terça-feira, 12 de janeiro de 2016

David Bowie em Évora: realidade? ficção? (no fundo uma boa história...)


Conheci o Bowie cerca de 1990 ou 91, acho. Eu tinha acabado o serviço militar obrigatório na Marinha de Guerra, e andava numa vida meio boémia depois de um contrato de seis meses com a Câmara de Évora e, à noite o poiso obrigatório era sempre o café Alentejo, (hoje restaurante mais ou menos fino com fado discutível ) com a Dona Isabel e seu marido Senhor Luciano. Bebiamos cerveja e abafadinhos a 50 escudos. Ele lá estava, muito loiro de cabelo comprido com uma namorada meio hippie (não era ainda aquela de côr, a Nayma ) descontraido na cadeira, quando a Dona Isabel começou a desatinar com ele: _"Oh loirinho tira lá os pés da travessa da cadeira, que ainda há pouco as mandei amanhar. " . Foi então que intercedi por ele, pondo água na fervura e explicando à Dona isabel que ele era um músico conhecido... Bem , sentei-me com ele e a branquelas hippie, e passámos a noite na conversa - percebi que ele andava à procura de um grupo de Cante Alentejano para um projecto seu intitulado "Songs from the Desert " - e ficou combinado almoçarmos juntos na minha casa no dia seguinte, algo típico e regional. No dia seguinte lá estava ele com a outra, todos contentes e eu claro está tinha pensado numa boa açorda de bacalhau com ovos. Eu tinha-a feita logo com tudo junto num grande barranhão de barro, e o David ao ver aquilo com as fatias de pão na água, arregalou muito os olhos camaleónicos e disse-me num sotaque arrastado: "My frend Luis , iar in Alentejo you eat strange things, eu nunca ver pieces of bread boiling in to the uóta ( water). Ao que eu retorqui: "_Mai diar Davide , thats iu in britani who eat like shit, only xips and fixes, in gastronomy, my frénde you are an absolute beginners." O Bovie fez uma cara circunspecta, sorriu e disse-me: " _You know Louis, issu dava o name de uma beautiful music " . Good ideia" . E foi assim que conheci o Bowie.

5 comentários:

  1. Apelo

    O vandalismo propaga-se por toda a cidade,a PSP deve Agir.

    ResponderEliminar
  2. A PSP tem meios para multar e fazer diariamente operações stop,não consegue detetar os vândalos que destroem o espaço público ?

    ResponderEliminar
  3. A noite de Èvora tem pouco policiamento,a rapaziada tem todo o tempo para pintar paredes,arrancar sinais,pintar montras,partir bancos de jardim...........sabe que a policia não anda por perto.

    ResponderEliminar
  4. http://s223.photobucket.com/user/doctoroctopussy/media/Bowie/zigparty.jpg.html

    ResponderEliminar
  5. Pelamordasanta. Claro que é brincadeira. A foto é de 73 e não tem nada a ver com Portugal

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.