segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Câmara de Évora quer aprovar empréstimo de 32.500.000 euros para sair do PAEL


Em reunião pública de 18 de fevereiro foi aprovado o relatório de avaliação de propostas para a contração de empréstimo para saneamento financeiro do Município de Évora, bem como o seu envio à Assembleia Municipal. O ponto mereceu os votos favoráveis da CDU e do PS e a abstenção do PSD.
Esta proposta segue agora para deliberação em Assembleia Municipal e, se obtiver votação favorável (maioria dos eleitos em efectividade de funções), será depois encaminhada para apreciação pelo Tribunal de Contas.
As entidades financiadoras são o Banco BPI, a Caixa Geral de Depósitos e a Caixa de Crédito Agrícola Mútuo, sendo o empréstimo global no montante de até 32.500.000 euros, com um prazo de 14 anos e um ano de carência de um ano.
Na apresentação da proposta, o Presidente da Câmara Municipal de Évora, Carlos Pinto de Sá, explicou a necessidade da autarquia recorrer a esta medida e as opções de que dispunha: o Fundo de Apoio Municipal e o Saneamento Financeiro. Neste caso, foi mais vantajoso para o Município recorrer a esta última opção por que os juros são menores e não interfere na autonomia de gestão do Município. Além disso, possibilitará também à Câmara dispor de algumas verbas para se poder candidatar a fundos comunitários, bem como uma ligeira folga para contratação de pessoal.(nota de imprensa da CME)

44 comentários:

  1. Será que é para amortizar o Pael? Olhem que não! O Presidente Sa deve esclarecer os eborenses. Olhem que é mais um empréstimo a juntar ao Pael. E asfixia financeira do município e a morte anunciada de qualquer perpectiva ou estraga de desenvolvimento do concelho nas próximas duas décadas e isto no pressuposto de uma gestão capaz,que os eborenses duvidam que a equipa do Sr Sá seja capaz, pois já conhecemos bem tal rapaziada.O futuro está definitivamente hipotecado!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Leia a acta da reunião pública de Câmara! ...e evitavam-se comentários despropositados.

      Eliminar
  2. O Sr Presidente da Câmara quer o seguinte com esta proposta:

    1º) Dinheiro para a campanha eleitoral autárquica que se aproxima.

    2º) Empurrar a dívida da Câmara com a barriga para muitos anos, sem pagar um tostão no ano que falta até ao fim do seu mandato.
    No próximo mandato logo se vê. Se voltar a enganar os eborenses, arranja-se outro expediente para afastar a dívida mais uns anos. Se não conseguir enganar os eborenses outra vez, quer vier a seguir que se amole com a dívida, que nesse tempo já será superior a 120 milhões de euros.

    3º)Arranjar mais umas dezenas de tachos para camaradas do partido. Os 1200 funcionários da Câmara são poucos para as grandes obras em curso na cidade. As gruas são mais que muitas e os técnicos são poucas para tanto projeto.

    O povo de Évora adora os comunistas e o comunista Pinto de Sá adora o povo de Évora.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "1200 funcionários da câmara" só existem em cabeças tontas ou mal intencionadas.
      Se não se contarem os 300 e tal funcionários das escolas, que só são pagos pela CME graças a um miserável acordo aceite pela gestão da 'sua excelência', os funcionários da CME não chegam a 700.

      Enfim, por mais que repitam a mentira, ela não se transformará em verdade.

      Eliminar
    2. Apesar dos comentários tontos que por aqui se vão escrevendo, duas coisas parecem certas:
      - durante os 2 anos de gestão CDU, a dívida da CME diminui cerca da 10 milhões de euros;
      - a diferença entre as receitas e as despesas, que era, há dois anos, cerca de 10 milhões de euros negativos, está hoje próximo do zero.

      Se este programa de saneamento financeiro for aprovado pela AM e posteriormente pelo Tribunal de contas, duas coisas positivas acontecerão para o município:
      - a CME poderá voltar candidatar-se a fundos comunitários (coisa que agora não acontecia por força do acordo do PAEL) realizando alguns investimentos que tanta falta fazem no concelho;
      - a CME voltará a ter capacidade de decisão em matérias vitais para a sua organização e funcionamento (coisa que não acontecia por força do acordo do PAEL).

      PS: Além disso este empréstimo serve para mostrar como havia alternativas ao PAEL se o anterior executivo quisesse. Não só os juros são mais baixos, como é mantida integralmente a soberania do município. Talvez por isso se pressinta alguma azia nos anteriores comentários de prováveis apoiantes do PAEL (um péssimo acordo, só ultrapassado pelo miserável negócio das águas).

      Eliminar
  3. Amarram ideologicamente a cidade de Évora. Agora, mamem-nos.

    ResponderEliminar
  4. PARA SAIR DO PAEL?ou para não entrar no FAME?A grande mentira das taxas de juro para ganhar autonomia de poder mandar,que vergonha drºPinto de Sá!Espero que assembleia esteja altura e reprove esta trapalhada que por 14 anos vai pesar forte na tesouraria.

    ResponderEliminar
  5. Você está na necessidade de empréstimo para pagar a sua dívida? Você precisa de empréstimo para iniciar um negócio, ou você precisa de empréstimo para pagar contas, procurar não mais como damos o empréstimo a uma taxa de arranque de 2%, entre em contato conosco através do e-mail da empresa:

    alexandraestherloanltdd@gmail.com
    alexandraestherfastservice@cash4u.com

    Deus te abençoê.

    ResponderEliminar
  6. Comentários parolos ou de gente ressabiada?
    Cada um que tire as suas conclusões.

    ResponderEliminar
  7. A gestão anterior fez divida e aumentou o pessoal.

    Por incrível que pareça falta pessoal,o anterior executivo "encheu" a autarquia com técnicos superiores.

    Trabalhadores para jardinazem,limpeza,calceteiros a autarquia poucos tem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "A gestão anterior fez divida e aumentou o pessoal"
      Há que caracterizar esse "pessoal":
      A gestão PS admitiu e promoveu "lambe botas", "yes man" que se limitaram a obedecer cegamente às ordens do dono, a assinar por baixo, sem ponta de responsabilidade técnica, por mais danosas, ilegais, e insustentáveis que fossem para o município e o erário público.
      Eles foram escolhidos a dedo precisamente pela personalidade canina.
      São totalmente coniventes e responsáveis pelo estado de falência a que a câmara chegou.
      Hoje estamos a sofrer, e havemos de sofrer por muito tempo, as consequências do "trabalho" dessa gente.
      Hoje eles andam por aí espalhados, incompetentes e inúteis, na divisão "desportiva", a consumir recursos municipais.

      Eliminar
  8. Neste país onde os negócios ruinosos feitos por políticos e outros não são penalizados levaram a situação de ruina várias instituições, a CME é uma delas,a gestão anterior fez uma divida de 90 milhões de euros e contratou um batalhão de chefias e técnicos,a paralisia quase total da autarquia nestes últimos anos é fruto disso.

    Responsáveis não foram punidos,andam por aí a fazer a vida deles noutros negócios ,o concelho regrediu.........as ruas precisam de pavimentos (não existe verbas),o Centro histórico precisa de manutenção(não existe verbas),o Rossio está num estado deplorável(não existe verbas)...........pergunto onde foram Gastos os MILHÕES pela anterior gestão?

    ResponderEliminar
  9. Levar a autarquia a bancarrota e não ter sido realizado obra,no mínimo exigia-se uma auditoria a autarquia.

    90 milhões de euros é uma divida colossal.

    ResponderEliminar
  10. Os cidadãos do concelho estão a pagar esses desmandos,impostos no máximo,ruas esburacadas,equipamentos por requalificar e muito mais.

    ResponderEliminar
  11. São tudo contas (enganosas) do presidente Sá e da CDU que mais uma vez tentam lançar areia para os nossos olhos ao fazerem com que a dívida seja empurrada cada vez para mais longe e, logo, seja cada vez maior. Há cerca de 3 anos através do PAEL a Câmara conseguiu obter um empréstimo para pagar a credores 32 milhões de euros. Cerca de três anos depois a Câmara quer agora pedir 32,5 milhões de euros, mais 500 mil euros, e com um ano de carência. Significa isto que a dívida global da Câmara de Évora vai aumentar e o esforço financeiro que terá que ser feito no futuro terá que ser muito maior do que o que tem que se fazer actualmente. Tudo em nome do eleitoralismo que se prevê. Com eleições dentro de pouco mais de um ano a CDU, com um mandato caracterizado pelo marasmo e incapacidade, tem falta de mostrar obra e mesmo que isso vá meter ainda mais o concelho num buraco financeiro é de menor importância desde que a Câmara não mude de mãos e permita que a CDU continue a distribuir as mordomias habituais aos seus.

    ResponderEliminar
  12. E o que se passa com a dívida às Águas do Centro Alentejo, que nunca mais se soube nada? O dinheiro da água está a ser entregue à empresa ou entra nos gastos correntes da Câmara, como acontecia anteriormente?

    ResponderEliminar
  13. Os CORRUPTOS em Évora vivem num paraiso,"Todos" tem Medo deles,porque dependem deles

    ResponderEliminar
  14. Em relação ao empréstimo PAEL (proposto pelo PS e aprovado por PS/PSD) este empréstimo apresenta várias vantagens:
    - não retira quaisquer competências ao município nem o vincula a medidas que obriguem as empresas e munícipes a pagarem taxas e impostos no valor máximo;
    - não impede a apresentação da candidaturas a fundos comunitários ou outros;
    - não impede o município de contratar serviços ou adquirir bens materiais essenciais para o seu funcionamento;
    - está sujeito a taxas de juros mais baixas...

    Espero, como contribuinte eborense, que seja aprovado e visado pelo TC.

    ResponderEliminar
  15. Évora conheceu a pior gestão autárquica entre 2002 e 2013,o abandono foi total,o negocismo bastante.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tal como agora! Ou os seus óculos partidários não lhe permitem ver isso?

      Eliminar
  16. Pagamos as taxas mais altas do país,por culpa da gestão ruinosa de Ernesto/Fernanda.

    ResponderEliminar
  17. 12:52,quem levou a autarquia para a bancarrota ?

    90 milhões de divida,obras ZERO.

    ResponderEliminar
  18. os negócios,negociatas,silveirinhas e outras deixaram Évora de pantanas.

    ResponderEliminar
  19. A Câmara actual tem "trabalhado" bem para chegar ao nível a que chegou a Câmara do PS. E está mesmo a conseguir ultrapassá-la: menos obra, menos projectos, menos ideias, menos cultura (desde que esta Câmara ganhou não houve ainda qualquer edição da Bime e parece que não vai ser desta...). A dívida não baixa e a obra é nenhuma.Com a falta de competência e de ideias que anda pela Praça do Sertório teme-se em que inutilidades eleitoralistas irão usar o dinheiro que vier deste novo empréstimo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O teu comentário, a par de alguma inveja e ressabiamento, revela uma ignorância atroz. Na verdade, é impossível chegar ao "nível da Câmara do PS", por uma simples razão: o PS deixou a Câmara completamente DESORGANIZADA, DESMOTIVADA e FALIDA.

      Se esta gestão estivesse ao nível da do PS, a CME seria obrigada a aderir ao FAME (ainda pior que o famigerado PAEL!!!), pois nenhum banco aceitaria emprestar um cêntimo que fosse à CME.

      Se esta gestão estivesse ao nível da do PS, a CME já não teria fornecedores, pois nenhuma empresa aceitaria vender o que quer que fosse, para só receber cerca de 3 anos (890 dias) depois.

      Se esta gestão estivesse ao nível da do PS, a CME já não seria capaz de varrer, cortar a relva, ou arranjar um simples buraco de uma rua, pois não teria ninguém que o fizesse e as máquinas estariam todas na sucata ou à espera de peças e arranjos.

      Felizmente, a realidade mostra que não é assim. Esta câmara conseguiu, graças ao seu trabalho sério e honesto:
      - reorganizar os serviços e motivar os funcionários que, na limpeza e tratamento de espaços exteriores, estão a fazer um grande trabalho, atendendo à escassez de meios.
      - voltar a ganhar a confiança das empresas fornecedoras (visto que os prazos de pagamento têm vindo a ser reduzido e CUMPRIDOS)
      - que a banca aprovasse um empréstimo de cerca de 30 milhões de euros (só possível porque a dívida está controlada e a diminuir e o desequilíbrio financeiro estrutural (10 milhões de euros negativos todos os anos), está prestes a desaparecer).
      - …

      Ora nada disto seria possível, se esta gestão estivesse ao nível da do PS…
      Isto só foi possível graças à boa gestão deste executivo.

      E, só agora, despois de estancados os derrames financeiros e estabilizada a vítima (libertando a CME do garrote do PAEL!), é possível começar a programar investimentos e algumas (poucas) obras.

      PS: Convém não esquecer que, para a CME voltar a ser aquilo que foi, antes do descalabro PS, é ainda necessário resolver o ruinoso negócio das águas, que dá um prejuízo anual de 5 milhões de euros.

      Eliminar
  20. Pinto de Sá não teve coragem de mandar fazer uma auditoria externa séria para descobrir o valor 90 milhões sem obra publica,uma auditoria com a prata da casa com muitos socialistas no caminho ia e foi dar em ZERO!Um novo financiamento para contratar???1200 funcionários dos quais arquitectos e técnicos superiores,restando para o trabalho um calceteiro 3 canalizadores 12 varredores de rua um escândalo de quadro de pessoal para uma cidade!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A CME não tem 1200 funcionários. Não adianta repetir a mentira que ela não se transforma em verdade.

      A CME tem cerca de 700 funcionários e paga a mais 300 e tal que são funcionários das escolas do concelho, responsabilidade do Governo (aceites por Zé Ernesto, em mais um dos protocolos ruinosos que assinou durante o seu consulado)

      Eliminar
  21. O LUSITANO foi uma das vitimas da gestão da autarquia de Ernesto/Libório.

    ResponderEliminar
  22. O caso Silveirinha nunca foi investigado,devido aos poderosos mandarem nisto Tudo.

    ResponderEliminar
  23. As destruidoras de papel na ultima semana socialista na autarquia não pararam com a destruição de papel eram capas inteiras feitas em tiras do urbanismo e da presidência era a sua maioria.
    Porque tantos casos publicos não foram investigados em tempo oportuno,e porque na nova gestão comunista não se apurou o que se passou,falamos de 90 milhões onde autarquia devia a todos os fornecedores!!??

    ResponderEliminar
  24. Todos os eborenses que se preocupam verdadeiramente com a sua cidade devem comparecer pacificamente na assembleia municipal de 29 deste mês e com a sua presença mostrar o seu descontentamento

    ResponderEliminar
  25. Muitos destes comentários revelam , sobretudo, preguiça. Preguiça em procurar informação, preguiça para se documentarem. Por acaso sabem o que é o FAME ? Sabem que a CME corre o risco de aí ir parar ? Se não sabem o que é o FAME e de como este fundo de suposto apoio municipal retira toda a autonomia ao poder local, vejam o caso do Alandroal onde a CDU herdou uma câmara endividadissima que outra solução não teve a não ser recorrer ao FAME. O nível de endividamento de muitas câmaras é atroz e se o Pinto de Sá tem mérito é por estar a trabalhar na redução do endividamento da câmara e a procurar soluções para salvar o concelho da desgraça em que o PS o deixou. A memória do desastre da governação do PS ainda se mantém e é bom que não se apague.

    ResponderEliminar
  26. Anónimo das 21,54 Os eborenses deviam agradecer por alguém estar a tentar salvar esta câmara e este concelho do lodaçal em que o PS os deixou. Isso, sim ! Os eborenses deviam exigir ao PS que explicasse muito bem onde gastou tanto dinheiro. É uma vergonha a forma como o PS desgovernou esta cidade e como deixou a câmara. Eles bem sabiam a porcaria que fizeram tanto é que só a figura apagada e cinzenta do Melgão , suportado pelo Francisco brilhantina Costa aceitou ser candidato. Ninguém do PS ,no seu perfeito juízo e conhecendo a situação da cãmara se quis candidatar. Agora percebemos porquê. Só espero é que depois de estes porem ordem na casa não venham os xuxas outra vez desbaratar tudo

    ResponderEliminar
  27. 14,07. Tens razão. É só preguiça. Mas a verdade é que se o José Ernesto Oliveira levou a Câmara à bancarrota e teve que se socorrer do PAEL, a Câmara está agora outra vez na bancarrota devido à gestão da CDU e, se não conseguir o empréstimo bancário, vai ter que recorrer ao FAME, quer queira ou não queira. As duas gestões, a socialista e a comunista, equivalem-se na desgraça a que têm conduzido o concelho. Só que estes têm mais lábia e falam em nome do povo. Pobre povo.

    ResponderEliminar
  28. Parece que o sr. presidente dá hoje uma entrevista ao pasquim da terra. Que novas promessas fará? A do cinema até ao fim do ano já está gasta.

    ResponderEliminar
  29. Vamos acabar com esta gestão danosa seja ela PS ou CDU, está na altura dos cidadãos se unirem e criarem um movimento cívico com pessoas de carácter, profissionalmente competentes para tomar as rédeas do concelho e inverter este caminho de hipoteca do futuro- futuro dos nossos filhos e netos. Vamos em frente- Contrato com Évora

    ResponderEliminar
  30. Olá, eu sou um emprestador empréstimo privado, I dar crédito para aqueles que precisam de crédito e Aqueles que querem começar um novo negócio. Eu dou empréstimos pessoais, empréstimos comerciais, empréstimos estudantis, empréstimos de empresas e todos os tipos de empréstimos na taxa de juros de 2% do contato hoje: davidharryloancompany@gmail.co

    ResponderEliminar
  31. Somos uma organização cristã formada para ajudar as pessoas em necessidade de ajuda, como help.So financeira, se você está passando por dificuldades financeiras ou você estiver em qualquer confusão financeira, e você precisa de fundos para iniciar o seu próprio negócio, Você está procurando financeira assistência de qualquer tipo? Somos uma empresa de empréstimo privado que fornece todos os tipos de empréstimo / financiamento para todos aqueles que desejam para ajuda financeira. ou você está encontrando dificuldade para obter empréstimo de capital de bancos locais, pois a Bíblia diz "" Luke 11:10 Todo aquele que pede, recebe; o que busca encontra; e àquele que bate, a porta será aberta "para que não deixe que estes oportunidade passar por você, porque Jesus é o mesmo ontem, hoje e sempre more.Please estes é para graves espírito e Deus As pessoas tementes, vai está aqui para ajudar aqueles que estão em necessidade de ajuda.
    e-mail '(davidharryloancompany@gmail.com)

    ResponderEliminar
  32. Você tem todos os tipos de problemas financeiros? Você precisa de um empréstimo para pagar
    dívidas fora? você está em uma crise financeira? confiar em nós para tratar todos os tipos
    de empréstimos, veja abaixo. Estamos registrados e
    empresa autorizada a emitir um empréstimo de 2%, com uma duração mínima de
    6 meses e uma duração máxima de 30 anos.
    Nós damos crédito a um mínimo em 2000 para um máximo de 50 milhões.
    oferecem diferentes serviços abaixo *
    Empréstimos pessoais (Secure e quirografários)
    * Empréstimos de negócio (Secure e quirografários)
    * Melhoria Home
    * Empréstimos Inventor
    * Auto empréstimos
    * Casamento Mortgage
    * Empréstimo de saúde, etc
    Então .. se você estiver interessado, por favor, volte para nós através do nosso e-mail
    princejoeloanfirm@gmail.com
    com Deus tudo é possivel

    ResponderEliminar
  33. Você tem todos os tipos de problemas financeiros? Você precisa de um empréstimo para pagar
    dívidas fora? você está em uma crise financeira? confiar em nós para tratar todos os tipos
    de empréstimos, veja abaixo. Estamos registrados e
    empresa autorizada a emitir um empréstimo de 2%, com uma duração mínima de
    6 meses e uma duração máxima de 30 anos.
    Nós damos crédito a um mínimo em 2000 para um máximo de 50 milhões.
    oferecem diferentes serviços abaixo *
    Empréstimos pessoais (Secure e quirografários)
    * Empréstimos de negócio (Secure e quirografários)
    * Melhoria Home
    * Empréstimos Inventor
    * Auto empréstimos
    * Casamento Mortgage
    * Empréstimo de saúde, etc
    Então .. se você estiver interessado, por favor, volte para nós através do nosso e-mail
    princejoeloanfirm@gmail.com
    com Deus tudo é possivel

    ResponderEliminar
  34. Olá a todos! Está interessado em obter um empréstimo de negócio, empréstimo pessoal, empréstimo home, empréstimo de carro, empréstimo de estudante, empréstimos de consolidação da dívida, os empréstimos não garantidos, capitais de risco? etc .. Ou você foi negado um empréstimo por um banco ou outras instituições financeiras, por algumas razões? Nunca desista do que você realmente quer. I Pastor Robert está fora para dar empréstimos para o benefício da financeiramente menos privilegiados, eu sou um credor privado, os empréstimos para pessoas físicas e co-operar corpos em uma taxa de juros acessíveis de 2%. Você está interessado?

    Email Me: dominionloanfirm.ltd@gmail.com ou info@dominionfinancialserviceslimited.com

    ResponderEliminar
  35. Olá a todos! Está interessado em obter um empréstimo de negócio, empréstimo pessoal, empréstimo home, empréstimo de carro, empréstimo de estudante, empréstimos de consolidação da dívida, os empréstimos não garantidos, capitais de risco? etc .. Ou você foi negado um empréstimo por um banco ou outras instituições financeiras, por algumas razões? Nunca desista do que você realmente quer. I Pastor Robert está fora para dar empréstimos para o benefício da financeiramente menos privilegiados, eu sou um credor privado, os empréstimos para pessoas físicas e co-operar corpos em uma taxa de juros acessíveis de 2%. Você está interessado?

    Email Me: dominionloanfirm.ltd@gmail.com ou info@dominionfinancialserviceslimited.com

    ResponderEliminar
  36. Olá a todos! Está interessado em obter um empréstimo de negócio, empréstimo pessoal, empréstimo home, empréstimo de carro, empréstimo de estudante, empréstimos de consolidação da dívida, os empréstimos não garantidos, capitais de risco? etc .. Ou você foi negado um empréstimo por um banco ou outras instituições financeiras, por algumas razões? Nunca desista do que você realmente quer. I Pastor Robert está fora para dar empréstimos para o benefício da financeiramente menos privilegiados, eu sou um credor privado, os empréstimos para pessoas físicas e co-operar corpos em uma taxa de juros acessíveis de 2%. Você está interessado?

    Email Me: dominionloanfirm.ltd@gmail.com ou info@dominionfinancialserviceslimited.com

    ResponderEliminar
  37. Você tem todos os tipos de problemas financeiros? Você precisa de um empréstimo para pagar
    dívidas fora? você está em uma crise financeira? confiar em nós para tratar todos os tipos
    de empréstimos, veja abaixo. Estamos registrados e
    empresa autorizada a emitir um empréstimo de 2%, com uma duração mínima de
    6 meses e uma duração máxima de 30 anos.
    Nós damos crédito a um mínimo em 2000 para um máximo de 50 milhões.
    oferecem diferentes serviços abaixo *
    Empréstimos pessoais (Secure e quirografários)
    * Empréstimos de negócio (Secure e quirografários)
    * Melhoria Home
    * Empréstimos Inventor
    * Auto empréstimos
    * Casamento Mortgage
    * Empréstimo de saúde, etc
    Então .. se você estiver interessado, por favor, volte para nós através do nosso e-mail
    princejoeloanfirm@gmail.com
    com Deus tudo é possivel

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.