sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Feira de Castro este fim de semana.


ENCONTRO DE CANTADORES DE DESPIQUE E BALDÃO E TOCADORES DE VIOLA 
CAMPANIÇA NA FEIRA DE CASTRO 
19 de Outubro de 2013 – 21h00 – Fórum Municipal de Castro Verde 

A Cortiçol – Cooperativa de Informação e Cultura, de Castro Verde, tem-se dedicado, desde a sua fundação, à preservação, dinamização e divulgação do património cultural das gentes do Campo Branco e do Baixo Alentejo. 
Um trabalho que, ano após ano, tem vindo a dar “frutos”, caso da revitalização do toque da viola campaniça e do novo impulso dado ao cante de despique e baldão, hábitos culturais ancestrais da região sul do distrito 
de Beja que quase se perderam no tempo. 
É olhando a estas duas tradições tão nossas que a Cortiçol organiza no próximo dia 19 de Outubro (sábado), a partir das 21h00, o XXIII Encontro de Cantadores de Despique e Baldão e Tocadores de Viola Campaniça. 
Inserida na programação da secular Feira de Castro, a iniciativa tem o apoio da Câmara Municipal de Castro Verde e vai decorrer no Fórum Municipal de Castro Verde. As entradas são gratuitas.  
Ao longo de uma mesa corrida onde não faltará vinho, aguardente de medronho e outros petiscos alentejanos, os cantadores vão cantar e pedir  “meças” uns aos outros, recriando os antigos serões onde os homens e algumas mulheres deitavam para trás das costas, através de rimas populares e palavras de improviso, as agruras do dia-a-dia. 
Durante o encontro, a Cortiçol vai homenagear o cantador Joaquim José  Francisco, residente em Beja e conhecido como “Sobreiral”. (nota de imprensa)

2 comentários:

  1. Hospital de SERPA privatizado pelo Robalo.

    ResponderEliminar
  2. Decisões Fascistas e de Deliquentes não são para respeitar,isto usando os argumentos do Dr.Soares.

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.