quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Sociedade Harmonia Eborense vê reconhecido Estatuto de Utilidade Pública


A centenária Sociedade Harmonia Eborense (SHE) conseguiu a atribuição da Declaração de Utilidade Pública (DUP), após anos de entraves burocráticos.
O despacho do Ministro da Presidência e dos Assuntos Parlamentares, Luís Marques Guedes, foi dado a 4 de Fevereiro.
A fundamentação governamental para esta atribuição baseia-se no reconhecimento de que a SHE é uma “entidade de referência da cidade de Évora pela atividade desenvolvida ao longo de mais de 165 anos em prol da cultura e da preservação do património cultural eborense.” A existência de uma biblioteca, de uma coleção fotográfica que abrange o final do Século XIX até à década de 90 do Séc. XX, são outras das razões apontadas para a atribuição da DUP. São igualmente referidas as secções da SHE que atualmente se “dedicam à promoção das mais diversas atividades, sobretudo no âmbito cultural, proporcionando também aos jovens um espaço de experimentação musical e de apresentação de várias formas de expressão artística.” A parceria com outras entidades da cidade de Évora é também apontada como exemplo.
Recorde-se que a Harmonia foi criada a 23 de Abril de 1849, sendo constituída por uma elite da pequena e média burguesia urbana, classe em franca expansão, como acontecia pelo país e pela Europa da época, contribuindo para uma mudança de hábitos culturais e sociais, na sociedade eborense. A SHE arrenda desde 1902 parte do edifício do antigo Palácio dos Estaus (ex-Estalagem Real) em plena praça do Giraldo.  
A SHE é uma Sociedade que vive dos seus sócios e para eles, mas cada vez mais aberta à comunidade. Como em muitas outras coletividades, o futuro passa por garantir a sustentabilidade, com o envolvimento, participação e empenho de todos para ultrapassar quadros adversos como o da nova lei do arrendamento urbano (NRAU) de 2013, que quintuplicou a renda paga pela SHE aos proprietários do edifício.
Com novo ímpeto a Sociedade Harmonia Eborense continua, como até aqui, a contribuir para a dinamização cultural e social da cidade de Évora!
Aproveitamos para felicitar todos os sócios, especialmente os que ao longo dos anos tornaram possível a obtenção da Declaração de Utilidade Pública.

VIVA A SHE!
(comunicado da SHE)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.