domingo, 5 de janeiro de 2014

Saramago teve luto oficial de dois dias; Eusébio de três dias.


Em relação ao passamento do Eusébio da Silva Ferreira.
Tenho pena, claro que tenho!
Mas...
Para mim ele foi um grande futebolista, não sei se o maior; que dirá um Pinga? Ou um Travassos? ou um Matateu? Que dirão as gentes, do Rui Costa, ou do Figo, ou do Ronaldo, quando eles tiverem guia de marcha?
Quanto ao símbolo de cidadania... estamos conversados. Coluna foi um símbolo de cidadania, não se vergou, não navegou em Salazarices, apoiou a Frelimo. A Briosa dos anos sessenta, com fantásticos jogadores, foi toda ela um símbolo de cidadania. Eusébio não! Foi um predestinado com os pés, nunca com a cabeça.
E porque foi um predestinado com os pés, apenas; foi usado e abusado e não se apercebeu sequer.
Os fascistas não gostam de gente que pense! Ou que pelo menos pense diferente.
Três dias de luto nacional, com direito a comunicação ao país pelo corvo de Boliqueime? O mesmo que foi mostrar os Açores aos netinhos quando Saramago se foi?
Como se deve estar a rir o Nobel!
O pensamento mesmo redondo, é pensamento e o pensamento assusta os ditadores. A bola é apenas redonda, vai rolando ao sabor dos pontapés, daí a homenagem e as lágrimas de crocodilo!
Eusébio foi um grande futebolista, sem dúvida! Por isso mesmo a sua memória não merece esta hipocrisia.
Que descanse em paz.

05 Janeiro, 2014 15:25

16 comentários:

  1. E qualquer cientista Português não têm nenhum... :) e geralmente morre pobre

    ResponderEliminar
  2. M.Sampaio não passa de um frustrado daquela esquerda bafienta que nunca vez nada na vida,e que só sonha matar e caçar ricos.
    O vosso querido líder da Correia do Norte ofereceu o tio despido a 200 cães famintos porque o mesmo pensava de de forma diferente.

    ResponderEliminar
  3. O CR7 deve ter uma semana , um dia ...

    Portugueses TRISTES que tem o cérebro na ponta dos dedos .

    Acordem !

    Jorge

    ( ciclista )

    ResponderEliminar
  4. M. Sampaio não apoia o querido lider.
    Concordo com ele, Eusébio de cabeça não foi conducente com os pés. Todavia a um jogador de futebol, não se pede que seja inteligente, mas deu-nos algumas alegrias a este povo tão triste . Paz à sua alma.
    APiteira

    ResponderEliminar
  5. Uma conversa sem rede nem preconceitos sobre o Papa Francisco e o Mundo

    Fernando Ventura, Joaquim Franco. Versa da Kapa, 2013

    «No meio de toda esta espécie de nevoeiro da desesperança que toca todos os continentes, dá para perceber alguns sinais de esperança. Dá para ver sinais evidentes de mudança de paradigma. Há, de algum modo, um fim do mundo, o fim de um certo mundo. Indubitavelmente estamos num fim de ciclo; disso não restam dúvidas. Sobretudo ao nível da organização das relações não já inter-pessoais mas mais inter-sociais, o mundo tal como o conhecemos não voltará mais. E, ainda que possa doer, é bom que não volte.

    O novo a surgir está já a vir marcado por sinais positivos de mudança. As tais relações inter-sociais estão a surgir um pouco por toda a parte, marcadas por sinais de proximidade de relação e de inter-ajuda como alguns de nós pudemos testemunhar num tempo em todos éramos mais pobres.

    Quando éramos mais pobres, éramos também mais solidários. A situação que nos encontramos a viver está também a ver surgir ou ressurgir formas imaginativas de fomento de redes sociais de proximidade, entre vizinhos, entre alunos da mesma escola, entre comunidades religiosas, entre grupos da mais variada índole, no fundo, no seio e a partir de todas as instituições que porque existem e funcionam, são capazes de desmontar a solidão do sofrimento sem resposta.

    É toda uma sociedade deste tipo que está a nascer com sinais muito animadores. O segredo está em ir aprendendo a vencer as tentações que nos habitam a todos, todos nós sem excepção: o ter, o poder, o ser… No deserto, nas tentações do deserto, estamos todos; tu e eu e todos nós… muitas vezes com saudades das cebolas…»

    ResponderEliminar
  6. Saramago?! O gajo que mandou largas dezenas de trabalhadores do Diário de Noticias para o desemprego...Escritores como esse individuo é o que não falta.

    ResponderEliminar
  7. Eu gostava do Eusébio, sempre gostei!
    è um ser humano que parte e deve merecer o nosso respeito!

    Quanto ao resto:
    3 dias de luto nacional- os politicos do regime a tirarem partido do acontecimento. A morte dos famosos dá direito a um aparente respeito oficial que não é mais que uma palhaçada.
    Também aqui há uma hierarquia de importância no chamado LUTO OFICIAL:
    - Alvaro Cumhal - 1 dia
    - Spínola - 2 dias
    - Eusébio - 3 dias
    - SALGUEIRO MAIA - 0 DIAS
    - ZECA AFONSO - 0 DIAS
    - OUTRA GENTE DE VALOR - 0 DIAS
    ?
    Não mais, Musa, não mais, que a Lira tenho
    Destemperada e a voz enrouquecida,
    E não do canto, mas de ver que venho
    Cantar a gente surda e endurecida.
    O favor com que mais se acende o engenho
    Não no dá a pátria, não, que está metida
    No gosto da cobiça e na rudeza
    Duma austera, apagada e vil tristeza.




    ResponderEliminar
  8. O regresso aos valores dos três efes (fado, futebol e Fátima).

    ResponderEliminar
  9. Existe uma esquerda tão mesquinha...

    ResponderEliminar
  10. ...e uma direita tão pequenina!

    ResponderEliminar
  11. oh Sampaio vai sacar mais umas massas a uma coitadinha.
    nisso és o maior

    ResponderEliminar
  12. Bravo Miguel. Disseste tudo...Mais uma vez, os anónimos, anódinos e anacrónicos comentadores, vieram tentar clamar por aquilo que não conseguem, e que não passa para além do nada.
    Eusébio, foste o que foste e mais nada. Aí esteve a tua virtude. Tudo o que pretendem dizer de ti é zero ou a invenção do mito.
    E QUE é O MITO?
    TEM PÉS DE BARRO!

    António Gomes

    ResponderEliminar
  13. No mesmo dia morreram dois grandes homens: Eusébio e Nelson Ned

    ResponderEliminar
  14. Quem foi Saramago, aquele que escreveu alguns livros lidos por milhares de pessoas ???? Que 60% da população portuguesa não sabe quem é!!!!

    Nelson Ned ?????? quem é... ???????
    um pequenino que cantava canções de amor ?????

    EUSÉBIO era conhecido em todo o mundo, era só um jogador de futebol( isto tínhamos muito que falar, quer a nível cognitivo quer a nível motor), mas um dos melhores do mundo de sempre e era reconhecido por todos

    Tenham tacto e juízo quando falam deste tipo de pessoas, que as vossas pequenas mentes têm dificuldade em perceber e o que são para Portugal e para o resto do mundo

    Invejosos do sucesso dos outros gente rasca e mesquinha

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.