quarta-feira, 4 de junho de 2014

Jorge Araújo vai ser condecorado por Cavaco Silva no 10 de Junho


O antigo Reitor da Universidade de Évora, Professor Jorge Araújo, vai ser condecorado pelo Presidente da República com a Grã-Cruz da Ordem da Instrução Pública, nas cerimónias do dia 10 Junho. A sessão solene comemorativa do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas decorre este ano na cidade da Guarda.
A Ordem da Instrução Pública tem, tal como a Ordem do Mérito, a sua origem em Abril de 1927, quando foi criada a Ordem da Instrução e da Benemerência, visando galardoar os serviços prestados por nacionais ou estrangeiros ou por corporações à causa da instrução e todos os atos de benemerência pública que influíssem no progresso e prosperidade do País.
Em 1929, a Ordem da Instrução e da Benemerência foi reformulada e desdobrada em duas ordens distintas, a Ordem da Benemerência e a Ordem da Instrução Pública, ficando esta última destinada a galardoar serviços prestados à causa da instrução e mantendo o distintivo e as insígnias da Ordem originária.
A Lei Orgânica das Ordens Honoríficas de 1962 definiu um pouco melhor o âmbito de concessão da Ordem da Instrução Pública, que passou a destinar-se a galardoar “serviços prestados por funcionários no ensino ou na administração escolar” e os “serviços prestados por quaisquer pessoas à causa da educação ou do ensino”. (nota de imprensa da UÉ)

3 comentários:

  1. “Ciganos não são cidadãos”
    Esta frase colocada num post deste blog, isto só demonstra a miséria cultural de um país que há quarenta anos se diz democrata.
    Não foi para isto que se fez o 25 de Abril, este ódio puro e duro aos ciganos neste caso, mas que acaba por ser um ódio a todos aqueles que não pensam como ele, este anónimo é no mínimo uma espécie de gente, pois infelizmente nem personalidade possui.
    São pessoas como esta que geram convulsões e atritos numa sociedade que deveria ser solidária. Mas não, são indivíduos “grunhos” que no mínimo deveriam estar numa clinica de recuperação.
    Normalmente este tipo de gente que advoga ideologias neo-nazis, nem existiriam se esta ideologia tem vingado, pois seriam exterminados à nascença.
    Era bom que se pensa-se um pouco, o porquê deste modo de vida dos ciganos, que para a maioria das pessoas não trabalham e só vivem da droga, mas se alguém com um pouco de cérebro pensar poderá concluir que esta pessoas só fazem este tipo de vida porque são afastados pelo resta da sociedade, assim como um conjunto de factores que passo a enumerar:
    - Não trabalham! pois e quem lhe dá emprego?
    - Vendem droga! Pois e quem lha fornece? E quem lha compra?
    A droga infelizmente é uma das maiores pragas da nossa sociedade, mas de quem é a culpa, dos ciganos? Peço desculpa mas discordo completamente. Primeiro porque os consumidores existem e não pensem que são apenas jovens, há muito boa gente com estatuto de importante que se droga; segundo, qual a proveniência da dita droga? Sabem que é uma das grandes fontes de riqueza de alguns países, como Paquistão, Colômbia, etc..e como chega cá, não vem de burro de ciganos certamente.
    Terceiro, há ciganos e ciganos, quero com isto dizer que há muitos ciganos que até já se encontram integrados na sociedade, que trabalham que estudas que tem cursos superiores, logo não podemos falar duma etnia como um todo, segundo sei existem em Portugal cerca de trinta mil ciganos, e existem cerca de oitocentos mil desempregados em Portugal, são todos ciganos e malandros? Segundo as estatísticas, cerca de duzentas mil recebem o Rendimento mínimo, porra, afinal há muito mais ciganos do que eu pensava.
    Os ciganos são uma etnia que deve ser compreendida e estudada, de modo a que possam ter uma vida o mais estável possível e o mais aproximada da nossa sociedade, mas com estudos e acima de tudo com atitudes e não com palavras racistas, principalmente ditas por pessoas que não possuem o mínimo de moral para os acusar.
    MdM

    ResponderEliminar
  2. MDm e isso tem a ver o Quê com este cavaleiro da triste figura?
    Um dom quichote

    ResponderEliminar
  3. Tyco de portas abertas pelos 45 anos na cidade.
    Convida todos os colaboradores seus familiares para as portas abertas das 10 às 16.00.
    Todos os colaboradoes que não se envergonhem da família e da sua ascendência, tragam-nos eles vão adorar conhecer esta grande empregadora da região

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.