domingo, 31 de maio de 2015

Daqui "a pouco" quantas salas de cinema comercial haverá em Évora (CC Portas de Aviz, CC Parque Industrial, estas...)?


A Câmara Municipal de Évora aprovou, [em reunião pública de 27 de Maio]com os votos favoráveis da CDU e do PSD e a abstenção do PS, duas propostas que permitem o retorno do cinema comercial à cidade. A primeira diz respeito à constituição de lote para instalação de um cinema em terrenos anexos ao Terminal Rodoviário e a segunda proposta incide na atribuição desse lote à firma Algarcine – Empresa de Cinemas.
Por forma a agilizar prazos para a fruição do equipamento pela população e atendendo à necessidade de ser garantida uma solução urbanística e arquitetónica de qualidade, tendo em conta a localização do terreno, irão os serviços municipais a elaborar o Projeto Base de Arquitetura (Ante Projeto) do edifício, naturalmente dando resposta aos requisitos técnicos e layout a definir pelo futuro adquirente.
Refira-se ainda que a cedência do lote é exclusivamente destinada à construção de cinema, sob pena de reverter para a Câmara caso a finalidade seja alterada. Será também estudada a possibilidade de se realizarem ações em conjunto com os Agrupamentos de Escolas do Concelho.
Esta é a forma da autarquia procurar responder a um problema da cidade, uma vez que não dispõe de verba para recuperação ou construção de tal equipamento, prevendo o promotor que a breve prazo o cinema, constituído por três salas, entre em funcionamento.
No âmbito do projeto “Nós Propomos/Cidadania e Inovação na Educação Geográfica 2013-2014 foi feita a apresentação aos eleitos dos trabalhos realizados pelos alunos do Agrupamento de Escolas nº 4 de Évora - Escola Secundária André de Gouveia.
Recorde-se que o projeto foi lançado a nível nacional pelo Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa para as turmas de 11º ano do ensino secundário visando a produção de propostas de intervenção no território.
O Município de Évora participou no projeto pela primeira vez no ano de 2012-2013, tendo divulgado o mesmo junto das escolas do concelho. A Escola Secundária André de Gouveia respondeu favoravelmente ao desafio, participando também neste ano letivo com 16 trabalhos, 75 alunos de três turmas e respetivos professores.
Desses trabalhos, foram apresentados três pelos alunos na reunião pública de Câmara: criação de centro de acolhimento e tratamento de animais nas antigas instalações do antigo Hospital Psiquiátrico dos Canaviais, pertencente ao Ministério da Saúde; criação de rede de fornecimento de alimentos aos mais carenciados através de comida doada por restaurantes e supermercados; e criação de conjunto de quiosques virtuais em Évora com informações úteis para os visitantes.
Foi ainda aprovada por unanimidade a proposta do Presidente da Câmara que enuncia os critérios a utilizar para a preservação e rentabilização dos imóveis devolutos para uso não habitacional que são propriedade do Município, nomeadamente escolas desativadas. Trata-se de um património cuja não utilização cria e acelera processos de degradação que urge evitar, dando-lhe assim novos usos que beneficiem a comunidade. A primeira prioridade será a instalação de projetos municipais, a segunda de projetos das Juntas/União de Freguesias ou associações locais, seguindo-se a instalação de outras associações sem fins lucrativos sedeadas no concelho, Alentejo ou fora dele. Segue-se a concessão ou arrendamento e por último virá então a alienação, caso as outras prioridades não se concretizem. (Nota de imprensa da CME)

58 comentários:

  1. Agora, há por aí umas bestas que acham que a CDU devia desfazer todas as besteiras que o PS/PSD fizeram ao longo de 15 anos.
    Voltar atrás no negócio do Eborim.
    Voltar atrás no negócio do CC de Almeirim.
    Umas vezes avançar, outras vezes não avançar, com o negócio do CC das Portas de Aviz.
    Todos os negócios, verdadeiros roubos do bloco central, em prejuízo do estado e do município.

    Na altura, as bestas ficaram caladinhas.
    Só a CDU é que avisou atempadamente dos negócios danosos, dos compadrios, da alienação do património municipal, ao desbarato, tudo sem garantias nem qualidade.

    Mas quando esta câmara CDU viabiliza um negócio, devidamente estruturado, sustentável, em que se acautela o interesse do município e dos munícipes, aqui del rei que é um desgoverno, que são comunistas!

    Esta canalha quer tudo, e não quer nada.
    Esta canalha é o paradigma do bloco central.
    Esta canalha é o que puxa o país para o fundo.
    (e o BE a fazer coro)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Canalhas???? É assim que se tratam os criticos, opositores ou apenas a quem tem opinião contraria?
      Parece que o Estalinista de serviço não tem emenda e esta sempre ponto a defender o dono.

      Eliminar
    2. @06:50
      Não se chama canalhas aos "críticos e opositores".
      Chama-se canalhas aos gatunos do bloco central que levaram o município à falência, e aos apaniguados, como V.Ex., que continuam a defender interessadamente a camisola dos gatunos.
      Sem duvida que essa súcia é de bestas e deviam estar na cadeia com o secretário geral.
      (defina lá, o que entende por estalinista, se faz favor, e eu defino-lhe o que é uma corja de gatunos)

      Eliminar
    3. Investiguem as negociatas dos Comunistas na Câmara, vão saber do negócio da "Fábrica da Música" onde o Abilio deu uns milhões a um conhecido vamp da noite eborense, filho de uma destacada militante comunista, comprando a Câmara património de que ela própria era proprietária.

      Investiguem as irregularidades e as luvas recebidas pelo Partido Comunista, para que o Abílio autorizasse o Hotel, atual, "Mar de Ar Muralhas", construído na zona de proteção da muralha fernandina em incumprimento do PDM. Investiguem os milhões pagos a grupos que atuavam no "Viva à Rua" do Abílio pagos a peso de ouro, para os mesmo irem depois atuar na festa do avante à borla, investiguem...

      Eliminar
  2. Daqui "a pouco" o ACincotons será atingido por um raio de compreensão e lucidez, ou continuará a dar mostras de impaciência e mal-estar com o mundo em que vive?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ja todos sabiamos que o partido comunista funciona mal com uma simples opinião contraria. Ficamos finalmente a saber que continuam piores e mais estalinistas que nunca

      Eliminar
    2. 06:52
      Blá, blá, blá...
      Cassete riscada.
      Blá, blá, blá...

      Eliminar
    3. 06:52
      Blá, blá, blá...
      Cassete riscada.
      Blá, blá, blá...

      Eliminar
  3. Só uma pergunta a quem souber e quiser responder:

    - Se a câmara recusasse ceder terreno a um investidor, para construir um Cinema, numa cidade que não tem nenhum, que diria o CINCOTONS e os comentadores apaniguados do PS?

    Os meus parabéns à Câmara que, ao contrário de alguns, soube estar à altura das suas responsabilidades.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Chefe...o que se deduz desta coisa é simples: o PCP tem tanto de pensamento estratégico para esta cidade como uma galinha choca

      Eliminar
    2. 06:55
      Blá, blá, blá...
      Cassete riscada.
      Blá, blá, blá...

      Eliminar
  4. O Forum junto ao bairro de Almeirm FALIU,os donos disto tudo que ditam e comandam os partidos do arco do poder levaram milhares de projectos ao fundo,os mesmos que por interesses imobiliários fecharam o Eborim,(estava previsto a construção de moradias),os mesmos que construiram um pseudo complexo desportivo e destruiram um clube,os mesmos que enterraram milhões na praça de touros,os mesmos que fizeram o negócio mais ruinoso de sempre nesta terra ,a adesão as aguas do centro alentejo,évora e o país é vitima dos vários salgados,cavacos,loureiros,socratianos,estes estoiraram com o país,o lugar deles(TODOS) é na prisão.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se nao forem outros a tentar fazer alguma coisa, diga-me la, os comunistas tem habilidade para fazer o que exactamente? Falam falam falam e não produzem nada. Porque nao constriram uma cooperativa de comunistas camaradas para resolver os problemas das populacoes? Sao uma canalha tao grande que nao tem jeito pra produzir nada. So mesmo para criticar as inicuativas dos outros sejam eles Loureiros ou Nabeiros.

      Eliminar
    2. 07:00
      Blá, blá, blá...
      Cassete riscada.
      Blá, blá, blá...

      Eliminar
  5. Foi com medidas avulsas, sem visão global e estratégica, que o partido comunista descaracterizou de forma absolutamente ilógica a periferia da cidade de Évora bem como a zona industrial (ou zonas industriais???)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Asneiras próprias de gente ignorante e ressabiada, que desconhece completamente a história dos últimos 50 anos desta cidade.

      Eliminar
    2. 17:57
      Deves ser tão entendido na matéria, como eu sou entendido em lagares de azeite.
      A única diferença é que eu não escrevo sobre lagares de azeite...

      Eliminar
    3. Muito gosta a comunalha de pular fora do barco quando nao lhe agrada. Enquanto existirem sabujos, a incompetencia será sempre transformada ora em virtude ora em desculpas.

      Eliminar
    4. 06:46
      Blá, blá, blá...
      Cassete riscada.
      Blá, blá, blá...

      Eliminar
  6. Pergunta o acincotons:
    «Daqui "a pouco" quantas salas de cinema comercial haverá em Évora (CC Portas de Aviz, CC Parque Industrial, estas...)?»

    Haverá salas de cinemas se houver alguém que as pague. Até agora ainda ninguém pagou nenhuma.
    No futuro se verá se alguém, com capacidade financeira, está disposto a pagá-las e a explorá-las.

    Por agora o que a câmara fez, e bem, foi disponibilizar um terreno para um potencial investidor construir um cinema.
    Se construir, muito bem. Colmatará uma das necessidades da cidade.
    Se não construir, paciência. A necessidade de cinema mantém-se, mas financeiramente a Câmara não perde nada.

    Não vejo que a CME pudesse tomar outra decisão e, sinceramente, não percebo as razões de tanto comentário incomodado com esta notícia. Pode ser que alguém me explique...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. De facto, é outra pergunta bem parva.

      Eliminar
  7. O Salão Central hoje serve para quê ?

    Porque não aplicam os 850 000 euros a remodelar e ainda sobra algum para tapar buracos nas estradas e ajudar famílias carenciadas ?

    Porque razão não utilizam algum espaço seja do Estado que está entaipado ?

    A antiga junta do azeite não servia se fosse remodelada ?

    O terminal sul foi uma grande discoteca ... agora tem aquele barracão a metade aproveitado , porquê ?


    ... deixem-se de cantigas do bandido ... só querem o galo a cantar !

    Então o tipo quer investir aqui 850 000 euros ... em troco do quê ?

    Vejam o que aconteceu na Arena ... praticamente fechada todo o ano e sem interesse em 70 % das atividades lá existentes !

    Porque razão as piscinas municipais que tem um enorme espaço ainda livre , não tem equipamentos MODERNOS tipo escorregas de água tal como meteram no hotel da galé ?

    A sorte ainda foi terem havido milhares de obras em Portugal no tempo de Salazar ( barragens , hospitais centrais , equipamentos de diversão e estradas que hoje estão abandonadas ) e sem ajudas da CEE ou UE , todas pagas na altura , caso hoje Portugal era um país atrasadíssimo !!!!!!!

    Na verdade , Salazar soube conter o poder NAZI sobre Portugal e hoje instalaram definitivamente o fascismo , sadismo , narcisismo e anarquia podre sobre os Portugueses .

    Jorge

    ( ciclista )

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. «850 000 euros a remodelar [o Salão Central] e ainda sobra algum»

      Ó ciclista, acho que tens de voltar à escola para aprender a fazer contas!

      Eliminar
  8. 1. Um investidor com experiência na gestão de cinemas, pergunta à câmara se tem um terreno onde possa construir um cinema com 3 salas;

    2. A câmara, que governa a cidade capital de distrito onde não há uma única sala de cinema comercial, naturalmente, respondeu que sim;

    3. Com argumentos mais ou menos estapafúrdios, leio por aqui um conjunto de comentários indignados ou aborrecidos com a resposta da autarquia.

    4. Será que alguém consegue explicar, com um mínimo de racionalidade, o que vai na cabeça desses comentadores?

    5. Será que essa gente, se estivesse a dirigir a autarquia, responderia negativamente ao pedido do investidor?

    Sinceramente, esta gente nem se dá conta do ridículo daquilo que escreve.

    ResponderEliminar
  9. O partido comunista é hilariante; ou as ideias para a cidade sao aquelas que protagonizou desde 1974 - cidade completamente descaracterizada economica e habitacionalmente - ou as medidas baseiam-se ao que vai acontecendo na espuma dos dias. Mete dó tanto e repetido amadorismo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O PS/PSD é que sabem da poda.
      Tanto roubaram que deixaram o município na falência.
      Agora, que os comunistas estão a voltar a pôr o concelho de pé, os gatunos já "trabalham" para voltarem à roubalheira.
      Belo trabalho gatunagem!

      Eliminar
  10. O PCP nunca teve e não tem, uma visão estratégica para a Cidade (e consequentemente Alentejo/País) que não passe pela ambição mesquinha que4 é a da imposição suave da ideologia eles.

    A visão deles resume-se a gerir ( e a espumar da boca por mais) as transferência do Estado, e em tempo de vacas magras, ficam fulos com o governo, os fascistas, os capitalistas, as grande famílias, o bloco central e o CDS. Ficam ulcerosos de tanta verborreia, difamação que suscitam e raivosos.
    Corja!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Ernesto/PS tinha uma visão estratégica.
      Mas era uma estratégia de ruína e falência.
      A começar pela negociata das águas, que dá um prejuízo anual de 5 milhões de euros
      (Quantos Salões Centrais já se teriam construído, só com os prejuízos/roubos da negociata das águas, engendrada pelo PS...)

      Eliminar
    2. Que se lixe o Ernesto mas se queres saber a minha opinião, a EMBRAER e O investimento estratégico de ambito nacional falam por si. MAS se o PCP nivela por bauxo, é bom saber.

      Eliminar
    3. 22:29
      Os 5 milhões de prejuízo anual das águas, esses sim, falam por si e são reveladoras da visão estratégica do PS.

      Eliminar
    4. 22:29
      a propósito de EMBRAER, do Ernesto e do PS:

      http://diap-evora.ministeriopublico.pt/destaque/crimes-de-peculato-de-titular-de-cargo-politico-abuso-de-poder-e-violacao-de-normas-de

      Eliminar
    5. Só da cabeça dum comunista reacionário vir dizer que a EMBRAER é uma coisa má.

      A Comunalha não vale um chavo...deve ser por isso que em tudo o que é autarquias do PCP há inquéritos e condenações

      Eliminar
    6. 10:03
      Quem está a questionar a legalidade das obras não é um comunista, é o DIAP!
      Aquilo que se fazia por 2 ou 3 milhões, custou 12 milhões ao erário público!
      Houve por ali muita gente a meter dinheiro ao bolso, à pála da EMBRAER.
      É disso que o DIAP desconfia.

      Eliminar
  11. Eduardo Luciano vende um terreno municipal por 23 mil euros a um privado para o mesmo investir 850 mil euros ,o terreno foi dado por o volume a investir em construção, só resta agora este privado ir os fundos comunitários com ajuda da autarquia para o cinema na tenda ser completo!
    Quantos salões centrais se recuperavam com 850 mil euros!!!????Ruinoso negocio em tudo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por 850 mil euros nem o telhado do Salão Central recuperavas.
      Mas é tão fácil mandar umas bocas, sem saber daquilo que se fala.

      PS:
      1. Se se recuperasse o Salão Central por 850 mil euros, ninguém perceberia que a câmara PS tivesse gasto 10 milhões de euros na reconstrução da Praça de Touros e não tivesse retirado uma pequena percentagem desse valor para recuperar o Salão Central.
      2. Se o investidor tiver capacidade para executar a obra, a cedência do terreno não só não será um negócio ruinoso, como se revelará uma excelente decisão para a cidade.
      3. Aguardemos, pois, calmamente o desenrolar dos próximos acontecimentos. Ou, como diz o povo: os cães ladram e a caravana passa...

      Eliminar
    2. 18:59
      Se a cedência do terreno contribuir para Évora voltar a ter Cinema comercial, o negócio só será ruinoso para mentes ressabiadas.

      Ruinosa foi a negociata das águas, que cria todos os anos 5 milhões de euros de prejuízo. Esse sim está na origem da ruína que deixaram a autarquia.

      Eliminar
  12. 18.59 E mais estranho é só servir para cinema se o projeto falhar a autarquia fica com a compra 3 barracões nos braços e o privado ainda leva o dinheiro da construção.
    É brilhante!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. 'Brilhantes' são os 5 milhões de prejuízo anual das águas.
      O que não poderia esta cidade com esses milhões...

      Eliminar
    2. Só 5 milhões? E quantos milhões de euros em oportunidades desperdiçadas pelos Alentejanos em 41 anos de Partido Comunista a dominar a cena? Porque é justamente o Alentejo Comunista a provincia mais miseravel de toda a Europa? Quantas vezes 5 milhoes de Euros os Alentejanos perderam em 41 anos de pode local de cariz comunista em que a população jovem foge daqui como o diano da cruz?

      Eliminar
  13. Que são 5 milhoes comparados com a herança de 41 anos partido comunista no Alentejo: a provincia mais pobre e miserável da Europa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. tens razão, 5 milhões de prejuízo ANUAL não são nada...
      Davam SÓ para reconstruir um Salão Central por ano.

      Ou seja:
      desde que foi tomada a miserável decisão às águas de Centro Alentejo, já podíamos ter OITO NOVOS SALÕES CENTRAIS.
      Mais isso é coisa pouca. Peanuts, como diria um conhecido socialista de Évora, que muito contribuiu para a actual falência da autarquia.

      Eliminar
    2. Construir um salão de cinema com dinheiro público?
      Só da cabeça de comunistas com curso tirado em Cuba e mestrado na Coreia.

      O negócio das águas são apenas uma parte do problema. Estamos ainda há espera do que o PCP prometeu: sair do sistema.
      O outro problema - provavelmente o maior de todos - é a mentalidade COMUNISTA de trabalho e modo de vida que se entranhou como uma nódoa no espirito do Alentejanos devido a 41 anos de tacanhez, mau feitio e boçalidade Europa.

      Eliminar
  14. O partido comunista, o Sa e o Luciano, tem a mesma visao estrategica para a cidade de Évora que aqueles desenhos animados, os 3 Estarolas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não só tem visão estratégica como sabem e estão a arrumar a casa. Uma casa destruída, desgovernada e deixada em cacos, após 12 anos de descalabro do PS.
      E é por isso mesmo que estão tão nervosos.
      Até a hipótese de vinda de um Cinema para Évora, que é a única capital de distrito que não tem nenhum, vos deixa tão irritados...

      Eliminar
    2. Estão a arrumar o quê????? Em 2001 a casa era a da Joana.

      O que o PCP arrumou foram os tachos para os correligionários e militantes comunistas. Aquilo hoje é uma ninhada de toupeiras que vão desgastar até ao limite qualquer alternativa que chegue lá. Até mete nojo aquilo.

      Eliminar
    3. 09:54
      A maledicência é coisas muito feia. Além de que provoca frustração, ressabiamento e azias crónicas, se não for tratada convenientemente...

      Eliminar
  15. Com 850 mil não recuperava um telhado???Queres que ria!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. 07:26
      Não é "um telhado" de uma casa qualquer, ó palerma.
      Para recuperar SÓ o telhado do Salão Central não chegam 850 mil euros. Porque razão julgas que ainda não foi arranjado o telhado, sabendo-se que há mais de 10 anos que está em ruínas?

      Se não compreendes e precisares de apoio, posso fazer-te um desenho.

      Eliminar
    2. Não é um telhado duma casa qualquer???
      Queres ver que é um dos Palácios do Kadafi

      Eliminar
    3. 09:51
      Com uma obra tão barata, não percebo porque o PS não a fez!
      E não foi por falta de tempo: esteve lá 12 (doze) anos.

      Eliminar
    4. O PS foi medíocre mas o PCP não lhe fica atrás.
      Inicialmente ainda pensei que o PCP os metesse lá dentro para trabalhar para o partido mas cheguei à conclusão que não. Aquilo no PCP não dá para mais. É tudo laranja do chão

      Eliminar
  16. É o que o PCP sempre quis: Chegar ao Poder e entupir os serviços de militantes, simpatizantes e sabujos

    Resultado: Incompetência, visão limitada e falta de tino.
    Explicado está porque é que o Alentejo é a região mais pobre e miserável da Europa e na margem SUL do Tejo, sempre que a economia espirra, regressa a fome.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. 10:07
      Tem cuidado não mordas a língua, o veneno é mortal...

      PS: A verdade é que quem entupiu os serviços da CME, de girls e boys, foi o PS. Em 12 anos duplicaram o número de técnicos superiores. E, o pior, foram os resultados disso...
      Resultados que estamos hoje todos a pagar em IMPOSTOS e TAXAS no máximo (durante 20 anos!)

      Eliminar
    2. O PS também tem Boys lá dentro mas muitíssimo menos que o PCP.
      Toda gente em Évora sabe que aquilo está entupido de comunistas com 15 ou mais anos de casa

      Eliminar
    3. À próxima não te esqueças de mostrar a tua contabilidade dos boys, pois o que eu vejo não é nada disso.
      Isso foi desculpa que o PS repetiu durante 12 anos para esconder as negociatas e... a incompetência própria.

      Eliminar
  17. Não sei porquê, mas começo a ficar com pena dos órfãos do Ernesto e do Melgão.

    1. durante semanas, ou meses, descobriram as ervas na circular às muralhas...
    (e logo eles que, em 12 anos, nunca conseguiram limpar as ervas...)
    2. depois, com as já ervas limpas, descobriram o pavimento da entrada, a partir de Montemor...
    (e logo eles que, em 12 anos, nunca repararam no estado miserável do pavimento...)
    3. Agora que o pavimento está a ser arranjado, estão indignados por aparecer um investidor a pedir um terreno à câmara para construir um Cinema e por a autarquia ter respondido favoravelmente.
    (e logo eles que assistiram há 5 anos ao desaparecimento do último Cinema que existia na cidade...)
    4. Fico a aguardar a próxima descoberta...

    PS:
    à medida que o funcionamento da câmara vai voltando à normalidade, cresce a impaciência e o desconforto dos órfãos... É natural, a normalidade do funcionamento da autarquia torna mais evidente a forma incompetente como foi desgovernada nos últimos anos. O problema financeiro da autarquia, sendo verdadeiramente grave, não era o único problema. A desorganização e a incompetência dos dirigentes conduziu à desmotivação dos funcionários e à incapacidade de responder até aos problemas mais básicos. Finalmente a normalidade está a regressar... E isso nota-se bem na agressividade, no despropósito e na incompetência dos comentários dos órfãos...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O partido comunista é bom mesmo é a fazer remendos. Tudo o que seja concertação de esforços com empresas como a EMBRAER, o AICEP, Governo, investidores nacionais ou estrangeiros, os Cumunistas nao passam de verdedeiros idiotas. Desde que safem o deles com os empregos na camara, os filhos dos outros que
      precisam da iniciativa privada como pão para a boca, que se lixem. Desenrasquem-se.
      Os comunistas da camara de Évora
      sao desta mentalidade obtusa. Viva o Jeronimo de Sousa!

      Eliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.