quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Pergunta: quem vai receber o prémio?


Segundo o semanário “Sol” revela hoje trinta e sete municípios vão ser distinguidos com o título “Autarquia + Familiarmente Responsável 2013” , galardão que premeia as Câmaras com boas práticas de política familiar. A distinção é atribuída pelo Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis, criado pela Associação Portuguesa de Famílias Numerosas.
Évora está entre as 37 Câmaras que recebem o prémio pela terceira vez o que lhes vale, nesta quinta edição da iniciativa, a atribuição suplementar de uma menção honrosa.  Ora, agora expliquem-nos, quem vai receber o galardão: o PS que estava no poder ou o PCP para quem o anterior executivo só fez asneiras e há que arrasar com tudo quanto foi da sua lavra?

Ou será que irão de braço dado, dando cumprimento à promessa de Pinto de Sá que diz contar com todos para levantar o bom nome do município? 

José Frota (via email)

28 comentários:

  1. Não havia necessidade.........


    ainda não tomaram posse já estão na intriga.......assim não vamos lá.......

    ResponderEliminar
  2. Do que tem medo José Frota para fazer estas publicações incendiárias ? Até parece que gosta de ver o circo a arder acicatando ódios . O que ganha Évora com estes contributos do José Frota ? O que ganhamos nós, os eborenses ? E porque publica o 5 tons tudo o que o Frota manda ? Não compreendo... Ele nem sequer é um dos «tons residentes»

    ResponderEliminar
  3. (À atenção do PS local)

    Vale a pena ler este tesourinho deprimente das (pós-)autárquicas (em Alcácer do Sal).

    http://torrescouto-alcacer.blogspot.pt/2013/09/a-derrota-e-minha.html#comment-form

    Pelos visto está na moda, quando a CDU ganha, dizer que foi o PS que perdeu.
    Só que este artigo é muito singular. Todo ele é a demonstração do divórcio que houve entre Torres Couto, autor do texto e candidato a presidente da câmara, e o PS (incluindo o desamparo de Soares, esse ingrato). Mas na primeira linha, Torres Couto diz que quem perdeu foi ele, na última diz que quem perdeu foi o PS. Afinal, em que ficamos? Não se evitaria tanta confusão e não seria provavelmente mais verdadeiro dizer simplesmente que a CDU ganhou?

    ResponderEliminar
  4. Tanta parvalheira para uma coisa tão simples: o mérito (que não discuto aqui) a quem lhe cabe. A minha dúvida, que ainda não vi esclarecida, é se 6 de Novembro, data da entrega do galardão, imagino que depois da tomada de posse da nova vereação, Melgão ainda está na Câmara.

    ResponderEliminar
  5. O que o devia preocupar verdadeiramente o senhor Frota (se a azia o permitisse) é a paralisia da Câmara de Évora, cujo presidente, ainda em exercício, deu ordens expressas aos serviços para não despachar nenhum assunto até a tomada de posse dos autarcas agora eleitos.
    Ou seja: o Presidente Melgão, com poderes de gestão corrente, decidiu que a Câmara ia paralisar durante um Mês. E os cidadãos e as empresas que esperem e que se lixem.
    À maneira dos meninos birrentos, a quem alguém tira o brinquedo, o senhor Presidente Melgão parece querer dizer aos eborenses: Ai não votaram em mim, agora esperem e lixem-se durante mais um mês!

    ResponderEliminar
  6. No ano passado após 12 meses de actividades culturais desenvolvidas pelas associação culturais de Évora, sem apoio camarário, e sem que a câmara fizesse algo de importante nesta área, Évora recebeu o prémio de melhor cidade cultural e foi a Vereadora que o foi receber, não foi nenhum dos que gastaram dinheiro, deram trabalho ou se esforçaram para continuar as actividades culturais. Porque não perguntou o Frota quem ia receber o prémio?
    Com isto não estou a dizer que deveria ter sido outra pessoa... Se a cidade ganha um prémio quem o vai receber é quem a esta a gerir nessa altura, independente de quem para ele contribuiu. Duvidas?
    Lurdes

    ResponderEliminar
  7. vai o Luciano pendurado no PInto de Sá

    ResponderEliminar
  8. Já agora quantas e quais as autarquias comunistas estão nessas 37?

    ResponderEliminar
  9. O Frota. Ainda não lhe passou a azia.

    ResponderEliminar
  10. O Frota deve pensar que são todos iguais ao seu amigo e protector José Ernesto, quando no início do primeiro mandato recebeu uma justa distinção atribuída pelo semanário EXPRESSO que considerava Évora, entre 50 cidades de Portugal, como aquela que tinha melhor qualidade de vida.

    O Frota ainda se deve recordar das “cobras e lagartos” que o seu amigo e protector disse da cidade “parecida com Berlim leste”. E talvez se recorde também que, esse senhor de triste memória, não hesitou em chamar a si os louros da distinção do EXPRESSO, como se uma cidade se transformasse em tão curto lapso de tempo, da cidade miserável parecida com Berlim leste na cidade com maior qualidade de vida. E como se deve recordar, na altura o senhor Frota calou-se e deve ter considerado normal.

    O que parece certo é que o Frota está ressabiado com a resposta que os eborenses deram no domingo a 12 anos de descalabro PS, parte dos quais com a sua conivência e colaboração. Mas, por favor, reserve-se essas doutas opiniões para o seu círculo de amigos e amigas. Poupe-se e poupe-nos ao ridículo.

    ResponderEliminar
  11. Acalmem-se. Durante estes quatro anos muitos vão ser os motivos para criticar os poderes instituídos, por isso acho que se devia dar o benfício da dúvida à maioria até à tomada de posse na Câmara. Mas tudo o que for a mais, é demais.

    ResponderEliminar
  12. @11:31
    Mais um que ainda não percebeu o que aconteceu no passado Domingo.
    Deve pensar que os eborenses são todos parvos.

    ResponderEliminar
  13. @11:31
    «Durante estes quatro anos muitos vão ser os motivos para criticar os poderes instituídos...»

    Vê-se que tens pouca confiança no trabalho de excelência realizado nos últimos 12 anos.
    Adivinha-se que sabes serem muitos os podres escondidos na CME e que os eborenses só conhecerão após a tomada de posse do executivo escolhido pela esmagadora maioria dos eleitores.

    Vamos aguardar serenamente pelos resultados. De uma coisa tenho a certeza: pior do que fez o PS, é muito improvável.

    ResponderEliminar
  14. Quero confirmar a todos os anónimos aríetes que me atacam ferozmente que padeço realmente de um superior grau de azia desde 2004 conhecido por refluxo esofágico que me obriga a tomar cuidado com a alimentação e em caso de abuso a tomar o conhecido Omeprazol. Portanto fizeram o diagnóstico exacto.
    Posto isto quero deixar aqui algumas perguntas esperando respostas com a mesma acutilância que demonstram nos vossos comentários:
    1)Onde estavam vocês e o vosso exército quando tive de ser eu a denunciar a cobrança excessiva de IVA praticada nos parquímetros da cidade pelo executivo de José Ernesto d'Oliveira?
    2)Onde estavam vocês e o vosso exército quando tive de ser eu a denunciar eu a denunciar a apressada tomada de posse de José Ernesto ( entre dois ou três outros autarcas do PS ) para poder usufruir de determinadas benesses em termos de reformas dos autarcas que caducavam daí a dias numa clara subversão ao espírito da lei?
    3)Onde estavam vocês quando fui eu a denunciar o indevido e escandaloso de Cavaco Silva ao Américo Mendes, imputável às deficientes informações prestadas pelos serviços judiciais sob a tutela do Ministro da Justiça, Alberto Costa, meu conhecido e antigo colega de Faculdade?
    4)Onde estavam vocês quando eu tive de ser eu a denunciar o caso da fraude do linho ibérico, cujas ramificações chegavam até Évora, mas em que nuingém não quis mexer?
    5) Finalmente, e por agora (há mais perguntas que gostaria de fazer) onde estava a Câmara de Évora liderada por Abílio Fernandes e que integrava a lista de accionistas da SODERA, e se calou perante os escândalos de compadrio na concessão de créditos que ali ocorriam? Fui eu que denunciei a situação o que me custou um processo em tribunal onde provei as imputações que fiz e fui ilibado em toda a linha e as sucessivas administrações fortemente censuradas pelo juiz.Aliás a SODERA desapareceu logo de seguida.E pergunto onde estavam vocês e o vosso poderoso exército?
    Respondam se faz favor.

    ResponderEliminar
  15. "o indevido e escandaloso indulto de Cavaco Silva"

    ResponderEliminar
  16. Não posso deixar de perguntar ao Sr. Frota qual é o interesse de trazer este assunto à discussão pública.
    Logo se vê quem vai receber a porcaria do galardão! Porque é disso mesmo que se trata: de uma bandeirola insignificante e sem qualquer valor!
    De resto a candidatura era apresentada pelas autarquias! ...que alegavam o que bem entendiam!.
    Enfim mais uma palhaçada ...de que tanto gostava a Vereadora Cláudia Sousa Pereira!

    ResponderEliminar
  17. Caro frota quanto é que recebeu da Câmara PS pelas revistas Mosaico?

    ResponderEliminar
  18. @13:07
    Caro Frota, o facto de, em muitos desses casos, estar a seu lado, não me obriga a que esteja também quando se encontra do lado errado.
    E nos últimos tempos, temos de convir, que se tem esforçado bastante para estar no lado errado. Ou foi impressão minha tê-lo visto, quase sempre, o lado do Ernesto a defender e, por vezes, a propagar as mentiras do pior Presidente da Câmara de Évora, de que há memória? Como aquela de chegar a indicar um mês de 2009, em que começariam as obras do Salão Central. Será por acaso, que nunca o ouvi denunciar o mentiroso que lhe passou essa informação.

    ResponderEliminar
  19. António Tavares03 outubro, 2013 14:23

    Não sei quem é o Frota. Dizem-me que é jornalista. Lendo o seu texto, das duas uma: ou se enganou na profissão ou o texto não foi escrito por ele. Construção de frases e utilização de vírgulas a um nível perfeitamente indigente. E o que querem dizer estes "mimos"?

    "tive de ser eu a denunciar eu a denunciar"

    "quando eu tive de ser eu"

    "em que nuingém não quis mexer"

    Foi colega do António Costa na faculdade? Mas a escrever assim conseguiu acabar o liceu?

    ResponderEliminar
  20. Aqui nestas páginas não estou preocupado com o estilo mas sim com o conteúdo. Por isso não perco tempo a rever os textos. Um blog não justifica tais cuidados para mais tendo em atenção que estou a responder a anónimos.Ainda assim nos erros que destaca, um deles respeita a uma tecla mal batida, e os os outros dois (no fundo é um só) são fruto de repetições facilmente elimináveis se tivesse procedido a uma revisão do texto.Mea culpa.
    E vomecê, António Tavares, quem é?

    ResponderEliminar
  21. António Tavares03 outubro, 2013 15:21

    Alguém que sabe escrever em português. E não teve que andar na faculdade para isso. Outros tempos.

    ResponderEliminar
  22. E em bom português- devidamente revisto e vertido em frases muito curtas para evitar que a possibilidade do erro nelas se inscreva- que novas me dá no tocante às questões que aqui deixei ficar?
    Não lhes tente dar a volta, porque não fazem parte de nenhuma rotunda.

    ResponderEliminar
  23. Alguém que me esclareça: as denúncias que o Frota se gaba de ter feito, e que, de alguma forma, envolviam o José Ernesto ou o PS, foram feitas antes ou depois da extinção da Mosaico?

    ResponderEliminar
  24. Ao anónimo das 13.07

    De facto, assiste-lhe a razão no que ao Salão Central concerne. Foi o próprio presidente quem me deu essa indicação.Eu duvidei bastante da possibilidade da sua recuperação se iniciar dentro em breve. Inquiri-o sobre a certeza da mesma e a oportunidade da sua divulgação que me parecia totalmente extemporânea. As minhas reservas foram igualmente acompanhadas pelo Dr. José Emílio Guerreiro. Todavia o presidente manteve-se irredutível e quis que o assunto fosse tema de capa dessa edição. Tanto eu como o Dr. Guerreiro e o Carlos Neves, numa derradeira tentativa de o dissuadirmos, chamámos -lhe a atenção para o facto de a fotografia actual do imóvel, onde seria patente a sujidade e o seu estado de degradação, ser pouco consentânea e destoar do aspecto global da revista.
    Nada o demoveu. A passagem do tempo iria confirmar que as negociações tendentes à sua recuperação acabariam por se gorar. Passados alguns meses, propus-lhe a emissão de uma pequena nota dando conta aos munícipes, da impossibilidade de a operação se concretizar nos tempos mais próximos. Em jogo estava que também a minha reputação sabendo que iria ser acusado de propalar mentiras.Respondeu-me que não me preocupasse pois ele assumiria a total responsabilidade pela inexactidão cometida.Nunca lhe ouvi, porém, uma palavra pública sobre o assunto.

    ResponderEliminar
  25. não estão cansados destas crónicas? o frota é um chato, desculpem lá o desabafo

    ResponderEliminar
  26. Eu gosto é de "o caso da fraude do linho ibérico". Alguém me explica o que é o linho ibérico? Ou é o título de um livro do Perry Mason?

    ResponderEliminar
  27. @16:45
    Obrigado pelo esclarecimento.
    Confesso que não sabia, mas desconfiava que se tivesse passado assim como descreve. O que só confirma a má recordação que tenho desse ex-Presidente da Câmara, em minha opinião, o principal responsável por a CME estar na situação gravíssima em que se encontra. Pelas muitas mentiras que proferiu mas, sobretudo, pelo incentivo, ou conivência, com o clima de ódio e de vingança que introduziu no funcionamento dos serviços da CME.

    @ o anónimo das 14:18, antigo funcionário da CME.

    ResponderEliminar
  28. Mas ninguém me explica o que é o linho ibérico?

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.