sábado, 5 de julho de 2014

Consciência Cidadã

(Telmo Rocha)
O que de mais positivo têm as democracias é a prática da cidadania. É através dela que se afere a consistência dos valores democráticos.
De muito pouco servirão as instituições, se a montante não existir a exigência cidadã que as faça, de facto, funcionar.
Em essência, de pouco servirão os direitos se não soubermos que existem, e de pouco valerão os deveres se deles não tivermos noção.
Nisso apostam os modernos totalitarismos. Como disse Eça de Queiroz , “sobre a nudez crua da verdade, o manto diáfano da fantasia”. Temos partidos políticos, Parlamento, Tribunais, mas na verdade, quantos de nós conhecem o seu funcionamento? Como recorrer a eles? Quantos de nós por desconhecimento dos direitos que temos, somos esmagados pelo peso de um sistema convenientemente burocratizado? E quantos de nós deixamos passar em claro situações de injustiça que deveríamos denunciar?
No entanto, salta à vista uma solução para reforçar a consciência cidadã. A aposta firme na Educação!
Não na educação para o emprego, nem na educação soma de conhecimentos desgarrados. A aposta tem de ser na valorização das potencialidades, no prazer da descoberta, na formação do Homem/Mulher independente, capaz de crescer, integrando as suas valências no mais vasto conjunto do contributo social.
Não podemos por isso mesmo, associar a ideia de despesa à Educação, os gastos que com ela temos, representam o melhor investimento que podemos fazer no nosso futuro e no futuro dos nossos filhos.
Não é à toa, que se fecham Escolas, não é à toa, que se reduzem ofertas curriculares, não é à toa que se movem crianças de um lado para o outro como se de trouxas de roupa se tratassem. É porque procedendo assim se criam iniquidades, se produzem dóceis analfabetos funcionais, se põem nas mãos dos mesmos de sempre, os mesmos privilégios de sempre.
Tenhamos nós a orientação política que tivermos, se prezarmos a democracia, e acima de tudo, se amarmos os nossos filhos, temos de nos bater pela sua EDUCAÇÃO!!! Esta é a mais básica lição de cidadania: Não faças aos outros o que não queres que façam a ti!
Escrevo este post por causa desta notícia aterradora. Que raio de governo é este que estimula monetariamente o corte injustificado de professores nas escolas deste país?

Não podemos continuar assim!

18 comentários:

  1. Acabem com o PCP.Por causa desses parasitas os governos trem sido obrigados a tomar medidas que prejudicam os trabalhadores.Porque o PCP escuda-se atrás da classe trabalhadora e assim vão vivendo nesse parasitismo. Os sucessivos governos para combater o malvado PCP,tomam medidas e nós trabalhadores estamos no meio dessa guerra que o PCP provoca.Tenho a convicção que somos vitimas do PCP,e se o PCP não existisse,não estaríamos tão mal como estamos.Os países do norte da Europa livres do comunismo,teêm e sempre tiveram um bom nível de vida.
    Portugal,pais muito atrasado tem o PCP.
    Resultado disso: Vida miserável para a maioria dos portugueses.
    O habitat do PCP,é a miséria,quanto mais miséria,mais forte é esse abominável partido, que na minha opinião,,apenas são uma forma de viver sem trabalharem.
    Por isso enquanto existir PCP, nunca teremos um futuro digno.
    Pelo fim do PCP, e por uma vida melhor para nós e para os nossos filhos!

    ResponderEliminar
  2. Se vivemos no Portugal em que vivemos é porque as pessoas em massa não se manifestam. Quando foi o protesto contra a TSU muitos protestaram. Continuam os atropelos, porque razão não estão milhares na rua a protestar????

    ResponderEliminar
  3. Vai ser sempre um Portugal onde só tem direito a beber euros como água se fosse , alguns . Aqueles que um dia tentaram colocar isto numa democracia , mentira !

    Vive-se com mais "coisas" , certo ?

    É normal , pois na época de Salazar ainda não havia internet , tv por cabo e tablet´s !

    Mas , as pessoas tem direito a utilizar a tecnologia mínima em vigor no Mundo , por isso talvez tenham mais gastos mensais .

    Mas alguns fascistas nem isso deixam ... cortam e metem as pessoas nas sopas das Cáritas e nunca lá vão saber um dia como as tiram de lá .

    Um dia , tal como em África , vai haver a revolta dos pobres em Portugal contra uns parasitas políticos e afamados de empresas privadas que vão todos os dias limpando o rabinho com toalhetes de ouro enquanto alguns nem sanita tem em casa .

    Esperem para ver , sentados !

    Jorge

    ( ciclista )

    ResponderEliminar
  4. Os governos são obrigados a tomar medidas por causa do pcp??? Mas você é burro ou faz-se?
    è ignorante e mal formado

    ResponderEliminar
  5. és vitima do pcp e então porquê diz lá, disseram que te iam comer ao pequeno almoço??

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. vitima do pcp somos todos.

      Eliminar
  6. Harald Shuman dizia outro dia se na alemanha se manifestasse 10% da população o governo caía.
    Aqui não se passa nada

    ResponderEliminar
  7. ahahahahahahahah
    é preciso não ter um pingo de vergonha
    ve se fazes alguma coisa na vida
    como sempre o comentário não será publicado estão pior que o mais evora.
    lá não se pode dizer nada do pcp,
    aqui o vigaro do sampaio é intocável
    transparências e democracias da treta

    zulmiro

    ResponderEliminar
  8. Em Maio de 2011,PS/PSD/CDS assinaram o memorando.................que nos tem levado ao empobrecimento,encerramento de escolas,hospitais,centros de saúde,privatização dos CTT,legislação laboral selvática,despedimentos,Roubos nos salários e Pensões,aumento de impostos.........tudo isto com o CONSENSO do PS/PSD/CDS/CAVACO............

    ResponderEliminar
  9. É pena os comentários serem uma tristeza e uma demonstração pura de ignorância e falta de sentido crítico.
    Um destes dias já aqui escrevi que as pessoas responsáveis por este blog, se querem manter o mesmo como um espaço de debate interessante, deve moderar e selecionar os comentários. Apenas aceitar os que comentam o assunto do post e nunca os que de forma escabrosa, invadem este espaço para maldizer e dizer palermices que revela uma falta de inteligência e sentido ético que dá náuseas.
    O tema PCP cansa e aborrece, pois não tem fim à vista. Devem pois, todos os que de uma forma direta se dirigem ou usam um partido político para ofender ou desvalorizar um determinado assunto, (por exemplo e tema em questão) devem ser imediatamente corridos, pois não acrescentam nada para o debate que poderia ser profícuo em ideias e criticas construtivas, aconteça.
    Ainda assim vou dizer o que penso sobre o tema do post:
    Penso que estes políticos que nos governam metem nojo.
    Evidenciam uma raiva e desprezo pelos alunos, pelos professores e pela educação.
    Penso que este pensamento é mesmo é único na europa.
    Ainda não entendi bem a filosofia.
    Quer o 1º ministro dizer que, por cada dezena de professores extintos numa determinada zona, é dada como contra partida à Câmara uma mão cheia de dinheiro, para que cada uma a seu belo prazer o gaste onde mais lhe apetecer…
    Podem contratar familiares diretos, mandar fazer obras a belo prazer ainda que não sejam de primeira necessidade , entre outras. Não podem é deixar ficar o mesmo número de professores.
    Afinal o problema nem sequer é poupar , é acabar quanto mais melhor com a raça dos professores, esses malandros que andam a destruir a escola pública. O dinheiro sai na mesma dos cofres do estado, mas não para as mãos dos professores…
    Isto só pode ser anedota…
    Eu espero bem que o país feito ainda de alguns cidadãos que pensam e que não estão vinculados a qualquer partido político, venha para a rua insurgir-se perante esta gente perigosa, que cada vez mais caminham para reduzir o país a dois mundos: o dos pobres e desprotegidos e o dos ricos/poderosos/influentes.
    É urgente correr com eles. E atenção quanto às próximas eleições! A sede de poder é enorme e estão dispostos a tudo para lá chegar. As promessas vão ser às centenas. Há que exigir uma carta ou chamem-lhe o que quiserem sobre o que vai mesmo acontecer após as eleições em matéria de educação. Só com base num compromisso escrito anteriormente e com a demissão do governo que não cumprir é que isto poderá mudar. Com agendas escondidas, tal como tem acontecido até aqui, a vida dos homens, mulheres e crianças deste país será um inferno...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isto é para o "intelectual" de 06 Julho, 2014 17:17.

      Deves achar-te acima de quem comenta aqui...
      Deves pensar que podes correr com quem comenta assuntos que nao sao do teu agrado.
      Deves achar-te muito inteligente..
      Deves achar-te iluminado e que aquilo que escreves é que é importante.
      Deves pensar que os outros sao parvos.
      Deves ser professor ( grande ordenado e nem aulas dás).
      Deves pensar que vens com essa cassete vazia enganar e influenciar quem comenta aqui"O tema PCP cansa e aborrece".
      Tresandas a comuna!
      Tresandas a Mário Nogueira!
      Tresandas a "Manoelhinho".
      Escuta camarada disfarçado de cidadao culto e muito indignado,muda de estratégia,que esta não pegou.
      O que vocés não fazem para tentar SILENCIAR as pessoas....
      Conheço os vossos truques todos.
      Para a próxima,esforça-te mais camarada. Não foste feliz!

      Eliminar
  10. Se o o PCP fosse governo,coisa que graças a Deus nunca acontecerá. Em um més já não havia dinheiro para ordenados.
    Era o FIM DE PORTUGAL ! Eles roubam e arrebentam tudo onde tocam
    Eu punha-os todos na cadeia,como muito bem fez o Salazar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem me parecia que eras um amante do Salazar.
      Mas olha que o fascista dizia o mesmo, criou até uma polícia para torturar e assassinar os comunistas, mas é o "Botas" que já está há mais de 40 anos a fazer tijolo e os comunistas ainda por cá andam...

      Eliminar
    2. Pois mas para voces comunas,quem nao vai á missa ao 97 da rua de Aviz,é fascista.
      Para tua informaçao,eu sou um homem de esquerda. Livre e pensante,que para vocés é proíbido na vossa seita.
      Para tua informação,aceito todos os partidos á exepção do pcp e dos verdes,que são rigorosamente,um único partido.Na verdade o pcp não deveria ser reconhecido como um partido políitico,mas sim como mafia organizada. Odeiam a Democracia,mas graças a ela,podem executar todas as maldades sem castigo.

      Eliminar
  11. Ao comentador das 23h 38min

    Simplesmente rasca o seu comentário.
    É tão, tão, tão ignorante que nem consegue comentar o que o post refere.
    Grande carga de ignorância!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O que se espera de um ex-secretário do Ernesto, senão baboseiras, ignorância e muita raiva contra quem ele pensa que lhe tirou o tacho.
      Não percebe o ignorante que foi a sua incompetencia e a sua ignorancia que levou os eborenses a reijeitar massivamente as suas práticas amiguistas e as suas mentiras políticas.

      Eliminar
  12. Á inteligencia rara de 07 Julho, 2014 09:46

    Simplesmente o conteudo do seu "maravilhoso"post,serve para ocultar as suas verdadeiras intençoes,que são unicamente impedir,que se fale do seu igualmente "maravilhoso"partido,o PCP.
    Vou dar-lhe um conselho: Não substime a inteligencia das outras pessoas. Isso ´feio.
    Até amanha camarada.

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.