terça-feira, 30 de julho de 2013

Quem tiver melhor versão que se chegue à frente...

Sobre o caso da sede das candidaturas CDU/PS em Évora


Não pertenço a qualquer dos grupos em presença por isso o que vou contar foi-me dito por outras pessoas que, embora tendo em consideração, poderão não saber, elas próprias, a totalidade dos factos relatados.
Mas passemos à frente. Pelo que se sabe, quer o PCP quer o PS repararam na loja junto ao café Arcada, onde funcionou o "Armazém Americano" e que está fechada há vários meses e pensaram para os seus botões: "isto dava uma bela sede de candidatura". De facto, em plena Praça do Giraldo, ao lado do Arcada, não havia melhor. Do lado do grupo do PCP falaram com um dos vendedores da agência que tinha a loja na sua lista de ofertas, e do lado do grupo do PS falaram com outro vendedor da mesma agência. Os dois - sem saberem do negócio um do outro - acertaram negócio e terão mesmo dado as chaves aos respectivos interessados. Um dia alguém da CDU ia passando no local e vê, com espanto, um dirigente local do PS dentro da sede. Aqui d'el-rei! As coisas entornam-se, mas esclarecem-se: a CDU fica com a loja, uma vez que o vendedor com que tratou do negócio é o responsável por aquela zona, enquanto que o PS terá tratado com um agente cuja zona de acção fica fora da cidade de Évora. 
Note-se que na loja - pelo que me contaram - terá ficado mesmo uma vassoura, pertença do PS, que se prepararia para limpar o espaço.
Foi-me dito também que, posteriormente, não houve qualquer "assalto" ou vandalismo tendo como objecto a loja. Recentemente, o que terá havido é o facto de um empresário de construção civil da cidade, habitualmente conotado com o PS, ter sido visto naquele espaço com outra pessoa - o que não será de estranhar visto ser o proprietário da loja, agora alugada à CDU, mas cuja fechadura terá sido mudada, já que a chave da fechadura anterior, ao ter sido entregue ao PS, não deixava descansada a estrutura local da CDU.
Não se sabe é se a vassoura do PS ainda permanece naquele espaço. Se sim, fica a sugestão: poderia constituir um acto de campanha - ou a CDU ir entregá-la ao PS, dizendo que vassouras há muitas. Ou o PS dirigir-se à sede de campanha da CDU dizendo que vassoura só há uma. Aquela e mais nenhuma.
E há mesmo quem, dentro do PCP, critique o militante que deu o grito de alerta. Mais valia deixar o PS limpar a loja, de cima a baixo, e só depois reclamá-la. Sempre se pouparia trabalho à camaradagem...

man(o)elinho

62 comentários:

  1. Quer isso dizer que a CDU ganhou na escolha da sede de campanha e ainda tiveram como bónus uma vassoura do PS?

    PS: em vez da entrega da vassoura aos legítimos donos sugiro que a guardem para depois das eleições, pois, desconfio, que vai fazer muita falta, tal o grau de sujeira que vai por esta cidade.

    man(u)elinho

    ResponderEliminar
  2. Os comunas só saem ridicularizados com os rumores que inventaram sobre este assunto. Valente tiro no pé.

    ResponderEliminar
  3. Este caso está mal contado,o PS tenta deitar poeira para os olhos dos Eborenses.

    Já agora quem é o empresário?

    ResponderEliminar
  4. O que foram fazer os acessores da cãmara ao local?

    O empresário foi quem construiu o pseudo campo do lusitano?


    ResponderEliminar
  5. Perderam as chaves?

    A cãmara é que foi chamada para resolver a situação?

    Por favor não mintam.

    ResponderEliminar
  6. Quem colocou o vidro?


    Foi o PS?

    Foi a cãmara?

    Foi o o empresário?

    ResponderEliminar
  7. A TROIKA:


    cãmara/PS/construção civil.


    Não preciso de mais explicações já percebi.

    ResponderEliminar
  8. Quando é que inauguram a sede?

    ResponderEliminar
  9. Com mais ou menos pormenores, esta versão é muito próxima daquela que me "venderam". Digo "venderam" porque, como é óbvio, não presenciei os factos.

    ResponderEliminar
  10. Andam a viver bem os camaradas...foi a apresentação das listas num hotel de 5 estrelas...a sede de campanha na praça do giraldo. nada mal quando o povo está a passar mal.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando os anos são bons até os chibes dâo leite!
      E este ano parece estar a correr de feição aos camaradas...

      Eliminar
  11. Continuo sem perceber o que fazia esse grande empresário da construção civil neste caso da sede?

    ResponderEliminar
  12. E qual o papel da cãmara neste caso?


    Perderam as chaves?


    Por favor deixem-se de tretas.

    ResponderEliminar
  13. Compadre isto da sede está mal contado....

    Sim senhor.

    Isto anda tudo ligado,nã serão os mesmos da silveirinha?

    como?

    Atão mete construtor civil,compadre....nã se lembra do grande campo da bola pró lusitano....

    ResponderEliminar
  14. Parabéns ao A Cinco Tons. Que assunto tão interessante. São mesmo estes assuntos que interessam à cidade e aos munícipes.

    ResponderEliminar
  15. e quem é que matou o joão, filho do patrão? irmão daquele que fugiu para o estrangeiro e agora com 3 filhos, volta para ver o avô?
    e alguém sabe da caixinha preta com a ermelinda andava sempre a brincar? parece que o segredo estava lá, escrito numa folha de jornal velha e suja de carvão. contam as más linguas, que não era filha legitima..
    não perca os proximos episodios na tvi ficção... as melhores novelas sempre perto de si...

    ResponderEliminar
  16. Concordo com os anónimos das 17:28 e 17:36.
    Se, como se vê, é tão dificil a circulação de informação acreditada, relativa à cidade e à sua gestão, usar os poucos meios à disposição para temas como este é aprofundar o vazio. O que aliás parece ser do interesse dos que não querem discutir por lhes faltarem as ideias, argumentos, programas.

    ResponderEliminar
  17. O Cinco Tons está na sua silly season!

    Não é assim que eles chamam a estes períodos de Verão em que parece não haver notícias, ou as noticias se resumem a frivolidades e fait divers?

    ResponderEliminar
  18. Gente importante, sempre com temas profundos, é outra coisa. Eu cá por mim gosto de saber o que se passa na cidade onde moro. Há coisas mais e menos importante. Esta talvez seja menos importante do que outras. Mas não deixa de ter o seu interesse. Mesmo os que chamam a estes temas sem interesse vêm aqui colocar a sua opinião. É como as novelas da televisão ou os votantes no Passos Coelho: ninguém as vê nem ninguém votou no PSD. Mas a verdade é as telenovelas estão à cabeça sempre dos programas mais vistos e o PSD ganhou as eleições.

    ResponderEliminar
  19. Primeiro era a coisa mais importante para os comunistas. Agora retiram toda e qualquer importância quando já viram que o seu rumor falhou... Azar

    ResponderEliminar
  20. Rumores?

    O PS de MELGÃO levou o concelho para a Bancarrota.

    ResponderEliminar
  21. O PS vai varrendo, a falência, a gestão danosa, a corrupção, tudo para baixo do tapete.
    A seguir, vem o ACincoCheiros, de balde e esfregona, espalhar o "fait divers", o pseudo escândalo, como arma de arremesso político, para ridicularizar, e caluniar a oposição ao PS.
    Procuram desviar a atenção dos crimes, em benefício do criminoso.
    Mantém-se a linha editorial, ao serviço do PS, e contra os cidadãos eborenses.
    Ainda por cima, este episódio denuncia sem margem para dúvida, o compadrio entre o PS e o especulador imobiliário que, a par e passo, tem beneficiado com a corrupção do regime, e que agora retribui, providenciando as instalações partidárias.
    Ainda por cima, o especulador é o "técnico" que faz as avaliações para as finanças. Tirem as ilações.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não é verdade. Está a contar a história ao contrário. O "especulador imobiliário" foi quem "deu" a sede à CDU. Corrupção? Quem sou eu para dizer que não?
      Quanto à "linha editorial, ao serviço do PS". Está a referir-se ao Diário do Sul, não é verdade? Olhe que o jornal, que todos conhecemos bem, em determinadas alturas, já esteve ao serviço "doutras linhas"... Era quem pagava mais... No final da década de 90, a Câmara CDU, num só ano, deu ao Diário do Sul, em publicidade, à volta de cinquenta mil contos. Em euros qualquer coisa como 250 mil euros. Na altura as páginas com artigos produzidos pela Câmara ou pelo próprio PCP, as amizades e as fotos com, por exemplo, Lino de Carvalho eram sempre mais do que muitas. Mudam-se os orçamentos, mudam-se os alinhamentos políticos...É a lei do vil capital e de algumas ideologias sempre ávidas de parangonas jornalísticas. Como se isso pudesse esconder a deficiência das práticas políticas.

      manel

      Eliminar
  22. Gente ligada ao caso Silveirinha foi protagonista neste caso,12 anos de casos..........construção civil.....autarquia.......futebol..........


    Resultado de toda esta politica NOVENTA MILHÔES DE DIVIDAS,esta é a Obra do PS/ÉVORA na autarquia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Está na hora do Súcia pagar.

      Eliminar
  23. Certas historietas dão muito jeito para distrair as atenções das gestão desatrosa dos últimos 12 anos.

    Além destas estórias só há assuntos sem aborrecidos que não interessa falar, tais como:

    - a dificuldade que o PS teve em encontrar um candidato disposto ao sacrifício, após recusa de vários pesos pesados locais (Capoulas, Serrano, Nico…):

    - o ruinoso negócio da entrega das águas à AdCA;

    - a falência organizativa da CME, que obrigou à segunda restruturação dos serviços em 12 anos. Ou seja: é o PS a assumir publicamente o descalabro da sua gestão e a restruturar as sua própria estrutura de 2004;

    - ou a falência financeira da CME, que obrigou a autarquia a entrar no PAEL e a entregar-se nas mãos do Ministério das Finanças durante 20 anos.

    Por isso, continuem as blogonovelas...

    ResponderEliminar
  24. Vergonha

    Não têm as sedes dos partidos?
    O país teso e esta gente a gastar do erário público.
    Para quê esta merda de sedes de campanha?

    ResponderEliminar
  25. Em Beja a coisa foi mais fácil. Seis meses antes a Câmara Municipal de Beja acerta "de boca" com o proprietário de um imóvel junto à Pastelaria Luis da Rocha o uso do mesmo, para umas acções da autarquia no período de Natal, a troco de obras no imóvel cujo o valor se desconhece. Terminado esse uso o imóvel é transformado em sede de candidatura do PS e de Pulido Valente. Assim, tudo muito transparente.

    ResponderEliminar
  26. Desafio o Cinco Tons a debater seriamente os assuntos que vários leitores já aqui colocaram :
    - a dificuldade que o PS teve em encontrar um candidato disposto ao sacrifício, após recusa de vários pesos pesados locais (Capoulas, Serrano, Nico…):

    - o ruinoso negócio da entrega das águas à AdCA;

    - a falência organizativa da CME, que obrigou à segunda restruturação dos serviços em 12 anos. Ou seja: é o PS a assumir publicamente o descalabro da sua gestão e a restruturar as sua própria estrutura de 2004;

    - ou a falência financeira da CME, que obrigou a autarquia a entrar no PAEL e a entregar-se nas mãos do Ministério das Finanças durante 20 anos COM UMA TAXA DE JURO MAIS ELEVADA DO QUE AQUELA QUE É PAGA AOS CREDORES EXTERNOS

    - Acrescento mais um : CONSEQUÊNCIAS PARA OS MUNICIPES DA ADESÃO AO PAEL E A SUA RELAÇÃO COM O AUMENTO DE TODAS AS TAXAS, TARIFAS E IMPOSTOS MUNICIPAIS !
    Deixem-se de novelas e vamos a factos concretos , por favor! A questão da sedes é transitória o PAEL É POR 20 ANOS !!!!!!!!!! 5 MANDATOS !!! 20 ANOS COM AS TAXAS, TARIFAS E IMPOSTOS NO MÁXIMO !!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O problema é que estes assuntos mexem com os interesses do poder local instituído. E, pelos vistos, isso não convém a nenhum dos cinco tons.
      Preferem intrigas e novelas de faca e alguidar.

      Eliminar
    2. Esses assuntos não interessam ao PS, logo não interessam ao acincotons.
      Aqui, só interessa lançar confusão, intriga e calúnia.

      Eliminar
    3. O que interessa aos eborenses, por exemplo, discutir o negócio da entrega das águas à AdCA, mesmo que se saiba que a CME tem uma receita anual de 2 milhões de euros, e é obrigada a pagar 6,5 milhões de euros à AdCA (ou seja: um prejuízo de 4,5 milhões/ano)?

      O que interessa aos eborenses saber que isso SÓ acontece porque a gestão PS da CME se recusou avaliar convenientemente o valioso património que entregou à AdCA (aceitando de mão beijada a avaliação do outro interessado no negócio) a não soube fazer contas sobre as consequências da transferência das águas municipais.

      O que interessa saber que, antes de se realizar este negócio que dá 4,5 milhões de euros de prejuízo por ano, alguns dos eleitos do PS acusavam a anterior gestão CDU de ter um lucro anual de 700 milhões de contos com a “venda da água” aos eborenses (e com taxas mais baratas!)?

      O que interessa saber que este prejuízo já se está reflectir no abandono do espaço público cada vez mais cheio de lixo, ervas, buracos e degradação.

      O que interessa saber que este prejuízo se vai reflectir em taxas e impostos municipais cobrados pelo valor máximo, durante os próximos 20 anos?

      O que interessa é entretê-los e distraí-los com novelas de faca e alguidar...

      Eliminar
    4. Ó inteligente, mas alguém vos impede de discutir e de debater? Podem fazê-lo aqui, noutros blogs, onde quiserem. Tragam argumentos, esgrimam opiniões. Têm sites, jornais, cronistas em tudo o que é sítio - porque é que não lançam o debate em vez de continuamente caluniarem este e aquele? (Aliás, se lermos com atenção, aqui e no maisévora vê-se bem quem começou com estas "novelas de faca e alguidar").

      Eliminar
  27. A vassouta tem dono....é do mesmo que pintou a fachada da sede de candidatura do ps.

    ResponderEliminar
  28. O troço da circular (Ramo Norte),começou a ser construido em 2001(ultimo ano de mandato cdu),passaram 13 anos falta ainda concluir passeios e concluir algumas rotundas(retirar o entulho das obra próximo das portas de aviz).São cada vez mais os cidadãos que percorrem a pé (a crise a isso obriga) o troço bacelo /portas de aviz,o PERIGO é constante ,o Desleixo do PS que durante 12 anos não foi capaz de concluir esta obra .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São 10 MILHÕES de euros que estão ali enterrados sem proveito para ninguém.
      Quando um dia precisarem de usar a redes de água e egotos que lá foram enterradas é que vão perceber que aquilo apodreceu por falta de uso.

      Este é um dos paradigmas da incomptência PS: anularam e destruiram o que estava em curso e não tiveram a mínima competência para encontrar uma solução alternativa.

      RESULTADO: 10 milhões de euros atirados para o cano de esgoto!...

      Mas, deste assunto, também não interessa falar. O tema das sedes de campanha é muito mais interessante...

      Eliminar
  29. A urbanização a custos controlados(junto da escola das Pites) da responsabilidade da cãmara continua parada.A obra tem levados anos,é uma autêntica VERGONHA.Mais um ano escolar próximo a começar,e a confusão do trânsito naquela area vai continuar,a conclusão da obra iria beneficiar o transito ,e os acessos dos jovens ao estabelecimento de ensino.

    ResponderEliminar
  30. O viveiro florestal(freguesia do bacelo)está praticamente ao abandono espaço Excelente para um parque urbano nesta area urbana da cidade.

    ResponderEliminar
  31. A cãmara PS construiu próximo da asso. de moradores do bacelo um espaço"verde",autêntica Vergonha:pasto,pedras e arvores tombadas.

    ResponderEliminar
  32. O aterro junto das portas de aviz é uma Vergonha,tornou-se numa lixeira a céu aberto.Junto das muralhas,do baluarte s.bartolomeu e o forte de santo antónio.

    ResponderEliminar
  33. A fonte Nova mete Nojo,é uma Vergonha o abandono a que a cãmara PS votou a cidade.

    ResponderEliminar
  34. Porra. A canalha que inundava o mais Évora mudou-se agora toda para o 5 tons?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Preferias as novelas de faca de alguidar.
      As verdades que evidenciam a gestão desatrosa de 12 anos PS, incomodam-te, não é?

      Eliminar
  35. A sala de visitas (praça do giraldo),mete Nojo a Incompetência da gestão "socialista" descuidou a grande praça.

    Degradada,Suja,sem animação,mobiliário urbano que não se coaduna com a nobreza do espaço.

    Eata gente não é capaz de governar o concelho,nem com a ajuda do ppd.

    Está na Hora de DESPADIR esta equipa.

    ResponderEliminar
  36. Então despade...

    ResponderEliminar
  37. Ou de espada sempre em riste, tipo Giraldo, o mercenário?

    ResponderEliminar
  38. O rossio em dia de mercado fica uma autêntica lixeira,as ruas adjacentes é lixo por todo lado.Tomar medidas para põr fim a esta vergonha é possivel,com uma EQUIPA competente na autarquia.

    ResponderEliminar
  39. O jardim publico o grande espaço verde da cidade,está ao abandono.

    O coreto podia ser reativado,os lagos estão degradados,o palacio ´pode ser um polo para eventos culturais,a mata está abandonada.

    A gestão socialista não é capaz de governar o concelho.

    ResponderEliminar
  40. Quem tiver melhor versão que se chegue à frente...

    SOBRE O CASO DE UMA EMPREITADA LANÇADA PELA CÂMARA MUNCIPAL DE ÉVORA, QUE ESTÁ A PAGAR INDEMNIZAÇÕES POR SE TER ESQUECIDO DE COMPRAR OS TERRENOS...

    Em 2009 a CME adjudicou a construção de um troço de estrada da Via de Cintura - Ramo Nascente, à empresa PRAGOSA.

    Segundo consta, esqueceram-se de comprar os terrenos necessários à construção da dista estrada.

    Agora estão a pagar indemnizações contratuais ao empreiteiro, por este não poder executar a obra.

    Entretanto a câmara, que tantos comunicados faz para o Diário de Sul, nada nos diz sobre a realização de uma obra que devia ter sido iniciada há 2 anos, e que possui projecto aprovado, empreiteiro adjudicado e proprietários notificados.


    Mas este assunto também não interessa falar. O tema das sedes de campanha é muito mais interessante...

    ResponderEliminar
  41. Os mercados estão a definhar,a solução seria a concentração dos vários mercados dos quintaneiros na 1 de maio.

    ResponderEliminar
  42. A antiga rodoviária(parque de estacionamento vazio),pode ser um espaço cultural,mesmo no centro histórico pode acolher ali vários eventos.

    ResponderEliminar
  43. Os DOZE ANOS de gestão "socialista" resumiram-se a concluir obras em curso e outras em fase de começar,tirando isso "enterraram" milhões na praça de toiros,e gastaram milhares em festas cor de rosa.............deixaram aos Eborenses uma DIVIDA de 90 MILHÔES de Euros.

    ResponderEliminar
  44. 11:57
    12:05
    12:06
    12:08
    12:10
    12:17

    Aposto que o Melgão não sabe de nada disso. Só lá está há 8 anos!

    ResponderEliminar
  45. Mas o candidato Melgão sabe, porque foi ele que esteve presente, que assinou com os moradores da Freguesia do Bacelo um protocolo ao abrigo do programa Agenda XXI, no qual se comprometia a fazer as primeiras intervenções no espaço referido pelo anónimo das 10,59, o chamado pinhal do Mateus. A Junta de Freguesia envolveu, e muito bem, a população na tomada de decisão, ao abrigo da metodologia da Agenda XXI,a CME pagou a uns técnicos que vieram de Lisboa conduzir o processo , tudo muito certo, muito democrático. Nós, os moradores, participámos nos fóruns, foi-nos dada a possibilidade de escolha dos locais prioritários, e no fim a CME deixou o espaço ao abandono e impediu a Junta de prosseguir com a sua parte. Esta câmara não fez mas, pior do que isso, não deixou fazer e defraudou os moradores que, de forma muito participativa, se empenharam neste processo. Vejam as fotografias dos fóruns e depois digam se vale a pena dar crédito à gestão PS. Eu, no final de 12 anos, não acredito e assumo !

    ResponderEliminar
  46. Em relação ao caso da sede está esclarecido,o caso silveirinha dá para tudo.


    Favores PAGAM-SE nesta Podridão de Cidade.

    ResponderEliminar
  47. Para reflexão, a menos de dois meses das autárquicas…

    1. Continuar a realizar e promover o Portugal Air Show que irá desenvolver-se como Feira Aeronáutica e de Aviação de Turismo e Lazer.

    2. Iniciar as obras previstas no programa de recuperação do Largo Severim de Faria e sua envolvente.

    3. Concretizar o corredor comercial da Rua de Aviz.

    4. Incentivar a recuperação de edifícios através da redução do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) e outras Taxas Municipais aos proprietários que recuperem o seu património.

    5. Criar o Parque das Artes e dos Artistas no espaço do Antigo Matadouro.

    6. Concluir as obras de restauro e requalificação do Teatro Garcia de Resende e do Salão Central Eborense.

    7. Continuar a parceria com o Cine-Clube e a Universidade de Évora, garantindo a projecção com regularidade de cinema comercial na cidade.

    8. Reforçar o apoio a todas as associações e agentes culturais do Concelho.

    9. Assegurar junto do Governo o cumprimento do Protocolo já assinado com o Ministério da Cultura para a construção do Parque do Conhecimento Frei Manuel do Cenáculo (Complexo de Bibliotecas e Arquivos).

    PROMESSAS de 2009
    (Programa Eleitoral PS)

    (mas isto também não interessa nada. Importante é falar de novelas de faca a alguidar... para distrair a malta)

    ResponderEliminar
  48. Há novos Capítulos ou esta (blogo)novela vai ficar por aqui?

    E para quando ficam os assuntos com real interesse para o futuro da cidade, tais como:

    - o prejuízo anual de 4,5 Milhões de euros suportado pela CME, por estar nas AdCA;

    - os aumentos de taxas e impostos municipais para suportar esse e outros prejuízos;

    - o previsível despedimento de funcionários municipais, para que a câmara possa suportar os encargos do PAEL;

    - a duplicação do número de técnicos superiores da CME nos últimos 12 anos, apesar de terem diminuído significativamente as quantidades de trabalho de certas áreas técnicas;

    - a diminuição de dezenas de funcionários operacionais (sobretudo na higiene limpeza e espaços verdes) com os resultados que se conhecem;

    - a incapacidade de recorrer ao próximo Quadro Comunitário de Apoio 2014-2020, por falta de capacidade financeira para pagar os 10% de comparticipação, tal como já aconteceu com a suspensão da parte municipal da Acrópole XXI.

    - etc., etc., etc.

    ResponderEliminar
  49. A isto se chama produzir. Os secretários do PCP quando estão no horário de trabalho, em vez de fazerem alguma coisa, estão de olho nos blogues. Acham que é assim que fazem campanha eleitoral. Em Setembro vão ver como lhes dóiem os resultados eleitorais. Vão andar ao rabisco.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Deves ser um dos panascas a quem impingiram um detector de "secretários " na Feira da Ladra.
      Foste ludibriado e enrabado e ainda vens todo contente, fazer uso do aparelho.
      Ou então deves pertencer a uma troupe de mentirosos que eu topo à légua. É que já os papo há 12 anos…

      Eliminar
    2. No "horário de trabalho"?
      Porra pá, esse deve ser um detector de excelência. Além de identificar os secretários do PCP, também consegue ver se estão de férias, desempregados ou em horário trabalho.

      Eliminar
    3. Doeu-te muito ver escarrapachada a lista das promessas por cumprir?
      Mas olha que foram só 20 em mais de 80!

      Eliminar
    4. Em mais de 80… que ficaram por cumprir!

      Eliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.