quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Participação da reitora nas listas PSD/PP suscita mensagem de ex-vice-reitora da Universidade de Évora


A candidatura da actual reitora da Universidade de Évora à Assembleia da República, integrando a lista do PSD/PP pelo círculo eleitoral de Évora, causou polémica na instituição. A crítica foi lançada por uma ex-vice-reitora, que considera que as opções pessoais não devem deixar dúvidas sobre a independência da universidade.
Ana Costa Freitas, actual reitora, concorre em lugar não elegível na lista da coligação PAF (PSD-PP).
A crítica de Hermínia Vilar, ex-vice-reitora, foi enviada para o fórum interno da instituição com o título «Independência e Ética». O Conselho Geral da Universidade de Évora tinha reunião agendada para hoje.(dia 30 de Setembro)
A mensagem da polémica:
«A Universidade é um espaço de liberdade e de independência, valores que cumpre preservar e defender acima dos interesses e das motivações pessoais.
Todos temos direito à liberdade de pensamento e de posicionamento político mas é igualmente importante que a Universidade não veja a sua independência ser questionada por opções pessoais de alinhamento partidário como é o caso de uma candidatura à Assembleia da República.
Os pedidos de suspensão acautelam a independência das instituições de ensino superior públicas afirmada no artigo 106, ponto 1 do RJIES.
E se a lei o não previsse, o sentido ético, imprescindível ao exercício de um cargo público eletivo, a tal o obrigaria» - Hermínia Vasconcelos Vilar.

7 comentários:

  1. Ética é preciso e isenção também.
    A reitora não devia estar ao serviço da coligação.
    Quando que tiver que defender a Universidade de Évora opta por quem? Pelo governo ou pela UE? Será que já lhe prometeram um "tachinho"???

    ResponderEliminar
  2. O João Rocha gere a Camar de Beja como se vivesse na Coreia do Norte. É desejavel que os mecanismo do Estado Democratico coloquem fim a esta gestão perfeitamente indecorosa quer da CMB quer do EMAS.
    Por Évora Pinto de Sá já segue o mesmo caminho esta valer tudo e ainda falam em democracia transparencia!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A Esquerda é assim!
      Tem que dominar as pessoas.
      A reitora a concorrer a deputada? A Esquerda não lhe deu autorização.

      Eliminar
  3. Esta senhora é responsável pela Tragédia de Fevereiro(um trabalhador morto,o outro em estado vegetativo),como é possível constar nas listas do PSD/CDS?

    ResponderEliminar
  4. Administrador muda do PS para o PSD,vai para o PCTA..............................a direita no seu melhor.

    ResponderEliminar
  5. Demita-se Dr.Ana Ludovice.

    ResponderEliminar
  6. Jorge não dizes nada ?

    O PS feito em cacos...............................................Universidade,Pingo,Jorge,Ana,PS,PSD..........POBRE País.

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.