quarta-feira, 12 de agosto de 2015

O concelho de Évora teve o maior crescimento das exportações entre 2012 e 2013

com maior leitura: aqui

O Jornal de Negócios na sua edição desta quarta-feira dedica 16 páginas a Évora. Entrevistas com, entre outros, Carlos Pinto Sá, o presidente da Câmara e Maria do Céu Ramos, da Fundação Eugénio de Almeida. Reportagens sobre o Parque de Ciência e Tecnologia e a Embraer. Mas, apesar de tudo, o que ressalta é que os números apresentados são todos ainda do mandato de José Ernesto de Oliveira e posteriores à inauguração da Embraer (um dos grandes cavalos de batalha dos seus mandatos). Escreve o jornal: "Explosão de exportações e menos desempregados em Évora. Entre todos os concelhos já analisados pelo Negócios, Évora é aquele que, até agora, apresenta o maior crescimento das exportações entre 2012 e 2013, com um salto de 89%.". E esta hein?

18 comentários:

  1. E assim o Partido Comunista vai comendo das beiras do que os outros ca fuzeram como Tyco, Embraer, bolas e etc

    ResponderEliminar
  2. Aviação: Eleitos do PCP de Évora recusam participar na inauguração das fábricas da Embraer,agora tem o projecto como seu até falam do cluster que Ernesto projectou,não tem a mínima vergonha estes miúdos comunistas!!!?As pessoas inteligentes tem memoria não se esqueçam!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Infelizmente o folclore da inauguração, com certos personagens, tipo Sócrates, a fazer as suas palhaçadas, afastou muitos eborenses de uma ideia que nasceu ainda antes do Ernesto ser presidente da CME.
      (Para quem duvide que consulte a proposta de revisão do PDM, para a área envolvente da Cidade, elaborado entre 1999 e 2000 e que esteve em Discussão Pública no Verão de 2001)

      O Ernesto deu início à concretização dessa ideia (embora com uma data de disparates pelo meio, como os exagerados e desnecessários custos em infraestruturas), não foi o inventor da ideia.

      Eliminar
    2. Ó artista, deves estar a confundir as coisas: o Sócrates não esteve na inauguração da Embraer em 2012 (esteve no lançamento da primeira pedra em 2009), quem esteve foi o Cavaco Silva. O teu partido manifestou-se à porta e na cerimónia não esteve nenhum autarca do PC nem o seu deputado pelo círculo de Évora. O que diziam na altura era que a Embraer era uma fantochada que vinha produzir asas de avião e que o valor incorporado ia ser quase nenhum, tal como o número de postos de trabalho iria ser pouco expressivo. Que não valia o investimento nem as ajudas. A lenga-lenga do costume... Mas ficamos a saber agora que afinal a responsabilidade pela vinda da Embraer para Évora foi do PC nos idos de 1999 e 2000. Como é simples para esta gente reconstruir a história para seu belo proveito. Cambada de tristes!

      Eliminar
    3. Comunistas vergonhosos...depois da merda que fizeram na porta da Embraer no dia da inauguração. Cambada de canzoada

      Eliminar
    4. 09:55
      É pena que não saibas ler ou interpretar o que está escrito. Mas a verdade indesmentível é que a ideia de um espaço para actividades e industrias aeronáuticas. junto ao aeródromo, surgiu pela primeira vez entre 1999 e 2000. Pode custar-te muito e fazer ruir os teus preconceitos e teorias, mas essa é a verdade, facilmente comprovável.

      Eliminar
  3. Afinal os investidores não só não se foram embora após a vitória dos comunistas na CME, como aumentaram os seus investimentos. Além disso, outros importantes investimentos preparam-se para vir para Évora. Ou seja, os profetas da desgraça do PS enganaram-se ou tentaram, mais uma vez, enganar os eborenses...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Todos eles, previstos até ao momento, conseguidos pela gestão do Zé Ernesto, o Pinto de Sá não conseguiu ainda captar 10 cêntimos de investimento produtivo, tendo-se limitado a disponibilizar um terreno sobrante da construção da estação rodoviária para instalação dum cinema.

      Eliminar
    2. 12:23
      Para já confirmas que, ao contrário da propaganda PS, nenhum dos investimentos previstos se foi embora. E daqui a mais umas semanas talvez confirmes os novos investimentos de que falava Pinto de Sá em recente entrevista.
      Ou seja, os profetas da desgraça do PS tentaram, mais uma vez, enganar os eborenses...

      Eliminar
    3. O Partido Comunista deu ZERO! Aliás tudo o que cheira a investimento, capital, multinacionais, Alemanha ou EUA, é tudo uma coisa porca! A Porca que Vos pariu comunalha...

      Eliminar
  4. 09.23 Estamos a falar de investimento trazido por Ernesto,até a data de Pinto de Sá nem uma oficina quanto mais empresas,estão a fazer festa com o trabalho dos outros,uma vergonha e ato de baixo carácter!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já está a mudar a agulha. Há 2 anos os investidores iam-se todos embora, se ganhassem os comunistas.
      Afinal não foram... e até há outros que se anunciam com vontade de vir. Aliás, como o fizeram, sobretudo na década de 90, muitas outras empresas e unidade hoteleiras.

      Eliminar
  5. O que fez o PS, em 13 anos:
    1
    Recebeu a herança dos projectos da CDU, a que fez alterações e trafulhices que os desvirtuaram, e custaram caro à autarquia:
    Embraer, Procom, Urbanização dos Leões, Parque Industrial, Zona exterior às muralhas, etc.
    2
    Herança de projectos fundamentais e estruturantes que meteu na gaveta
    Circular Nascente, Feira no Parque Industrial, Estádio Municipal
    3
    Projectos de sua autoria, verdadeiros atentados ao interesse publico, que deixaram a câmara falida, a colectividade mais pobre, e nos estão a comprometer o presente e o futuro:
    Negócio da Água Municipal, Praça de Touros, Museu do Artesanato, Campo de Futebol da Silveirinha, apoio à falência de associações cívicas, como a Academia e o Juventude, alienação de património municipal ao desbarato, negócios especulativos com terrenos privados, nomeadamente a compra do terreno para a Embraer, para benefício da Fundação Eugénio de Almeida, etc.
    4
    Projectos e contratos inúteis e danosos, compadrios escandalosos à custa do erário público, cujas obras felizmente não foram executados:
    Feira e Campo de Golfe, à porta do Sr Presidente, Plano Imobiliário do Centro Histórico, Centro Comercial na Porta de Aviz, Viaduto na Porta de Aviz, Remodelação do Rossio, etc.

    Foi uma festa.
    Foi fartar, vilanagem.
    Em 13 anos deixaram a câmara falida, a actividade económica a morrer, e os jovens a fugir.

    ResponderEliminar
  6. Ufa!!! Felizmente que os secretários do PCP, ao serviço da Câmara, já voltaram de férias e reentraram ao serviço. Estava a ficar preocupada por não haver resposta adequada aos que insinuam que não foi o partido a ter a ideia e a mandar construir o Templo Romano e que a sempre tão visitada Capela dos Ossos já constava de um PDM do tempo do camarada Abílio. Dêem-lhes com força, camaradas!

    Albertina (do 5º esquerdo, quando se entra)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. @15:34
      Só sabes falar de secretários. Para ti a política é isto, secretários e secretárias, lutas pelo poder, cartazes a prometer um futuro radioso.
      Não argumentas com um único facto.
      O Sócrates, aldrabão e gatuno, internado em Évora, é bem o símbolo do Pasok nacional.
      (se ganharem as eleições, os cartazes serão pagos pelo orçamento do estado, senão somam à dívida do PS, que está falido)

      Eliminar
  7. onde é que já se viu o PC a pedir aos capitalistas para fazerem investimentos em Évora? Isso é contra-natura. Investimentos bemvindos só do camarada Putin ou do Kim da Coreia.

    ResponderEliminar
  8. Nem à bomba a comunalha conseguiu espantar daqui os Alemaes, que ainda levaram com umas bombas dessa cambada de comuno-fascistas

    ResponderEliminar
  9. Tanta barbaridades o que estes comentadores comunistas escrevem.
    Por mim já não posso com tanta propaganda. Deixei de responder às barbaridades e à propaganda e dou - lhes a minha indiferença, pois não merecem de nenhum eborense livre, mais nada.

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.