segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Eleições autárquicas: meu querido mês de Agosto

PS - Festas da Boa Fé

CDU - Festas de Valverde

PS - Festas Populares da Malagueira

CDU - Guadalupe (Festa do Solsticío)

PS - Festas de São Miguel de Machede

CDU - Feira de São João

BE - Festas da Boa Fé

PS - Festas de São Sebastião da Giesteira

CDU - Festas de São Sebastião da Giesteira

PS - Festas da Vendinha

CDU - Festas de São Manços

BE - Festas da Graça do Divor

Aos clubes das cidades alentejanas que, antigamente, por falta de adversários à altura, jogavam com os pequenos clubes das aldeias chamavam-lhes os "bate-aldeias". Não é esse o caso agora, mas os candidatos às eleições autárquicas de 29 de Setembro, por todo o país, não desperdiçam uma festa que seja na freguesia mais remota. Évora não é excepção. PS e CDU (mas também, dentro das suas forças, o BE) batem-se ombro a ombro, numa marcação cerrada, nestes circuitos festivos. Os candidatos marcam presença, misturam-se com o povo em festa, dão beijinhos e apertos de mão, perguntam pelos filhos e pelos netos, sabem de quem morreu, de quem se casou ou de quem teve que emigrar... Sem este colorido as eleições não seriam o que são, um misto de promessas, outro de ideologia, tudo bem misturado com um pingo de sardinha ou uma bifana no pão. E uma mini (ou um copo de vinho) a acompanhar o pastel de bacalhau às três pancadas ou a perna de frango mal assado que um homem - ou uma mulher - não é de ferro. Mesmo que até às próximas eleições, daqui a quatro anos, não voltem lá, fica o serviço cumprido.

15 comentários:

  1. Podem não ganhar muitos votos nestas incursões populares, mas lá que ficam mais luzidios e cheinhos, lá isso ficam.

    ResponderEliminar
  2. Olha, aquele lá ao fundo sou eu.

    ResponderEliminar
  3. Dantes havia o paulinho das feiras, agora há os cromos das festas. Aparecem para serem vistos, trincam um petisco numa mesa à parte e, ala que se faz tarde. Amanhã também é dia de romaria.

    ResponderEliminar
  4. Mais uma evidência da dificuldade de ligação dos politicos às pessoas e à vida. Vão a estas festas como quem Vai ao facebook. Para ver, para serem vistos, com a ideia de terem muitos amigos. Mas a realidade ainda não é só virtual.
    Queridos candidatos a autarcas, por favor não se esqueçam daquela parte da vida que é real e não virtual.

    ResponderEliminar
  5. Mas é só em Évora? Nas festa da minha aldeia não é habitual haver visitantes provenientes da vila sede de concelho (Portel), mas desta vez o PS fez deslocar uma luzidia comitiva de 5 ou 6 elementos, todos muito sorridentes, beijoqueiros e "apertadores de mãos"...

    ResponderEliminar
  6. As imagens variam mas a predominância esta lá tinto e minis e venha a FESTA,o debate de ideias e o escutar da população já passou a historia!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pena que não tenhas aproveitado para dar o teu contributo na discussão de ideias e te limites a essa visão simplista e populista de quem se julga melhor e, sobretudo, acima dos outros...

      Eliminar
  7. Com todos os erros e êxitos próprios de uma democracia, o que conta é esta liberdade de manifestação e de voto,com todos ao mesmo nível.
    Só por isto vale a pena a festa pá....
    Agora que ganhe o que mais se identifica com o povo, o que não quer dizer, que o povo saiba o que faz.

    Emanuel

    ResponderEliminar
  8. Aqui há diferenças, alguns que nunca foram vistos nas ruas, nas festas populares, até fugiam, mesmo tendo responsabilidades na camara e agora aparecem.Outros aparecem agora para ver se se fazem conhecidos e não falham uma.outros aparecem onde sempre apareceram.

    ResponderEliminar
  9. A um mês de Eleições cãmara ps contrata varias empresas para fazer a varrida e tapar buracos.........não atirem poeira para os olhos dos cidadãos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho bem. Teria sido melhor há dois meses. Mas mais vale tarde do que nunca.

      Eliminar
    2. Eu também acho muitissimo bem.
      Por isso dia 29 de Setembro vou dar-lhes a minha guia de marcha para irem enganar pategos para outro lado. Já estou farto de 12 anos de mentiras e incompetencias.

      Eliminar
  10. MAIS UM SOCIALISTA, DA ESCOLA PS DE
    ÉVORA APANHADO COM A BOCA NA BOTIJA:

    http://www.noticiasaominuto.com/pais/11310/presidente-de-ipss-acusado-de-usar-indevidamente-verbas-da-institui%C3%A7%C3%A3o#.UhvijNI3uSo


    Évora Presidente de IPSS acusado de usar indevidamente verbas da instituição
    O presidente da Associação para o Desenvolvimento e Bem-Estar Social (ADBES) da Cruz da Picada, José Nascimento, está a ser investigado pelo Departamento de Investigação e Acção Penal (DIAP) de Évora na sequência de uma queixa apresentada por dois elementos da direcção que o acusam de usar, em proveito próprio, bens e equipamentos da instituição.

    ResponderEliminar
  11. A Guigui dava uma boa vereadora do pastel de bacalhau. E ao outro, quem sabe, enquanto notável, não lhe ficava mal o cargo de responsável pela polícia de costumes.

    ResponderEliminar
  12. E vai um croquete para a mesa do canto...

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.