segunda-feira, 17 de março de 2014

Solidariedade com os Trabalhadores da Kemet Electronics

Não posso deixar de aproveitar esta minha crónica semanal para prestar publicamente todo o meu apoio e solidariedade aos trabalhadores da Kemet Electronics – Évora.
Esta empresa quer despedir nada mais, nada menos, do que 127 trabalhadores. Avançam para um despedimento colectivo sem qualquer fundamento legal, querendo deslocalizar para o México uma linha de produção. Pretendem deixar para trás dezenas e dezenas de famílias despedaçadas. Mais uma vez, os interesses do capital a sobreporem-se aos interesses das pessoas.
Ainda há um ano, os trabalhadores se viram confrontados com uma situação semelhante, tendo sido assumidos compromissos por parte da empresa, que agora desrespeitam, ameaçando novamente com um processo de despedimento colectivo.
Esta situação levou a um grupo de trabalhadores a requerer à Procuradoria-Geral da República uma investigação sobre a aplicação de apoios públicos concedidos à empresa.
De facto, esta fábrica usufruiu de milhões de euros de apoios públicos para a sua instalação e para a contratação de centenas de trabalhadores.
Com o dinheiro garantido a gestão da empresa tem tido uma estratégia de despedimentos sucessivos, procurando agora deslocalizar uma linha de produção para beneficiar de mão-de-obra mais barata.
A luta para que a empresa honre com os compromissos assumidos continuará, e para ela deverão ser convocados todos aqueles que valorizam as pessoas em detrimento do capital. Eu estou com esta luta e estes trabalhadores, e você?
Até para a semana.

Bruno Martins (crónica na rádio diana)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.