quarta-feira, 2 de julho de 2014

O País Tablóide

(Francisco Mata Rosas)


Controle!
Investe!
Controle!
Investe!
Pois sim senhor! O que está a dar é controlar a informação e investir na ignorância. Bem aventurados os pobres de espírito pois deles será o reino dos céus...
Assim por assim, será de toda a conveniência aproveitar o reino da terra... E como? À cacetada está visto que já não dá, Desvalorizar os rendimentos do trabalho, concerteza! Mas tudo tem limites, as pessoa acabam por revoltar-se... mais tarde ou mais cedo acabam por se questionar e revoltam-se.
Tudo se sabe, e nem mesmo os mantras repetidos de que no privado é que está a virtude, ou de que a austeridade é o único caminho para a salvação, resultam indefinidamente. Afinal o único banco que se aguenta é o público e na saúde se não fosse o Estado... onde é que isto já ia, com a contratação de médicos entregue a empresas de trabalho temporário... das escolas nem é bom falar..., com os cursos da Lusófona e a bronca nos colégios do grupo GPS.
Enfim, até a própria austeridade como única saída para a crise é agora posta em causa pelos próprios credores, vá lá que essa ainda rendeu uma maioria, mas agora já não pega.
O problema, apesar de tudo, ainda é de simples solução. O que as pessoas não sabem, não as incomoda. É preciso apostar na informação. Mostrar como o mundo lá fora é mau, com todas as guerras, com todas as reivindicações violentas, e mostrar como cá apesar de tudo, são ainda as coisas singelas da vida que nos enformam o quotidiano. As noivas de Santo António, a seleção nacional, as coloridas festas populares, as belezas naturais deste nosso país e as novelas! Ahhh as novelas! A grande qualidade dos nossos artistas, o chilrrear dos nossos canoros, requisitados em todo o mundo. Os nossos empreendedores também! Temos de mostrar que o sucesso depende de noventa por cento de transpiração, nove por cento de inspiração e apenas um por cento de saber. A sorte deixamo-la para o euro milhões e para o sorteio das faturas, que os bons cidadãos merecem ter sorte. Quanto a debate de ideias, vamos ali ao café contratamos uns comentadores e convidamos os políticos a dizerem mal uns dos outros. Aiiii que nariz tão feio! O sr hoje não escovou os dentes! As suas ideias cheiram mal!
Providenciamos também a dor em direto, alguma miséria e correspondente caridade e a coisa está feita por mais uns anos.
Desde que o pessoal não pense, tudo se resolve.
Quanto aos jornalistas... despedem-se e no seu lugar colocamos técnicos de marketing e cachopas jeitosas, que uma carinha laroca fica sempre bem.

14 comentários:

  1. Dr José Pinto suspende o lugar de vereador na Camara Municipal de Mora. O que se passa?O Dr Pinto era vice-presidente da Camara!!
    Diamantino Dias, do Comité Central do PCP, estava esta tarde, em Mora!!
    Zé Pinto era administrador do Fluviário, pediu a demissão?

    ResponderEliminar
  2. Concordo em absoluto com esta crónica. Caminhamos a "Passos" largos (de coelho), para um regime neonazi, sendo um dos seus suportes o controlo completo da Comunicação Social.
    MdM

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. sim...sim.....e com o PCP nada disso acontece......pois não??
      O PCP já o faz há muitas décadas!
      Para ditadura prefiro de direita.
      Comunas,porque emigram TODOS para a KOREIA DO NORTE? A gente promete não sentir saudades vossas

      Eliminar
  3. Cheiram os ordenados antes de os ter ... , votem nos mesmos ... sempre !

    Os militares deviam ter tomates para fecharem as fronteiras marítimas , terrestres e aéreas durante o tempo necessário à saída de Portugal do gueto Nazi , e ; darem autonomia a Rui Rio e Marinho Pinto para limparem Portugal de canalhas podres da política !


    Sou por um Portugal livre e limpo de escumalha criminosa !


    Jorge

    ( ciclista )

    ResponderEliminar
  4. CORRUPÇÃO NO PCP ?????

    ResponderEliminar
  5. CLARO QUE SIMMMMMMMMMMM!!!!!!

    ResponderEliminar
  6. O facismo está de volta. E já começam a pôr os cornos de fora...

    ResponderEliminar
  7. CORRUPÇÃO NO PS ?????

    ResponderEliminar
  8. BRANCO FILIPE DEMITIU-SE do PS.

    ResponderEliminar
  9. Mas o Branco Filipe é vereador em Mora?!

    ResponderEliminar
  10. Alguem sabe informar da corrupção dos comunistas na camara de Vendas Novas?

    ResponderEliminar
  11. Alguem sabe informar da corrupção ,podridão e divida de 90 milhões dos socialistas na cãmara de évora ?

    ResponderEliminar

  12. MIGUEL - gostei da tua escrita

    abraço

    ResponderEliminar
  13. BRONCA EM MORA? Alguém sabe o que se passa ? Ou o PCP vai abafar tudo?

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.