domingo, 25 de maio de 2014

A livre circulação é um direito de todos e não apenas de alguns privilegiados


Aquilo que se está a passar na zona de Évora é vergonhoso, faço BTT há mais de 20 anos, e na altura percorria todos os caminhos rurais que ligavam montes e herdades, sem qualquer constrangimento, isso deu-me uma imagem da minha região que até ai não tinha. Infelizmente, pouco e pouco os caminhos foram sendo “fechados”, chegando ao ridículo de actualmente praticamente não temos nenhum caminho rural por onde se possa transitar, o que na minha opinião até em parte é ilegal, senão vejamos:
1 – O BTTista não é nenhum criminoso, ele apenas gostar de se passear com a sua “máquina” vendo as lindas paisagens alentejanas;
2 – Praticamente todos os caminhos rurais estão assinalados na carta militar de 1:25.000 o que só por si torna o seu fecho ilegal;
3 – O caminho em apreço, faz parte de um circuito devidamente legalizado (o circuito do Monfurado) com início junto ao ÉvoraHotel, passando por Santo Antonico seguindo sempre em frente até Valverde, e dai até à Serra do Monfurado.
4 – Este caminho está devidamente assinalado nos circuitos turísticos e para o efeito recebeu verbas do da União Europeia (Proder??), logo, tenho quase a certeza que se houver uma queixa junto dos Promotores que elaboram os circuitos (mapas), bem como sinaléticas que se encontram por todo o caminho, os mesmos tomarão medidas que irá contra esta irregularidade.
Infelizmente nós alentejanos, aos longos dos séculos sempre fomos despojados dos nossos direitos, (foi assim com os nossos Pais, que foram autênticos escravos dos donos da terra “terra tenentes”), mas nós, geração da democracia do pós 25 de Abril havemos de lhes mostrar que a terra e os caminho não têm dono, e a livre circulação é um direito de todos e não apenas de alguns privilegiados. Querem grandes vacarias, tudo bem, então façam protecção quer para os animais quer para as pessoas.
Finalmente, esta câmara parece que têm medo de enfrentar os senhores da terra. Longe vão os tempos em que era o povo quem mais ordenava.

MdM

4 comentários:

  1. Este é o País que o Centrão vem constrindo,tudo para os Poderosos e as Grandes Mafias .

    Elestêm PODER para Construir em espaços públicos,Fechar ruas,construir campos de futebol (Silveirinha).......................a Corrupçãp tomou Conta do arco da Governação,excelentes alunos da Troika.

    ResponderEliminar
  2. Isto só mostra a incompetência das Autoridades da Cidade.
    Este percurso não vai até Valverde como aqui dizem pois devem desconhecer que o mesmo parte de Évora passa por Valverde, São Brissos, Casa Branca e vai até São Cristóvão.
    Ainda são bastantes KM mas por aqui tambem se pode ver que depende das zonas pois fazem todos os anos a Romaria a Cavalo da Moita a Viana do Alentejo e eles não têm problemas com as passagens porque será?,

    ResponderEliminar
  3. Tenham atenção pois este circuito é de Évora a São Cristovão passando por Valverde São Brissos, Casa Branca acabando em São Cristovão.
    Não tenho uma informação certa mas parece que este circuita vai até a Zona de Aguas de Moura.

    ResponderEliminar
  4. E se esta gente se procurasse informar, antes de escrever tantas asneiras?

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.