domingo, 3 de fevereiro de 2013

Évora escolhe hoje (2ª feira!) melhor escanção português


A Associação dos Escanções de Portugal (AEP) em colaboração com a Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA) vai promover, no próximo dia 4 de fevereiro, o Concurso Nacional de Escanções 2013, que selecionará o candidato português ao “Concurso Mundial de Escanções”. Este evento, que ocorre de 3 em 3 anos, terá lugar em Évora no Fórum Eugénio de Almeida e o candidato apurado irá participar em Março no concurso mundial, que decorrerá em Tóquio, no Japão. 
A AEP espera cerca de 15 concorrentes para este Concurso. Numa primeira fase, durante a manhã, efetuarão um conjunto de uma prova escrita e um teste de decantação, que selecionará os três finalistas. 
Como explica Rodolfo Tristão, Presidente da AEP, a final do Concurso será aberta ao público, realizando-se da parte da tarde, pelas 15 horas, no Fórum Eugénio de Almeida, sendo a entrega dos prémios às 18 horas. Os escanções demonstrarão o seu entendimento sobre os vinhos e suas regiões de produção, a adequação e harmonização de diferentes perfis de vinhos a pratos específicos e todo o processo do serviço de vinhos, desde a temperatura, à decantação, passando pela prova e esclarecimento de dúvidas dos comensais sobre as características dos vinhos, entre outros. 
O objetivo do Concurso Nacional de Escanções é dignificar e promover a atividade de escanção, contribuindo para o reconhecimento da importância do serviço de vinhos. “Estamos empenhados em contribuir para o reconhecimento desta profissão, o que nos tem levado, nos últimos anos, a participar no desenvolvimento de cursos de especialização, realizados junto das Escolas de Hotelaria e restaurantes do centro e sul”, afirma Dora Simões, presidente da CVRA. 
O último evento realizou-se em 2010, contou com 16 escanções concorrentes e o primeiro classificado foi o escanção Bruno Antunes. (Nota de Imprensa)

3 comentários:

  1. "O coordenador do Bloco de Esquerda (BE) João Semedo afirmou hoje que o BE vai fazer a maior campanha autárquica de sempre e prometeu impugnar todas as candidaturas "fora da lei"

    Ler mais: http://expresso.sapo.pt/be-promete-impugnar-candidatos-fora-da-lei=f784438#ixzz2Jvqr3gVr


    O BLOCO de Esquerda a opor-se também aos candidatos SOBRAS que pulam de autarquia em autarquia.

    Muito bem

    ResponderEliminar
  2. @12:18
    O problema são os autarcas CORRUPTOS. Mas aí não vejo o PS estar preocupado, nem tomar medidas para combater a corrupção e meter os corruptos na cadeia.

    Ao contrário, ainda os promovem. Como aconteceu com o último caso que foi badalado: um autarca corrupto do PS de Figueiró do Vinhos que, como prémio pelos “altos serviços” prestados, foi promovido a deputado da nação.

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.