segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Arcebispo de Évora: "na grande hospedaria do mundo" nem todos "encontram lugar"


O arcebispo de Évora, José Alves, afirmou hoje que todas as pessoas "têm direito a um lugar e a uma vida digna", mas observou que "na grande hospedaria do mundo" nem todos "encontram lugar".
Esta é "uma situação que continua a repetir-se constantemente, com um sem número de pessoas que não têm onde morar", realçou José Alves, na sua mensagem de Natal, divulgada hoje pela Arquidiocese de Évora.
"Na grande hospedaria do mundo, nos nossos dias e ao nosso lado, há muitos que não encontram lugar", refere, afirmando que "não encontram lugar na família, nos ambientes de trabalho, nas escolas, no emprego, nas casas de habitação, nos hospitais".
"Resta-lhes a rua e as instituições de caridade que os socorrem", acrescenta.
Para o prelado alentejano, a sociedade "continua a não ter lugar para acolher os que precisam, mas, ao mesmo tempo, no coração humano, há muitos lugares disponíveis para a defesa dos interesses individuais".
"É mais fácil encontrar lugar para o Natal do consumismo do que para o Natal da partilha, da promoção da dignidade da pessoa humana e da defesa dos valores da vida", pode ler-se na mensagem.
O arcebispo lembra que "o Filho de Deus não teve lugar na hospedaria" e que "nasceu numa gruta, na pobreza e na humildade, para redimir a humanidade do pecado da exclusão social e do apego exagerado e do uso injusto dos bens materiais, que, afinal, pertencem a toda a humanidade".
Nesse sentido, José Alves conclui que "a autêntica celebração de Natal é aquela que se esforça por ampliar as dimensões da hospedaria do mundo, de forma que haja lugar para todos os seres humanos". (LUSA)

16 comentários:

  1. Sua Santidade o Papa Francisco é uma pedrada no charco. Charco da indiferença do egoismo, do Niilismo, do paraíso dos cabotinos que governam o mundo.Todavia a santa ignorância e laxismo dos homens deixa o mundo na mão dos oportunistas. Deixem as discuções de café e participem na vida da urbe, antes que caiamos 99% na mais profunda miséria. Tirem os coelhos das tocas, invadam as praças TariK e deponham os reis dos seus tronos

    ResponderEliminar
  2. "O arcebispo lembra que "o Filho de Deus não teve lugar na hospedaria" e que "nasceu numa gruta, na pobreza e na humildade,... "

    Isso parece que não foi bem assim. Não condiz com os factos históricos como o Papa reformado também já explicou.
    No entanto é uma boa estória parta contar às criancinhas!

    Agora que ""têm direito a um lugar e a uma vida digna", estou totalmente de acordo com o Senhor Arcebispo.
    Para ser coerente devia sair da sua zona de conforto e fazer como o Papa Francisco, e zurzir nestes politicos católicos que dizem que "AUMENTAR O SALÁRIO MÍNIMO É O PIOR QUE SE PODE FAZER AOS TRABALHADORES"
    Algum destes Bispos, Arcebispos ou outras patentes da Igreja Católica contestou ????

    ResponderEliminar

  3. Lá vêm as mensagenzinhas hipócritas desta padralhada com a barriga bem cheia e que vive à custa dos que a têm vazia.

    Cambada de parasitas, se fossem trabalhar e ganhar a vida, em vez de andar a chular quem trabalha, fariam melhor figura. E, se trabalhassem, teriam o meu respeito. Assim, têm apenas um enorme desprezo.

    jmc

    ResponderEliminar
  4. o que tem feito o grande império da igreja' Explora, explora, explora e amealha grandes fortunas à custa da pobreza.

    ResponderEliminar
  5. O Arcebispo de Évora esta preocupado? Ou esta é so uma mensagem bonitinha de natal? Se esta preocupado e quer ajudar
    Abra as Igrejas para quem não tem casa poder la dormir! Para terem um pouco mais de conforto.
    Não resolvia o problema, não! Mas minimizava! E isso a Igreja pode fazer mesmo sem dinheiro!
    Lurdes

    ResponderEliminar
  6. Ontem à noite no final da Missa do Galo, o Cónego Manuel Ferreira, anunciou aquilo que há cerca de seis meses aqui deixei ficar em primeira mão: a Igreja de S. Francisco vai fechar dentro em breve para que se dê início à sua requalificação e modernização. Estão a ser ultimados alguns pormenores técnicos após o que será convocada uma conferência de imprensa para apresentação pública do projecto.
    Depois de sair de S.Francisco passei pela Praça de Giraldo era cerca da 01.10. Para minha surpresa as iluminações natalícias estavam já apagadas. O quê, nem na noite de Natal puderam estar abertas até ao raiar da madrugada?

    ResponderEliminar
  7. Senhor Arcebispo,muitos em Évora não tem uma casa,vivem na rua,a Igreja tem vários palácios e conventos,o Senhor pode dar o exemplo do Papa e viver no Seminário,a sua actual residência na rua do Eborim pode ser um centro comunitário.

    ResponderEliminar
  8. Convento do calvário,quinta de Santo António,Seminário,Edificio do antigo colégio no largo da Sé,residência na rua do Eborim .........Tanto espaço e tanta gente a viver na rua.

    ResponderEliminar
  9. A associação Pão e Paz sem espaço,e o Senhor a Viver num Palácio.

    ResponderEliminar
  10. "Se alguém é GAY e procura o Senhor e tem BOA VONTADE,quem sou eu para julgar?"

    Papa Francisco

    ResponderEliminar
  11. "Não podemos fazer um cristianismo mais humano,por assim dizer,sem cruz,sem Jesus,semdespojamento.Aí,tornamo-nos"cristãos aria",comobonitos bolos,bonitos doces,mas não cristãos verdadeiros"



    Papa Francisco

    Bispo José Alves siga as palavras do Papa,deixe o seu palácio,viva no seminário entre irmãos e faça da casa do Eborim um centro comunitário.

    ResponderEliminar
  12. Queria dizer "cristãos de pastelaria"

    ResponderEliminar
  13. O «filho» de Deus veio ao Mundo para sofrer e morrer imolado como o cordeiro de Deus(Agnus Dei)para remir os pecados da humanidade e eu pergunto ao arcebispo de Évora: -Que Deus é êsse assim tão mau/ tão cruel,tirano e sanguinário/ que se porta pior que um marau/ e mata o «filho»no Calvário?!

    ResponderEliminar
  14. Muita azia contra a Igreja há nestes blogues eborenses. Tomem um kompensan que passa. Ou então abram as sedes de certos partidos e desenvolvam actividades "caritativas". Mas é melhor tudo ficar na mesma não é? Bando de hipócritas.

    ResponderEliminar
  15. 19:12,este Papa veio lutar contra os hipócritas que estão dentro da Igreja,contra a caridadezinha,Bando de hipócritas são aqueles que todos os domingos entram na igreja,e no dia a dia ROUBAM o Povo.

    ResponderEliminar
  16. Este Papa corre o risco de ser ASSASSINADO por Tiranos disfarçados de "cristãos".

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.