quarta-feira, 19 de agosto de 2015

"Sujidade nauseabunda"


É realmente muito grave esta situação. É um problema de higiene pública.
O que se passa é apenas isto: Além do lixo que se acumula junto dos contentores, estes quando são esvaziados, deixam uma sujidade nauseabunda, sobretudo líquida, junto a cada um destes depósitos de lixo.
Isto acontece no centro histórico e por todos os bairros do concelho.
A solução passa por apetrechar os carros que fazem esse esvaziamento,com depósitos de água e detergente, que possam aplicar logo após os despejos desses contentores.
Ou estão à espera que chova?? 

Anónimo

7 comentários:

  1. A Camara tem culpa da incúria dos moradores do Centro Histórico e não só, que deixam o lixo junto ao contentor e não dentro. Pelo que sei há horários para que os carros de recolha passem e façam a recolha. Porque não colocar os sacos e o lixo perto dessa hora ? Assim já não haveria o triste espetáculo que o foto mosta.

    ResponderEliminar
  2. As "coisas" que a gente lê nestes blogues. Essa de apetrechar os carros do lixo com "depósitos de água e detergente" é de génio. Porque é que o amigo não regista a patente? Era negócio seguro e de rendimento certo... As cidades deste país e quiçá da Europa e do Mundo, que nunca tiveram ideia parecida, agradeceriam.

    PS: e se este gente, em vez de escrever sem pensar, as parvoíces que lhe vêm à cabeça, se preocupasse antes em ser civilizada e em colocar os resíduos SÓLIDOS, devidamente acondicionados e DENTRO dos contentores?
    Se fizessem isso talvez não precisássemos de carros de recolha de lixo, com "depósitos de água e detergente"

    ResponderEliminar
  3. O Sr. anónimo das 10:35 tem razão, mas também é preciso que os contentores sejam despejados com a adequada frequência. A semana passada, os contentores localizados junto ao mercado/igreja São Francisco (uma zona 'nada' frequentadas por turistas...) estavam rodeados por caixas e sacos de lixo. Não se conseguia chegar á boca do contentor, que também transbordavam. Já aconteceu existir lixo á volta mas os contentores não estarem cheios nem as bocas bloqueadas. É mais fácil deixar no chão do que mexer um braço para levantar a tampa e outro para colocar o lixo lá dentro...
    Para limpeza da envolvente e dos próprios contentores há equipamento próprio. É preciso é que seja usado....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Na minha zona - antiga freguesia de S. Mamede - os contentores são despejados todos os dias, com excepção do fim de semana, onde a recolha se faz apenas ao sábado. Tirando o Domingo, os contentores têm sempre espaço livre. Apesar disso, é habitual ver sacos e lixo solto à volta dos contentores, prejudicando o trabalho da recolha e causando os inconvenientes que se conhecem. Só encontro uma explicação para o facto de alguns moradores insistirem em não colocar o lixo dentro dos contentores: a preguicite aguda e a falta de civismo. E contra isso, pouco há a fazer...
      Isto para não falar na merda de cão que, todos os dias, os donos dos ditos, deixam a perfumar as ruas da cidade. E depois, em geral, sem verem o seu comportamento, é essa gente que se queixa... da porcaria que há pelas ruas. Enfim, também se queixam dos malandros dos ciganos...

      PS: Quanto à limpeza, desinfecção e lavagem da envolvente o que tenho a dizer é que a zona onde deposito o lixo foi limpa, lavada e desinfectada há cerca de 15 dias, coisa que já não via há anos. Esperemos agora que a operação se repita com a periodicidade necessária.

      Eliminar
  4. 10,35
    Cabeças duras, militantes da saloiice, todos sabemos que existem em toda a parte do mundo. A sua é apenas mais uma.

    ResponderEliminar
  5. Quando o vereador e o presidente passam e cheiram e ignoram esperam o que?Na realidade estamos a ser governados por MIÚDOS!

    ResponderEliminar
  6. o tuga que escarra para o chão, quer lá saber do lixo ou do sabão!

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.