sexta-feira, 4 de julho de 2014

Programa Europa Criativa vai ser apresentado hoje na CCDRA


No dia 4 de Julho irá ser apresentado no Auditório da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo, pelas 10 horas o Programa Europa Criativa.
A apresentação do novo Programa da União Europeia para os setores cultural e recreativo 2014/2020 está a cargo do Centro de Informação Europa Criativa (CIEC), criado por despacho da Senhora Ministra de Estado e das Finanças e do Senhor Secretário de Estado da Cultura, tem por objecto a difusão da informação sobre o Programa Europa Criativa da União Europeia junto dos profissionais dos sectores cultural e criativo, a promoção e divulgação do acesso ao mesmo e a prestação de apoio a candidatos ou outros interessados nas actividades do Programa.
O programa Europa Criativa congrega os anteriores programas Cultura, MEDIA e MEDIA Mundus (2007-2013), iniciou a 1 de janeiro de 2014 e estará em vigor até 31 de Dezembro de 2020.
O novo programa está estruturado do seguinte modo: Subprograma “Media” destinado aos sectores do Cinema e do Audiovisual; Subprograma “Cultura” destinado ao sector cultural;  Vertente intersectorial, que compreende: um mecanismo financeiro de garantia destinado às PME’s dos sectores cultural e criativo, a implementar não antes de 2016; os prémios europeus e as capitais europeias da cultura; o apoio à rede de Centros de Informação Europa Criativa.
De acordo com o estabelecido pela Comissão, compete aos Estados participantes no supra referido programa a criação de gabinetes de promoção, divulgação, informação, apoio do e ao programa. Nesta medida, e de acordo com o Plano de Actividades do CIEC, prevê-se a realização de várias sessões de esclarecimentos pelas diferentes regiões do país, como a de Évora.

O objectivo destas sessões de esclarecimento é o de informar relativamente aos Subprogramas Cultura e MEDIA, das suas linhas de financiamento, critérios de elegibilidade e avaliação no sentido de permitir uma identificação mais eficaz da possibilidade de enquadramento de projectos. (Informação CCDRA)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.