quinta-feira, 12 de junho de 2014

Obras de 4 ME para reabilitar Igreja de São Francisco em Évora


A Igreja de São Francisco, uma das mais importantes e monumentais de Évora e onde se localiza a conhecida Capela dos Ossos, entrou em obras de reabilitação, num investimento superior a quatro milhões de euros.
As obras vão permitir “restituir à cidade este monumento nacional”, afirmou hoje aos jornalistas o pároco de São Pedro, Manuel Ferreira, no final da sessão de apresentação do projeto de reabilitação e requalificação da igreja.
O pároco explicou que o edifício, com a demolição do convento com o mesmo nome, “começou a ter problemas estruturais”, que “são bem visíveis nas fissuras longitudinais” na abóbada, mas com as obras “vai surgir uma igreja totalmente renovada”.
“Todas as coberturas vão ser reconstruídas e vão nascer dois novos espaços museológicos, um nas celas do antigo convento franciscano e outro nas galerias que estão por cima das capelas laterais”, adiantou.
Segundo o pároco, os dois novos espaços vão acolher o espólio da igreja e a coleção particular de presépios do major-general Fernando Canha da Silva.
Além disso, assinalou que vão ser consolidadas as ossadas da Capela dos Ossos e será colocado na sua entrada “um painel do arquiteto Siza Vieira alusivo à vida e à insurreição”.
Até ao final das obras, que se prevê para daqui a um ano, a igreja vai estar aberta aos turistas e o culto vai continuar numa pequena capela localizada no mesmo edifício, sendo que aos domingos a missa será realizada na Igreja da Graça.
O pároco Manuel Ferreira referiu que o investimento ultrapassa os quatro milhões de euros, sendo comparticipado por fundos comunitários, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), em cerca de 2,2 milhões de euros.
“A contrapartida nacional é da responsabilidade da paróquia. Para isso, usaremos capitais próprios e recorremos ao programa JESSICA”, indicou.
Classificado como monumento nacional, o edifício data de 1224, com a instalação do Convento de São Francisco, mas desse convento inicial quase nada se conhece devido às modificações praticamente totais que lhe foram introduzidas no final da Idade Média.
Mais tarde, as crónicas históricas revelam a reconstrução do edifício no início do século XV, ficando com o nome de Igreja de São Francisco, como é conhecida hoje em dia.
No interior da igreja está localizada a célebre Capela dos Ossos, macabra conceção fradesca completamente forrada por milhares de ossadas humanas recolhidas dos antigos cemitérios da cidade e também muito visitada por turistas. (LUSA)

Esta notícia da Lusa vem confirmar (como era de esperar) a notícia avançada aqui no acincotons pelo jornalista José Frota há quase um ano: http://www.cincotons.com/2013/07/painel-de-siza-vieira-no-convento-de-s.html

12 comentários:

  1. 4 MILHÕES de euros retirados do erário público para pagar obras num edifício usado e explorado por uma entidade privada: a igreja
    .
    Fico à espera de ler os pategos que contestam a isenção de IMI em edifícios classificados como Monumento Nacional. Aliás, os mesmos pategos que não vejo criticar a isenção de IMI atribuída pela Concordata à igreja e, pelas leis do centrão, aos fundos imobiliários.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. 09:59 se calhar querias os 4 milhoes para o PCP ? vai trabalhar já exprimentaste ?

      Eliminar
    2. Contra argumentos lógicos o cretino fascistóide, como sempre, limita-se a apresentar suspeições, crendices e aleivosias.
      Só pode ser um triste, amargurado com os vizinhos e com a vida mal resolvida Ao menos adopta um animal para te distrair e aliviar o stress e o mau humor.

      Eliminar
  2. Não fosse o dinheiro "porco" vindo da capital "nojento" e a comunalha fazia era merda

    ResponderEliminar
  3. 18:36,vai-te tratar em pequenino o papá disse-te: come a sopa ou chamo os comunistas que comem criancinhas............

    ResponderEliminar
  4. 19:59
    Eu respondo-te palhaço!

    Eu vivi o 25 de Abril,e cresci no meio de comunistas. A minha familia era toda comunista nessa altura. Todos militantes.Naquela época os "camaradas" eram todos muita porreiros ( pensava eu ). Pareciam simpáticos,tratavam-se todos por tu; uma maravilha...então fui crescendo no meio de "camaradas" e fui ganhando capacidade de raciocinio e questionando imensas contradiçoes .
    Qualquer pessoa que tivesse uma vida melhor,já era um filho da puta,um fascista,um inimigo,um PPD,que merecia um tiro nos cornos etc...por uns tempos ainda acreditei...Mas comecei a trabalhar como canalizador,e comecei a constatar um facto. Quando ía trabalhar á casa de "fascista" ele pagava-me p que eu lhe pedia,tratava-me bem,e dependendo do tipo de trabalho,anda me dava gorjeta e almoco.Nada mau.
    Mas quando ía á casa de um "camarada",a coisa era muito diferente. O "camarada" queria tudo como os "fascistas"mas tinha de ser baratinho e chorava o dinheiro,que a vida tava má...etc...então até ía todo "sempre muito simpático e a chamar-me camarada de minuto em minuto,comprar o material para fazer o trabalho,e mamava-me logo os descontos que o armazém me fazia. Aí,fodia-me logo! Em seguida ficava junto de mim enquanto eu trabalhava.Depois ía-me dando uma mini,e sempre a dar-me tanga e a chamar fascistas aos vizinhos porque tinham isto e tinham aquilo...ía-me sempre dando minis...Até que o trabalho estivesse feito.
    Tinha chegado a hora de fazer a conta...o "camarada á rasca",Eheh vé lá camarada
    tem lá calma com a calculadora...eheh. Olha eu agora não tenho aqui dinheiro...e tal...camarada depois fazemos contas,tá bem? Dos fascistas não tenha pena ehehe cobra-lhes a doer que esses filhos da puta teem muito.
    Dava-me a célebre palmadinha nas costas,empurrando-me quase para a porta da rua.
    Resultado: Saí de lá todo partido de trabalhar,e com dor de cabeça por causa da merda das minis,e... SEM UM TOSTÃO !
    Vão pá puta que os pariu CAMARADAS !
    Com comunistas como patrão é fome certa!
    Com "fascistas"....pagam-me e eu vou comprar comida !
    Esta é a lição que os camaradas me ensinaram ! ODEIO-OS simplesmente....
    p.s. palhaço,não comem criancinhas,mas ROUBAM-TE O SUSTENTO !

    ResponderEliminar
  5. Olha pá, trata-te e poupa-nos às tuas choradeiras e frustrações. Estou farto de ler os vómitos que espalhas há meses neste blogue.
    E pelo que se vai vendo, sem sucesso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comuna ficaste irritado. ´Não estás habituado a ter a careca á mostra.

      Eliminar
    2. Olha pá, quando abrires o olhos e conseguires ver mais alguma coisa à frente do nariz que não sejam "comunas" aparece e discute como um ser humano racional. Atá vai à bardamerda!

      Eliminar
    3. Olha pá, quando abrires o olhos e conseguires ver mais alguma coisa à frente do nariz que não sejam "comunas" aparece e discute como um ser humano racional. Até lá vai à bardamerda!

      Eliminar
    4. " um ser humano racional. " é coisa que nenhum comuna é !

      Eliminar
  6. 23:40 tu já abriste os olhos? todos os trés ? não temos nada com isso. o cu ´teu.

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.