segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Acincotons: estamos cá há cinco anos a inquietar. Esperamos estar outros cinco mais!



No dia 29/9/2009 publicava-se aqui no acincotons o primeiro post. Durante os primeiros meses, o blogue foi tendo escassas dezenas de leitores, depois passaram a centenas, depois a milhares. Hoje, o acincotons - que se continua a afirmar como um blogue do Alentejo, embora mais centrado em Évora - soma mais de um milhão e meio de páginas visualizadas, mais de 40 mil comentários publicados, mais de 7.500 posts publicados, com cerca de 1.500/2.000 visitantes diários. 
Numa região tão pouco povoada e onde o debate público e a transparência de procedimentos são excepção é caso para dizer: meus senhores, é obra! 
E todos somos cúmplices, de gestores do blogue, a comentadores ou a leitores. Este é um espaço (quase) público. Melhor: este é um espaço onde a cidadania, naquilo que ela tem de mais belo ou de mais negro, se pode afirmar e livrar-se dos medos que sempre a condicionam. O que não é pouco numa cidade e numa região de tantos medos e de tanta hipocrisia social.

14 comentários:

  1. Parabéns... e que a pena não te falhe.
    Eu continuarei por aqui a ler e a comentar, quando achar oportuno, enquanto vocês por aqui se mantiverem!
    Bjs
    Lurdes

    ResponderEliminar
  2. Parabéns pela inquietação provocada nestes últimos cinco anos! Há 10 anos em Lisboa levado "à força" pelas consequências de décadas de decisões políticas erradas na nossa bela região, acincotons continua a ser um dos elos principais da minha ligação ao Alentejo. Apesar da grande anestesia que paira em muitas cabeças sigam pelo caminho do despertar! Amizades.
    Carlos André.

    ResponderEliminar
  3. Parabéns! Façam o favor de sobreviver!
    C. Reforço.

    ResponderEliminar
  4. Parabéns! Continuem para que o Mais Évora entenda que a liberdade de expressao existe!

    ResponderEliminar
  5. No acincotons afinal tambem hà censura! E esta ein?

    ResponderEliminar
  6. O acincotons està ao serviço do partido socialista. Eu sou comunista e considero-o um blogue traidor aos valores de Abril.Por esse motivo e outros,_não lhes posso dar os parabéns

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ao serviço do PS não diria. Mas que se tem prestado a fazer-lhes alguns fretes, disso não há dúvida nenhuma.

      Eliminar
    2. Mais uma vez se confirma que o PCP segue à risca a máxima salazarenta de que "quem não é por nós é contra nós", (todos os que não se identificam com a linha do partido são "traidores") não lhe deixando (ao PCP) outra opção do que um caminho solitário e condenado ao fracasso, criando um deserto de alianças e autosuficências que não conduzem a nada, senão ao isolamento e à impotência política, enquanto sujeitos de transformação. Daí o estado lastimoso do "comunismo" e dos "partidos comunistas" por todo o mundo.

      Eliminar
    3. Eu acho que os responsáveis do acincotons com o desgosto de tu (D.D.) não lhe dares os parabéns vão deixar de beber café com leite

      Eliminar
  7. Comunistas ou socialistas qual a diferença? São a mesmíssima merda. Todos desonestos e falsos como cobras.

    ResponderEliminar
  8. joaquim palminha silva06 outubro, 2014 13:03

    Os meus parabéns! Ao Carlos Júlio e demais equipa! Que continuem, eu sigo de perto muitas das vossas intervenções e, em geral, gosto do que leio mesmo quando não concordo por isto ou por aquilo. Nós, intelectuais e homens e mulheres de cultura de Évora, precisamos de nos entender, e deixarmos de olhar por cima do ombro uns para os outros... Porque não organizar um encontro com base no que nos pode unir...

    ResponderEliminar
  9. joaquim palminha silva06 outubro, 2014 13:05

    Parabéns a toda a equipa!

    ResponderEliminar
  10. joaquim palminha silva06 outubro, 2014 13:06

    Parabéns!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este Palminha não regula là muito bem...

      Eliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.