quarta-feira, 28 de maio de 2014

Peneireiro-das-torres anilhado em Castro Verde observado no Senegal!


Ave observada no Senegal mostra como o programa de anilhagem dinamizado pela LPN em Castro Verde permite obter informações imprescindíveis para a conservação desta espécie.
A LPN tem dinamizado ao longo de mais de uma década um programa de anilhagem de Peneireiros-das-torres na região de Castro Verde. Fruto desse trabalho vamos tendo algum retorno de observações de aves que aqui foram anilhadas e que são avistadas noutras paragens.
Como exemplo disso temos a imagem que recebemos por mail de um Peneireiro-das-torres que foi fotografado no Senegal a 16 de Janeiro de 2014. Esta ave foi anilhada na ZPE de Castro Verde, quando ainda era uma pequena cria, no dia 21 de Junho de 2005, no âmbito do Projeto LIFE Peneireiro, o que nos mostra que esta ave, já com 9 anos, sobreviveu e realiza as migrações com sucesso. Apesar de já existirem registos de deslocação dos Peneireiros-das-torres que nidificam na ZPE de Castro Verde por estas paragens (com recurso a data loggers), este foi o primeiro registo de uma observação visual de um Peneireiro-das-torres “português” observado fora da Europa!
Cerca de um mês depois, chegou uma nova informação e nova fotografia, agora de uma fêmea anilhada no âmbito do Projeto LIFE Estepárias e que foi observada em Badajoz no dia 15 de Março de 2014. Trata-se de uma ave que foi recolhida ainda cria, também na ZPE de Castro Verde, no dia 29 de Junho de 2012, por se encontrar no solo, debilitada e desnutrida, e foi recuperada. (aqui)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.