sexta-feira, 19 de agosto de 2016

Évora: a cidade cheia de turismo e de lixo



Foto que circula no facebook com o titulo o meu jardim e que jardim!

O turista é lhe servido este cartaz por vários pontos de recolha de lixo, não falando do cheiro pestilento que sai destas caixas de lixo.
Junta-se anarquia dos automóveis por cima de tudo e circulando por todo o lado, as vezes em velocidade alta. Para quando limitar o CH a moradores e cargas e descargas com horário estipulado?
É uma lastima juntar à degradação dos edifícios e às lojas fechadas mais estes dois cenários típicos de África.
O presidente e os seus vereadores andam a pé pelo menos no acesso à praça do Sertorio e devem ter olhos e nariz ouvidos para tomar acção.

Joaquim Teigão (enviado por email)

16 comentários:

  1. A qualidade das cidades são ouro ou euros para economia local,autarquia de Évora não tem dinheiro mas não tem pessoas com capacidade de gestão.Os problemas do CH estão bem identificados,não existem um plano desenhado para combater os mesmos por etapas é tudo o molho e fé em Deus!

    ResponderEliminar
  2. A localização de muitos desses pontos junto de restaurantes e cafés e claro a má qualidade dos mesmos que liberta imenso cheiro e rapidamente enchem,claro o responsável por a sua colocação já foi, o menos tentem lavar os locais e não deixem acumular lixo fora dos mesmos porque se torna degradante,os automóveis são a cereja em cima do bolo da desgraça vale tudo,exemplo na praça do Sértorio cruza-se automóveis com carroças e as esplanadas um filme de comédia ridícula.(porque retiraram o pilar no inicio da Rua de São Tiago????)O vereador devia ser demitido no mínimo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O contentores foram muito bem localizados ao pé dos restaurantes, porque esses são os maiores utilizadores.
      O problema são os próprios restaurantes que não cumprem as regras de utilização e de higiene.
      Contentor sujo e com mau cheiro, ao pé de restaurante, é sinal que esse restaurante não é de confiança.

      Eliminar
  3. o vereador e o resto dos vereadores e o presidente! demitam-se todos.

    ResponderEliminar
  4. Ainda agora passei na estrada do Louredo para os Canaviais e ao lado dos contentores está uma autentica estrumeira como se costuma dizer.
    Á quanto tempo não recolhem aquele lixo pois dá a impressão de lá estar a meses.
    É a vida não havendo Município não há que reclamar pois reclama-se junto de quem?

    ResponderEliminar
  5. Évora é a pocilga certa para os porcos dos seus habitantes e governantes...

    ResponderEliminar
  6. O contentores foram muito bem localizados?Já me sucedeu varias vezes colocar o saco e o mesmo rebentar com outros lá dentro iguais,claro tem que cheirar mal,o sistema não é mais higiénico é reconhecido por autarquia que houve alturas que os lavava semanalmente.

    ResponderEliminar
  7. Esta Câmara Municipal só serve para propaganda. Trabalho, nada. Quando ganharam as eleições puseram logo fotos das ruas a serem lavadas, como se fossem muito diferentes da gestão ernestiana. Desde lá nunca mais uma gota de água foi lançada nas ruas da cidade, nem nos passeios. É o cheiro mais nauseabundo e a porcaria mais abundante pela cidade. E querem dinamizar o turismo e fixar a população? Esta gestão da CDU, tão falha de criatividade e capacidade de realização, podia resultar numa aldeia pequena, do interior, não numa cidade da dimensão de Évora. Alegam falta de dinheiro, quando o que se exigia era responsabilidade e trabalho.

    ResponderEliminar
  8. Ao que isto chegou. Munícipe pede no facebook à Câmara para que limpe e lave a cidade!

    Elia e Eduardo, três pedidos à Câmara:
    1ª que a zona verde encostada à muralha, entre as portas do Raimundo e as portas da Lagoa, seja visitada pelo corta relvas;
    2ª que as arcadas, desde a Porta Nova até à S. Vicente , sejam "abençoadas" com uma passagem duma mangueira de alta pressão (aqui, dada a acumulação de sujidade, uma boa esfregadela com um detergente seria aconselhável);
    3ª- que se deite água nas sarjetas, pois, em certas zonas o cheiro é horrível.
    Obrigado

    António Maria Louro Alves (https://www.facebook.com/antonio.alves.549?fref=ts)

    Logo a seguir, uma dezena de eborenses fazem suas as palavras de Louro Alves e reclamam limpeza e lavagem nas ruas da cidade, sobretudo no Centro Histórico. Tal é o estado da limpeza em Évora!

    ResponderEliminar
  9. Basta transitar no CH,o cheiro o estado dos pisos e as zonas chamadas verdes é de loucos,querem turismo ou espantam o turismo?Tantos filmes com lavagens no inicio do mandato era agulheta que fervia,acabou a fita ficou a degradação!

    ResponderEliminar
  10. Foi para isto que o deputado Oliveira levou um bolo para comemorar a eleição do dr. Pinto de Sá!?

    A Câmara de Évora está a plantar cerca de 600 árvores em toda a cidade, hoje vivas entre 25 a 30 o resto morreu tudo por falta de rega e de cuidado na plantação.Aqui nesta foto é o resto da desgraça arrancaram a calçada abandonaram a mesma ,plantaram varias árvores a granel sem uma pinga de agua,morreu tudo,agora temos as cronicas ervas lixo buracos e calçada em monte.
    A Horta das Tamaras é o espelho de vários bairros e ruas da nossa cidade,pergunto porque aceitaram os cargos como vereadores, sabendo que não tinham a mínima capacidade,o presidente esta com a cabeça em Montemor e vem fazer uma visitas a cidade de Évora e tirar umas fotos.
    Nunca pensei que o partido comunista e o seu comité permiti-se isto! É mau demais!

    Joaquim Teigão


    ResponderEliminar
  11. O que é mau demais é os contentores estarem vazios e estes porcos colcoarem tudo fora dos contentores, inclusivé materiais que nem deveriam ir para os contentores . Eu é que tenho vergonha de ser eborense pelos meus conterrâneos que se comportam como uns porcos sem o minimo de respeito pelos que aqui moram ou pelos transeuntes. A grande falha da cãmara é não ter fiscais para multar esta gente que o sr Joaquim Teigão aqui vem defender. O Sr devia era estar contra quem faz estas coisas !

    ResponderEliminar
  12. E os contentores estão muitas vezes vazios. O que falta aqui é civismo. Se fossem viver para a Suiça logo viam se fazia esta porcaria. Como estamos em Portugal qualquer um pode deitar o lixo no chão e os outros culpam a câmara. Tal não está a consciência deste povo que não penaliza quem suja

    ResponderEliminar
  13. E o amigo Teigão quando fotografou deu-se ao trabalho de olhar para dentro dos contentores ? Se calhar ia encontrá-los vazios porque esta gente passa de carro e atira o lixo pela janela fora. Em vez de se referir aos vereadores e presidente devia referir-se à falta de civismo que aqui retratou ou quer um funcionário da câmara para cada municipe que faz este tipo de coisas? E devia-se arranjar um banquinho para colocar um funcionário ao lado de cada contentor para apanhar logo o lixo que os munícipes sem educação fazem ? Olhe da próxima vez leve uma vassoura em vez de uma máquina fotográfica e apanhe essa porcaria toda para saber o que custa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Finalmente o secretário voltou de férias e faz aquilo para que é pago, contra-informação ao serviço dos chefes. Continua, que ainda vês o pré aumentado.

      Eliminar
  14. A falta de civismo roça a grosseria.

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.