dos eborences é a má lingua e a critica. Mas trabalhar? Está quieto. E uma candidatura dá muito trabalho

      Eliminar
  10. então achavam que Bento Anastácio se esquecia...
    se o conheço ainda o andor não saiu da igreja

    ResponderEliminar
  11. já há culpado pelo arraial de porrada que o BE vai levar
    o Bento Anastácio

    ResponderEliminar
  12. TAMBÉM PERGUNTO.
    QUEM É O BENTO ANASTÁCIO?
    ALGUÉM ME PODERÁ DIZER.
    SERÁ QUE VAI PERTENCER Á CANDIDATURA INDEPENDENTE, AO MENOS FICARÍAMOS A SABER QUEM É.

    ResponderEliminar
  13. Viva o Bento Anastácio, amigo do peito!

    ResponderEliminar
  14. Blá, blá, blá, Bruno !! Essas propostas que dizes que apresentaste cheiram-me mais a entalanço dos comunas do que bem intencionadas. Ainda não percebeste que os eleitores não são tolos? Fazes propostas sobre propostas para apresentares trabalho e justificar a senha de presença que ganhas enquanto deputado municipal, nada de mais portanto. O que já soa mal é quando depois andas para aí a lançar aos 4 ventos que tudo o que os outros fazem devia levar a tua chancela porque, algures no tempo, tiveste a ideia de apresentar uma recomendação ou moção. Oh valha-nos Santa Catarina que o BE em Évora não passa desta miséria. Valente Bento Anastácio, esse comuna dos 4 costados que, um dia, zangado com o partido que o protegeu durante décadas, resolveu ir para o BE e logo foi parar a nº 2 das listas. Agora é vê-lo a pôr a boca no trombone. Dá-lhes Bento, a este e à avó Maria Helena.

    ResponderEliminar
  15. Parece-me que o comentário anterior tem a mãozinha do tal bento anastácio (parece-me que tal nome deve ser escrito com letra pequena, na é?).

    ResponderEliminar
  16. Olha , olha tão amigos que eles eram, O Bruno, o Bento e a Maria Helena.... O BE nem sabe o favor que fez ao PCP ao levar o Bento Anastácio. Enfim, parece que o BE é mesmo aquele partido onde vão parar os descontentes com a falta de tacho noutros partidos: veja-se a Maria Helena e o companheiro o Elizeu Pinto, depois de uma vida de tachos e tachinhos foram experimentar se da moita do BE saía coelho. Azar, nem um nem outro têm conseguido votos para um lugar que se veja e o BE ainda insiste na Maria Helena. Querem o quê, afinal? Levar outra sova ?

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.