sexta-feira, 5 de abril de 2013

Évora: agenda para esta sexta-feira


Esta sexta-feira, dia 5 de Abril vai ter lugar, pelas 10.30H, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Évora, uma “Reunião Técnica de Esclarecimento” no âmbito da Consulta Pública do Projeto “Exploração Mineira Boa Fé”, que está a decorrer de 19 de Fevereiro a 16 de Abril de 2013.
Ao “acincotons” José Rodrigues dos Santos (que realizou um estudo sobre os vários tipos de impacte desta exploração mineira) refere que «este “projecto mineiro” é susceptível de causar danos irreversíveis numa larga área, a dois passos de Évora (10km) e abrangendo uma parte da Zona Protegida das Serra do Monfurado, que está integrada na "Rede Natura 2000"».
«Para além disso, a fiabilidade da(s) empresa(s) e a sua capacidade para fazer face às suas responsabilidades, deixam muitas dúvidas. Pelos estudos que temos estado a fazer, indicia-se que sejam empresas predadoras, que atiram para as colectividades a responsabilidade pelos danos, pelos eventuais acidentes e pela manutenção dos espaços após o (curto) período de laboração previsto (5 anos)».
«Nem a APA nem a CME, nem as Juntas, publicitaram esta reunião junto da população. Estou em crer que apesar de se colocarem questões "técnicas", os cidadãos têm direito a serem esclarecidos, independentemente (e sem prejuízo) de estudarem as centenas de páginas dos documentos».
«Os "técnicos" das instituições responsáveis e/ou abrangidas pelo projecto também têm, creio, o dever de esclarecer a população para além dos círculos restritos».
Segundo a Agência Portuguesa do Ambiente "Nos termos e para efeitos do preceituado no n.º 2 do art. 14.º e nos arts. 24.º, 25.º e 26.º do Decreto-Lei n.º 69/2000, de 3 de Maio, com as alterações introduzidas pelo Decreto-Lei n.º 197/2005, de 8 de Novembro, a Agência Portuguesa do Ambiente, enquanto Autoridade de Avaliação de Impacte Ambiental, informa que o Estudo de Impacte Ambiental, incluindo o Resumo Não Técnico, encontra-se disponível para Consulta Pública, no prazo indicado, nos seguintes locais: Agência Portuguesa do Ambiente; Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo; Câmara Municipal de Évora. O Resumo Não Técnico pode ser consultado na Junta de Freguesia de Nossa Senhora da Boa Fé, encontrando-se também disponível aqui".


Também hoje em Évora, às 12,00 H. entidades ligadas à cultura e população em geral está convocada para um protesto junto à Direcção Regional de Cultura, contra os cortes nos apoios aos promotores culturais por parte do Estado.(aqui)

1 comentário:

  1. cultura????????????
    Mas que cultura????
    A dos pseudo intelectuais????

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.