quarta-feira, 7 de setembro de 2016

'NEM TODAS AS NOITES SÂO PARA VALSAS' inaugura hoje em Évora


NEM TODAS AS NOITES SÂO PARA VALSAS
(7 desenhos para a Igreja de S. Vicente - Évora)
Exposição de desenho
José Miguel Gervásio
7 de setembro - 7 de outubro

Inaugura dia 7, às 18h

Horário:
2ª a 6ª, 10h-12h; 14h-19h.

A dimensão de cada novo conjunto de desenhos é a do alcance da mão, alla prima, como uma escrita de acumulação sem fim aparente, e cheia dos riscos que se correm quando se desenha de supetão. Confesso que tenho desenhado a favor de outra causa que é a de ensaiar a pintura. No fim de contas, um desenho pode não ser exactamente um desenho, mesmo considerando o corpo específico do desenho. Tenho desenhado as minhas personagens para que as possa ver, dentro de certas imposições. Mas agora atiradas co
m mais intencionalidade para um fundo low-culture, como se fossem atracções de uma tenda de curiosidades, ou como se tivessem saído de uma ilustração destinada à literatura. É complexo descrever neste processo o principio e o fim. Seria o mesmo que explicar a necessidade de um acto físico tão banal como correr, ou saltar. Eu tenho desenhado, e dos papeis desenhados acontece esta série. As situações produzidas ganharam evidência em narrativas e sequências possíveis de tramar. Pode seguir-se o caminho dos títulos em detrimento do puramente visual, e ganha-se uma via literária que tem sido o suporte das minhas histórias ficcionadas. Apondo-se às imagens, os títulos, são parte de uma via que tem dois sentidos.

JMG 


aqui: https://www.facebook.com/events/641239706043685/

1 comentário:

  1. Eu gosto de desenhos (e de outras formas de arte) que me deixam olhar livremente e simplesmente gostar ou não gostar. Assim, simplesmente.
    Agora quando um desenho (ou outra forma de arte) vem acompanhado desta retórica pseudo-intelectual, assim a armar ao pingarelho, até fujo.
    Sinceramente, não havia necessidade.
    Mas obrigado pelo aviso, podia lá passar, distraidamente, à porta. E entrar...
    jmc

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.