terça-feira, 13 de abril de 2010

Município de Reguengos de Monsaraz recebe biblioteca de José Rosa Sereto

A cerimónia pública do Auto de Doação da Biblioteca de José Rosa Sereto ao Município de Reguengos de Monsaraz vai decorrer na sexta-feira, dia 16 de Abril, pelas 11h, no pavilhão da Feira do Livro, que está a decorrer durante toda esta semana. O espólio integra 2626 títulos, dos quais 1908 são monografias e 718 são periódicos. Em vida, José Rosa Sereto manifestou o desejo que a sua biblioteca fosse doada à autarquia e, recentemente, por decisão da viúva, procedeu-se à sua transferência.
José Rosa Sereto (nasceu em 1912 e faleceu em 1983) obteve o bacharelato em Direito na Universidade de Lisboa, foi presidente da Comissão Instaladora da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz entre 1974 e 1976 e um dos fundadores do Partido Socialista local, tendo desempenhado também as funções de Chefe da Secretaria Judicial. Apesar de ter convites para exercer a sua profissão noutras regiões do país e até no estrangeiro, nunca quis deixar Reguengos de Monsaraz.
Na biblioteca de José Rosa Sereto, agora doada à autarquia, encontram-se periódicos adquiridos durante o período do Estado Novo que estavam proibidos pela censura, como por exemplo as 610 revistas da Seara Nova e os cadernos D. Quixote. O espólio integra também a quase totalidade dos livros do médico e historiador José Pires Gonçalves, responsável por uma vasta obra publicada sobre o património histórico do concelho de Reguengos de Monsaraz.

(fonte: C.M.R.M. - desenho do dr. José Rosa Sereto feito por Demóstenes Espanca)

2 comentários:

  1. Belo moço, há muito tempo que não via um flausino destes.E bela colecção também. Olhando para o desenho não dava nada pela peça, mas deve ter sido gente de jeito, pelos vistos.Reguengos agradece.

    abc

    ResponderEliminar
  2. Finalmente começa a despertar a cultura em reguengos. pelo menos a nova autarquia fez alguma coisa de bom, ja que os empregos prometidos nem velos.

    Cris

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.