terça-feira, 5 de março de 2013

Nem nos agricultores este governo consegue ter apoio!


A ministra da Agricultura entregou há dias a gestão dos blocos de regas de Alqueva à EDIA. Os agricultores presentados pela Federação Nacional de Regantes de Portugal (FENAREG) e pela Federação das Associações de Agricultores do Baixo Alentejo (FAABA) contestam esta decisão e, por isso, anunciaram que vão impugná-la. Daqui até declararem a ministra persona "non grata" não deve demorar muito. Eis o comunicado:

"Gestão pela EDIA é ilegal

A Federação Nacional de Regantes de Portugal (FENAREG) e a Federação das Associações de Agricultores do Baixo Alentejo (FAABA) unem-se pela defesa dos direitos dos agricultores e decidiram processar o Estado para impedir a concessão dos blocos de rega de Alqueva à Empresa de Desenvolvimento das Infra-estruturas de Alqueva (EDIA).
Os agricultores da região estão indignados com esta intenção do Estado! 
As justificações apresentadas pelo Ministério da Agricultura, para esta decisão, não convenceram os agricultores, uma vez que estas não são inultrapassáveis e algumas são desajustadas da realidade, nomeadamente no que concerne à equidade.
A lei atribui às organizações de agricultores a gestão dos blocos de rega da rede secundária de Alqueva. O Ministério da Agricultura quer agora rasgar este modelo de gestão da água pelos agricultores, um modelo de sucesso que existe há décadas no nosso País ao entregar essa gestão à EDIA, uma empresa do Estado, que nunca geriu obras de rega e não tem competência nesta área. 
Com esta decisão, o Ministério está a discriminar os agricultores do Empreendimento de Fins Múltiplos de Alqueva (EFMA) e as suas organizações ao lhes retirar a competência da gestão das obras de rega.
O modelo que existe de gestão pelos agricultores é auto sustentável, suportado financeiramente pelos próprios agricultores e não depende do orçamento do Estado, contrariamente à EDIA.
A EDIA deve focar-se na conclusão da obra do projecto de Alqueva e na gestão da rede primária do EFMA, objectivo para o qual foi criada".

4 comentários:

  1. Os agricultores foram mal habituados a terem sempre leite da vaca dado em campanhas eleitorais ...

    Com a quantidade de chuva já caída este ano no Alentejo a somar a quantidade de água nas barragens , teríamos um ano de 2013 dos mais ricos em ceriais e outros , isto se aplicassem na terra o que antes faziam , no tempo de Salazar !!

    No presente querem as terrras para as vadarem , turismo e caça ... alguma pastagem para gado e parques sem fim , só lenha anual .


    Jorge

    ( ciclista )

    ResponderEliminar
  2. A CIA TERÀ ENVENENADO,HUGO CHAVEZ.

    ResponderEliminar
  3. A CIA comandou o golpe no CHILE,que levou o FACINORA do pinochet mandar Fuzilar DEZENAS de Milhares de CHILENOS.

    ResponderEliminar
  4. A CIA CRIOU BEN LADEM,que mais tarde MATOU.

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.