segunda-feira, 21 de novembro de 2016

Tarifa Social da Água

Foi aprovada na passada sexta-feira, na Assembleia Municipal de Évora, uma recomendação do Bloco de Esquerda, para que o município de Évora adira ao mecanismo automatizado de tarifa social da água, previsto no Orçamento de Estado para 2017.
Apesar de Évora já dispor de Tarifa Social da Água para utilizadores que se encontrem numa situação de carência económica, a verdade é que este é ainda um processo muito burocrático e que obriga as famílias a requerer e a apresentar uma série de documentação. Estes processos não automáticos, como era o caso da tarifa social da energia até ao ano passado, levam a que muitas famílias fiquem excluídas destes importantes apoios. Em Évora, apenas 3,7% dos contratos correspondem à tarifa social da água, quando sabemos que, infelizmente, a percentagem de famílias em situação de carência económica representa uma percentagem bastante superior.
Felizmente, já está criado e testado no âmbito da administração pública o dispositivo para atribuição automática das tarifas sociais da energia, pelo que nada impede nem justifica que o recurso a esse dispositivo não ocorra pela parte das entidades competentes no serviço de abastecimento de água, no âmbito municipal e intermunicipal.
Com a “Autorização legislativa no âmbito da tarifa social para o fornecimento de serviços de águas” prevista na Lei do Orçamento de Estado para 2017, os municípios vão poder escolher querer ou não aderir ao mecanismo automatizado de atribuição de tarifa social da água através do processo de interconexão e tratamento dos dados pessoais entre os serviços da Segurança Social e da Autoridade Tributária e Aduaneira.
Évora estará na linha da frente deste processo, queira a Câmara respeitar a deliberação da Assembleia Municipal.
Até para a semana!

Bruno Martins (crónica na radio diana)

13 comentários:

  1. Carris tem um novo dono: a Câmara Municipal de Lisboa. O anúncio foi feito esta manhã pelo ministro do Ambiente, João Matos Fernandes na cerimónia de assinatura do Memorando de Entendimento para a municipalização da Carris. No entanto, apesar de gestão da empresa passar a ser assegurada pela autarquia de Lisboa, "a dívida histórica da empresa mantêm-se no Estado 980 milhões", explicou o ministro. È um escândalo nacional para agradar Arménio e o PCP,a autarquia fica com uma empresa sem dividas e o contribuinte que se fod...,miséria de pais!

    ResponderEliminar
  2. concordo com a tarifa social A QUEM PRECISE. Todavia NÃO SE JUSTIFICA PAGAR-SE A ÁGUA ABAIXO DO PREÇO DE CUSTO. É ABSURDO LEITE MAIS BARATO QUE A ÁGUA. E O PROBLEMA NÃO ESTÁ NO ALTO PREÇO DA ÁGUA.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. «concordo com a tarifa social»
      «NÃO SE JUSTIFICA PAGAR-SE A ÁGUA ABAIXO DO PREÇO DE CUSTO»
      ...
      vê lá se se te decides. Porque concordar com uma coisa e, a seguir, afirmar o contrário, é sinal de grande desorientação.

      Eliminar
    2. estou decidido: aumentem o preço da água para o seu valor real e não PARA SER BARATA

      Eliminar
    3. Vendam a água a privados e vão ver como a factura se irá aproximar da da EDP (que só o ano passado deu 300 milhões de lucro).

      Eliminar
    4. EDP é constituída por pessoas também. A Meo recebe milhões para distribuir as páginas amarelas, mas depois se queremos ter acesso às mesmas colocam um período restrito no tempo para tal. ENGORDAM À CUSTA DE ESQUEMAS QUE LESAM O ESTADO E TODOS NÓS À CUSTA DE IMPOSTOS.

      Eliminar
    5. RESPONSABILIDADE E HONESTIDADE É NECESSÁRIA.

      NOS NEGÓCIOS E NA VIDA.

      Riquezas corruptas, E roupagens, comidas de traça; ouro e prata gastos de ferrugem, e a sua ferrugem VAI SER DENUNCIADA

      Eliminar
  3. Há disparates que nada os justifica, principalmente quando se afirma que o leite é mais barato que a água, pois é, se comparar-mos 1 litros de leite a 1 metro cúbico e água, sim, é verdade, haja decência e fala-se verdade. Uma coisa é certa, a agua em Évora é das mais baratas do nosso país. Pelo menos não tem taxas fixas, como a maioria das outras autarquias tem. Falar sério é bom e dá saúde.
    MdM

    ResponderEliminar
  4. 22:00 Experimente comprar ÁGUA COM ALUMÍNIO, e verá que o leite é mais barato...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Água com alumínio?

      Eliminar
    2. sim e beatas de cigarro...

      vá à rotunda do Raimundo e constate a confusão que por ali vai.

      Eliminar
    3. água com beatas de cigarro?
      Mas que merdas andas tu a tomar?...

      Eliminar
  5. repare bem como são feitas as reparações das condutas de água e verá que sei do que falo

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.