quinta-feira, 6 de março de 2014

Pai Miguel


Todas as semanas eu ia até ao jardim de infância de Valverde, a quarta feira era sagrada, depois de almoço, a seguir à hora da sesta, lá ia eu contar uma história às crianças. Era uma festa, para mim e para a criançada. Inventava histórias, contava-as e eles ouviam e participavam, juntando episódios, comentando... foi uma das melhores experiências da minha vida.
Às tantas começaram a chamar-me pai Miguel e era bom ir na rua e ouvir uma vozinha de pardalito a chamar – pai Miguel! Pai Miguel! Olá!.
A aventura foi de tal forma boa, que passei também a ir contar histórias ao jardim de infância de Guadalupe e depois à EB1 de Guadalupe... enfim... fiquei incomparavelmente mais rico. Muito mais rico que os senhores com fortunas publicadas na Forbes.
Afinal de contas as crianças não são o futuro, são o presente, e a melhor coisa para um homem é amar o presente.
É por isso que ando triste com a vida e com o mundo. Estão a roubar-nos o sorriso das crianças. A fome, o abandono, a violência que desceu sobre elas é a pior das guerras, porque não nos tirando a vida, rouba-nos a razão de viver.
Cada vez que uma escola fecha as portas, cada vez que uma criança sente que os pais são impotentes para a defender... o mundo morre, definha, seca, e nós com ele.
Acredito piamente que todas as crianças são nossas, que todos temos o dever de lutar por elas.
Não existe pior ditadura que aquela que toma o sorriso das crianças e o devolve em lágrimas.

Miguel Sampaio (aqui)

4 comentários:

  1. Concordo consigo Miguel Sampaio.
    Estão-nos a tirar a esperança, o Sonho, estamos a ficar ou com fome, ou deprimidos os que ainda com comer na mesa, sabem que muitos Portugueses já não têm o suficiente para as necessidades básicas e dos seus.
    A Casa da "democracia " Assembleia da República supostamente é muito mal frequentada, onde se fazem os grandes negócios, não se pode respeitar quem não se dá ao respeito

    ResponderEliminar
  2. olhó sampaio de volta..
    mais umas tangas e...
    talvez alguma coitada caia ...com uma massas...
    ganda sampaio
    ganda bloco

    ResponderEliminar
  3. Tens razão Miguel! Não há nada pior do que fazer chorar uma criança, ainda para mais por necessidade básicas!
    Lurdes

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.