terça-feira, 7 de abril de 2015

“É tão grande o Alentejo…” com mais de dois mil cantadores na Ovibeja 2015


“Todo o Alentejo deste Mundo” é o que vai acontecer na 32ª Ovibeja com um mar de gente a confluir para o maior encontro de sempre de grupos corais alentejanos. Mais de duas mil pessoas integradas em cerca de 90 grupos corais, o dobro das expectativas da Organização, vão cantar em uníssono no dia 2 de Maio no I Grande Encontro do Cante promovido pela feira com o apoio de muitas entidades da região.A homenagem da Ovibeja ao Cante é a homenagem à identidade das gentes do Alentejo, aos produtos da terra, ao trabalho em conjunto.
Num espaço que mantém a rusticidade e a realidade natural do cante, a Ovibeja está a criar uma exposição temática, com uma programação diária de mostras de documentários e tertúlias, num espaço onde o Cante será o mote para o convívio entre cantadores e visitantes.
O cantar Alentejo acontece ainda por via do Cante nas Escolas através da apresentação dos projectos e actuação de alunos dos agrupamentos escolares que promovem o ensino do Cante Alentejano nas escolas.
Num trabalho em conjunto que está a construir o maior Encontro do Cante de sempre, e que inclui o apoio de algumas dezenas de entidades públicas e privadas, vão unir-se na Ovibeja mais de duas mil pessoas que vão cantar, no sábado, 2 de Maio, cinco modas em conjunto. É um Hino ao Alentejo o que vai acontecer na Ovibeja, uma conjugação de vontades, uma partilha ímpar de emoções, de afectos e de sementes lançadas à terra. "É tão grande o Alentejo!" é uma das modas que todos os alentejanos sabem cantar “No Alentejo eu trabalho / cultivando a dura terra, / vou fumando o meu cigarro, / vou cumprindo o meu horário / lançando a semente à terra". (nota de imprensa)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.