quinta-feira, 14 de maio de 2015

Amanhã na Praça do Giraldo: demonstrações de culinária e conversas sobre alimentação e saúde mental


Conversas sobre alimentação e demonstrações de “showcooking” marcam início do Projecto “Saúde Mental e Arte” em Évora

Durante todo o dia de sexta-feira, 15 de Maio, a Praça do Giraldo em Évora será palco para um conjunto de conversas em torno da “Saúde Mental e Alimentação: olhares complementares” que envolverão um painel qualificado de técnicos e de responsáveis por esta problemática.
As conversas – que decorrerão em dois painéis, um da parte da manhã, outro da parte da tarde – pretendem dar resposta às ligações que podem existir entre Saúde Mental e Alimentação e que se prendem, em geral, com os distúrbios alimentares como a bulimia, por um lado, e, por outro, a anorexia nervosa, situações patológicas de origem psiquiátrica em que os comportamentos alimentares estão alterados.
Nos últimos anos surgiram também alertas sobre o índice de obesidade nas crianças portuguesas, considerando-a de maior risco que as situações de emagrecimento e relacionadas com mudanças culturais e sociais – o brincar e o jogar tradicionais foram substituídos pela inação televisiva e dos jogos de computadores.
Paralelamente, o chefe António Nobre vai “apadrinhar” demonstrações de culinária efectuadas por pessoas com problemas de saúde mental no âmbito dos seus projetos de reabilitação.
Numa tenda montada para o efeito, e onde se confeccionarão diversos pratos que serão dados a provar à população, as sessões de “showcooking “dedicadas à “Dieta Mediterrânica” vão ser desenvolvidas pela CERCIDIANA (Évora), Associação de Saúde Mental do Algarve- ASMAL (Faro), APPACDM (Évora) e Hospital Magalhães Lemos (Porto). (nota de imprensa)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.