terça-feira, 29 de outubro de 2013

Segurança Social quer fechar Lar em Évora

Foto aqui

Funcionárias de um lar da Segurança Social, em Évora, com cerca de 50 utentes, e o sindicato que as representa manifestaram-se hoje preocupados com o eventual encerramento do equipamento, pela suposta falta de condições de funcionamento.
A diretora do Centro Distrital de Évora da Segurança Social informou, numa reunião com as funcionárias “há oito dias”, que “o lar iria encerrar no dia 31 de dezembro”, disse Maria Rosa Pãozinho, uma das trabalhadoras da instituição.
A funcionária falava aos jornalistas durante uma conferência de imprensa à porta do Lar dos Pinheiros, em Évora, convocada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais do Sul e Regiões Autónomas.
Maria Rosa Pãozinho adiantou que não foi dado “qualquer tipo de resposta ao nível de trabalho” às 16 assistentes operacionais do lar, o que provocou “uma preocupação enorme” nas trabalhadoras, devido à crise que o país atravessa.
Em comunicado, o sindicato realça que as trabalhadoras do setor privado do lar vão “engrossar as listas do desemprego” e as da Segurança Social “é-lhes sugerida a rescisão por mútuo acordo ou a eventual deslocação” para outras instituições particulares de solidariedade social (IPSS) do distrito.
“Estas trabalhadoras são funcionárias públicas há muitos anos. Foi-lhes roubado o vínculo de nomeação para que agora sofram a ameaça do desemprego. É inaceitável tanta falta de respeito pela vida dos trabalhadores”, pode ler-se no documento.
O sindicato responsabiliza o Centro Distrital da Segurança Social e o Governo pelos “prejuízos causados às trabalhadoras, aos utentes e aos familiares do Lar dos Pinheiros”, exigindo que o equipamento seja “intervencionado” para manter “as condições necessárias aos seus utentes e trabalhadores”.
A Lusa questionou o Instituto da Segurança Social, mas, até às 19:00 de hoje, não obteve resposta. (LUSA)

6 comentários:

  1. A gaja que dirige a segurança social é uma BEATA do PSD,autoritária e defensora da Caridadezinha.

    ResponderEliminar
  2. Esta POLITICA CRIMINOSA está a MATAR os nossos Idosos.

    ResponderEliminar
  3. CRIMINOSO o que a DIREITA está a fazer aos nossos idosos.

    ResponderEliminar
  4. Esta senhora deve ser DEMITIDA da Segurança Social.

    ResponderEliminar
  5. São uns canalhas não teem respeito por ninguem nem por aqueles que trabalharom uma vida inteira e que agora precisom de um cantinho para passarem o resto das suas vidas com dignidade.

    ResponderEliminar
  6. Ela tambem vai ,vai chegar a ser idosa ...E k Deus permita que tenha a paga merecida,porque para o idoso o que mais conta e mais pesa é da forma e do carinho de como é tratado,e não dos requesitos de exigencias que não levam a lado algum....tristeza de ideias.....

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.