segunda-feira, 10 de outubro de 2016

Assembleia Municipal: bancada da CDU faz "recomendações" à CME para a limpeza e higiene da cidade....



O tema da limpeza de Évora dominou grande parte da sessão da Assembleia Municipal de Évora de 30 de Setembro, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, com a CDU e o PS a apresentarem moções a ele referentes.
Mereceu aprovação unânime a recomendação que teve como primeiro subscritor Nuno Cabrita (CDU). Nesta, a Assembleia deliberou através de um conjunto de 11 pontos “O incremento urgente dos padrões de limpeza e higienização; o reforço dos meios materiais e humanos; das ações de higienização junto aos contentores e depósitos de resíduos urbanos; do número de depósitos de recolha de resíduos, sua lavagem e higienização; da lavagem dos veículos de recolha de resíduos domésticos; e de ações de controlo de pragas em meio urbano e de herbáceas”.
Recomendou igualmente “o reforço de campanhas de sensibilização; da fiscalização; da capacidade e qualidade de recolha dos resíduos dos estabelecimentos comerciais; da quantidade e qualidade das casas de banho públicas; da quantidade e qualidade da informação disponível sobre a matéria; e da sensibilização e fiscalização sobre proprietários de canídeos e gatídeos”.
Uma moção sobre a limpeza de Évora, cujo primeiro subscritor foi Bernardino Páscoa (PS) obteve 31 votos a favor (PS, CDU, PSD e BE) e 1 abstenção (CDU). Nesta moção defendeu-se que “compete ao município promover o debate sobre a temática e garantir uma política ambiental para a cidade que não pode esquecer três áreas: o debate e a investigação, a educação para a cidadania e a definição concreta dos limites da responsabilidade municipal e particular sobre a matéria” Esta política ambiental “passa não só pela higiene e limpeza, mas também pela gestão do trânsito e da política local de requalificação urbana”.
Uma moção sobre a necessidade de parques infantis adaptados para crianças com deficiência, apresentada por Bruno Martins (BE), foi aprovada por unanimidade. Assim, a Assembleia delibera “recomendar à Câmara de Évora a realização de uma avaliação às condições de funcionamento, acessibilidade e manutenção dos equipamentos dos parques infantis que se encontram sobre a responsabilidade desta; exortar a Câmara a proceder a uma calendarização tendo em vista a adaptação dos parques infantis a crianças com deficiência; e recomendar à Câmara que a zona circundante dos parques infantis seja adaptada a pessoas com deficiência (estacionamento, piso rebaixado, pavimento adequado…)”.
A deliberação acerca da Alteração ao Mapa de Pessoal, aprovado para o ano de 2016, foi aprovada por unanimidade. Decorre das possibilidades abertas pelo Governo para contratação de algum pessoal no próximo ano civil e lectivo. Centra-se na criação de lugares para auxiliares de ação educativa, cantoneiros de limpeza, jardineiros e ainda para alguns assistentes operacionais da Divisão de Cultura e Património, que já exerciam funções em contrato precário e agora passam a permanentes.
Foi aprovada com 19 votos a favor (CDU, PSD e BE) e 13 abstenções (PS) a deliberação sobre o Projeto de Alteração da Tabela de Taxas e Outras Receitas do Município de Évora.
O Presidente da Câmara de Évora deu conhecimento da atividade do Município nos meses de Junho, Julho e Agosto, bem como da situação financeira. Informou da aprovação do Plano de Saneamento Financeiro e das suas vantagens para o Município e da dívida exigida pela Autoridade Tributária pela forma de cálculo do IVA das faturas da água no período entre 2005 e 2011. A câmara já negociou o valor da multa e o prazo de pagamento, que será a feito em prestações e faseado, o que contabilizando multa e juros ascende a cerca de dois milhões de euros.
Outros temas alvo que deu conhecimento foram a limpeza pública, a visita a Évora de empresários franceses da aeronáutica e a entrada em funcionamento do Complexo Desportivo. Diversos membros da Assembleia colocaram ainda questões que foram respondidas pelo Presidente. (nota de imprensa da CME)

26 comentários:

  1. Será que a CDU não percebe o ridiculo em que está a cair?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isto parece uma assembleia municipal duma freguesia numa aldeia rural esquecida atrás do sol posto...
      A pequenez e falta de ambição duma cidade património mundial nunca teve uma expressão tão elevada.

      Isto está a atingir níveis duma pobreza,falta de competência, saloice e arrogância tão grandes que até mete dó!!

      Eliminar
    2. Ridículo foi a CME ter sido multada em cerca de 2 milhões de euros por não entregar o IVA entre 2005 e 2011.

      Eliminar
    3. Realmente muita pequenez...nem dinheiro ha para contratar auxiliares de limpeza...querem proteger o patrimonio mas nao querem pagar...idiotas latifundiarios.so dao valor aos quimicos. As pessoas nao lhe dao valor. Nao querem pagar mais salarios por causa dos impostos

      Eliminar
    4. Os trabalhadores mensalmente descontam para irs e segurança social e agora estes devedores beneficiam de um perdao fiscal. E nao pagam juros de mora. Dever compensa. O lobbie do bloco de esquerda e pcp no governo favorece a CME. Moeda de troca deixar passar o orçamento e os ordenados chorudos na CGD. Isto se querem dinheiro emprestado para pagar dividas...

      Eliminar
  2. Lol os franceses ensinam nos a arrancar ervas

    ResponderEliminar
  3. É a realidade,a cdu de Évora esta a cair de podre!

    ResponderEliminar
  4. Afinal o problema existente pode ser resolvido sem herbicidas. Reunioes e pronto. Tanto barulho e varrem o lixo para debaixo do tapete. Continuo a dizer: arranquem as herbaceas, multem os que sujam (amigos das noitadas) e arranjem os passeios.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Arrancar ervas uma a uma é a solução do Bloco de Esquerda ou és tu, simplesmente, a delirar?

      Eliminar
    2. Os "amigos das noitadas" e os "amigos dos cãezinhos" são quem mais enxovalha as ruas desta cidade. Chegamos a casa com as ruas razoavelmente limpas e saímos, de manhã, com mijadelas, excrementos, copos de plástico e garrafas espalhadas por todo o lado.
      Infelizmente vivemos numa cidade sem polícia... e sem vergonha ( de muitos dos seus habitantes).

      Eliminar
    3. Qual o problema de arrancar as ervas? Nao tem ferramentas para isso?

      Eliminar
    4. A limpeza das ruas ja nao se faz com vassouras mas so quando chove...lol

      Eliminar
    5. A tua soluçao preguiçoso das 11:33: criticar

      Eliminar
    6. Quem pergunta e poe duvidas acerca de arrancar ervas uma a uma so pode ser de alguem culpado da falta de limpeza das nossas florestas. Defende os incendiarios. Devia ser preso por defender a morte de sapadores e bombeiros. Posso estar a misturar tudo mas ve se bem como se pensa...se estiver sujo de certeza por que nao se faz o minimo por limpar? Malandros vao trabalhar. Ou vivem na prisao a conta dos nossos impostos. Forca consigo.

      Eliminar
    7. Alguém sugeriu que se arrancassem as ervas dos passeios pela raiz, para não voltarem a crescer. Ora como eu ainda me lembro das mondas e não vi ninguém a arrancar ervas pela raiz que não fosse uma a uma, gostava que alguém explicasse com se faz.

      Eliminar
    8. Se viu como se faz para que precisa de explicaçao? Fico baralhado...

      Eliminar
    9. Por ter visto como se fez nas searas (nunca vi em passeios!) é que desconfio das sugestões de alguns palermas para se arrancarem as ervas dos passeios pela raiz ou para as eliminar com sal. Como se isso fosse economicamente viável nos dias que correm.
      Mas, enfim, esta gente acha que fica sempre bem por mandar umas patacoadas para a plateia.

      Eliminar
    10. Pois por isso aplicar glisofato como se fosse uma seara de ervas tambem nao e viavel. E se ja ha pessoas para limparem as ervas porque nao o fazem?

      Eliminar
    11. Palerma es tu. Assassino das estradas.

      Eliminar
    12. Nos passeios ha calçada. As ervas dao para se tirar quando sao varridas

      Eliminar
  5. Évora está melhor ou pior do que antes das eleições? Era interessante trocar ideias sobre esta questão.
    Eu nunca tinha visto tanta erva nos últimos tempos como neste forum.

    ResponderEliminar
  6. Tem algo contra as aldeias rurais ? 00:15 V Exa deve ser rico e nao paga IMI e deve ter umas ferias com piscina e muito "glamour"

    ResponderEliminar
  7. Alguns dos comentários só podem vir, pelo nível que demonstram, dos serviçais anteriormente de alerta ao blog MaisÉvora nos idos tempos do Zé do Cano, dispostos a contratorpedear todas as cíticas que a CDU ousasse fazer. Por isso trouxeram aquele pencudo de Setúbal para assessor, mais uns cá da terra que, a mando e comando do chefe Brilhantina, assim íam procurando manter o poder. O resultado, foi o que se viu: uma maioria absoluta da CDU.
    E, o problema é que a coisa pode não se ficar por aqui. Qual vai ser o próximo resultado eleitoral? O que fez o PS aos seus vereadores? Quantas iniciativas tiveram eles em 4 anos? Quantos pontos agendaram nas reuniões da CME em 4 anos? E quantas iniciativas houve nas freguesias do concelho, dinamizadas pelo PS, neste mandato?
    E, agora, vamos voltar a ganhar a CME, assim da noite para o dia? Com ausências e não com presença nem com trabalho?
    Basta olhar e aprender o que fez a CDU nesta AME, para perceber que, sendo tema quente e da responsabilidade deles, trataram de o esvaziar logo ao início e, em seguida, até se deram ao luxo de votar uma coisa menor, como uma moção (partidária, ao contrário da recomendação que recolheu os votos de todos), que só poderia recolher os votos de todos tb, incluindo a CDU.
    Que anjinhos que são os manos do PS... Até dói....
    Não?????
    Então olhem para a agenda da CME do dia 06 de Outubro, no dia de nomeação e aclamação de Guterres na ONU: qual foi a iniciativa dos vereadores do PS (vereador, aliás, porque só estava um deles)? Por acaso apresentaram alguma moção de congratulação (que certamente seria votada por unanimidade e seria publicada em toda a comunicação social local e regional) por tão nobre e patriótico feito? Nem uma palavra .... pelo que vi na comunicação social...
    E, assim, caminhamos para uma marcha sumptuosa e monárquica do experiente e hábil Pinto de Sá, a caminho dos 6+1 nas próximas eleições autárquicas.
    Cá estaremos para ver: com este PS que não existe em Évora (basta ver a ascensão da mulher do padreco para perceber o nível em que estamos), há uma forte probabilidade de o PS perder 1 dos que tem e, do lado do PSD, com a ascensão do homem dos contentores e do lixo e o afastamento do consensual Dr. Jaleco que tantos votos reuniu a partir das hostes do PP e do PS, o adeus ao vereador, vais ser à moda e tempos hollywodescos....

    ResponderEliminar
  8. Devo ser eu a delirar de tanta "erva"...11:33. No teu caso tomas ecxtasi . Modernices dos betinhos

    ResponderEliminar
  9. Volta Óscar da burra, que estás perdoado ... e conservarás melhor resultado.

    ResponderEliminar
  10. O Oscar cantoneiro?

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.