quinta-feira, 8 de maio de 2014

Nova reitora da Universidade de Évora toma posse esta sexta-feira sucedendo a Carlos Braumann


Ana Costa Freitas pretende “afirmar Universidade de Évora no contexto nacional e internacional”

A Universidade de Évora (UÉ) acaba de eleger a professora Ana Maria Ferreira Silva da Costa Freitas para reitora da instituição. A cerimónia de tomada de posse está marcada para dia 9 de Maio, pelas 15h00, nos claustros da Reitoria da Universidade de Évora. 
Para este quadriénio, a reitora Ana Costa Freitas conta com uma equipa reitoral renovada constituída por 3 vice-reitores e 3 pró-reitores. Esta equipa toma posse no mesmo dia e em conjunto vai apoiar a nova reitoria na representação da instituição e na concretização dos objetivos definidos no programa-
A nova equipa reitoral assume ser fundamental afirmar a Universidade de Évora como um dos principais motores de desenvolvimento regional, contribuindo para a formação de futuras gerações. A diferenciação da UÉ é também uma aposta da nova reitoria, «razão pela qual foram definidos como objetivos estratégicos para este mandato a aposta em áreas de excelência reconhecidas», refere Ana Costa Freitas. O reforçar do acompanhamento estudantil e a requalificação do parque residencial são outras medidas a desenvolver e que podem contribuir para a qualidade do modelo educativo», afirma.
Mas a projeção da Universidade de Évora a nível nacional e internacional é também uma prioridade e, para isso «foi definida uma estratégia apoiada no conhecimento e na excelência, sendo prioritário alargar a rede de instituições parceiras nacionais e internacionais, nomeadamente através de formações conjuntas com outras instituições como a Universidade da Extremadura, colocar a instituição em novos rankings e captar novos fundos europeus», reforça a nova reitora.
Para a concretização dos objetivos definidos, Ana Costa Freitas assume que durante o seu mandato é ainda essencial a aposta na sustentabilidade a nível económico e ecológico. Aumentar as receitas da instituição através da captação de novos alunos, da prestação de serviços e reduzir as despesas recorrendo, por exemplo, às energias renováveis e à utilização de fontes próprias de água, são também algumas medidas a implementar.

A reitora Ana Costa Freitas
Licenciada em Agronomia pelo Instituto Superior de Agronomia, Doutorada em Biotecnologia Alimentar e com Agregação em Técnicas Cromatográfica aplicadas à Indústria Alimentar, pela UÉ, Ana Costa Freitas é docente do Departamento de Fitotecnia da UÉ. No currículo da nova reitora destaca-se a colaboração enquanto Conselheira no Gabinete de Conselheiros Políticos do Presidente da Comissão Europeia, em Bruxelas (2011-2013), o cargo de vice-reitora (2006 e 2010) e de membro do Conselho Geral (Dez. 2012 – Out. 2013) da Universidade de Évora.
Mais informações sobre programa da cerimónia de tomada de posse em http://www.ueline.uevora.pt/Canais/academia/%28item%29/12812 . (nota de imprensa)

12 comentários:

  1. Dirigente da Universidade com processo Disciplinar.

    ResponderEliminar
  2. Balbina começas mal......

    ResponderEliminar
  3. O Tarbé já com processo disciplinar.

    ResponderEliminar
  4. Generala,agora vais manter o montanelas nos serviços técnicos?

    ResponderEliminar
  5. E a OBRA dos Leões?

    ResponderEliminar
  6. Fumos de corrupção na UE?

    ResponderEliminar
  7. AGORA é que é...............................o montanelas vai ser afastado pela genarala.

    ResponderEliminar
  8. Corrupção na Universidade?

    ResponderEliminar
  9. O montanelas vai continuar nos serviços?


    90 dias?

    País de Merda.

    ResponderEliminar
  10. Generala vais gramar o gajo,ele sabe muito sobre os leões.

    ResponderEliminar
  11. Senhora Reitora,vai manter um dirigente que foi condenado a dirigir os serviços?

    Espero da Senhora Transparência e Coragem para Afastar um dirigente que Mancha a Credibilidade da Instituição.

    ResponderEliminar
  12. e alguem explica o que se passou? ou fica dentro da univ?

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.